16.5.13

Jornada Mundial da Juventude

Prefeitura de Nova Iguaçu monta ‘Operação Santa’
para peregrinos na Jornada Mundial da Juventude

A prefeitura e a Diocese de Nova Iguaçu estão preparando uma mega ‘Operação Santa’para recepcionar na cidade cerca de 8 a 10 mil peregrinos do Brasil e do mundo inteiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.
O aparato logístico, que envolve as Secretarias Municipais de Governo, Educação, Cultura, Transporte, Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Ordem Pública, será montado um mês antes para a chegada, no dia 19 de junho, à Catedral em Nova Iguaçu, da Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”,símbolos da Jornada.
Representantes da Diocese e da Prefeitura se reuniram, hoje, durante uma hora e meia, com o secretário municipal de Governo, Thiago Portela. Eles alinhavaram detalhes dos eventos religiosos, que começam no dia 16 de julho, com a abertura da Semana Missionária. Estadia, saúde e segurança dos peregrinos foram as maiores preocupações manifestadas durante o encontro. Eles ficarão hospedados em Igrejas, Salões Paroquiais, escolas públicas e casas de famílias.
“As expectativas são as melhores possíveis. É sempre muito bom a gente ter oportunidade de receber pessoas de fora no nosso município, ainda mais sendo jovens, de culturas diferentes. É uma troca cultural muito importante para a vida de qualquer cidade. E Nova Iguaçu, como é uma cidade acolhedora, que sempre recebeu muito bem as pessoas que a procuram, vai se preparar como nunca para oferecer o que ela tem de melhor aos seus visitantes”, anunciou Portela, um dos mais entusiasmados com o evento.
Secretário executivo do evento, na cidade, Renan de Sá disse que os símbolos da Jornada, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, serão recepcionados pelo Bispo Dom Luciano Bergamin e o prefeito Nelson Bornier, às 8h do dia 19 de junho, na Catedral de Nova Iguaçu. De lá, seguem em carro aberto do Corpo de Bombeiros para a porta da Prefeitura, onde haverá um Ato Ecumênico. Às 11h, a romaria chega ao Instituto de Educação Santo Antônio (Iesa).
As manifestações religiosas continuam na parte da tarde, com a Santa Missa, às 16h, na Universidade Iguaçu (Unig), e um grande show na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, mantida pelo Padre Renato Chiera, que cuida de crianças e adolescentes em situação de risco.
“Serão duas semanas muito concorridas e que vão movimentar 20 bairros em toda a cidade de Nova Iguaçu. Durante esse período, jovens do mundo inteiro vão interagir com a cidade, conhecendo e participando da realidade do povo Iguaçuano. Eles não só terão momentos de catequeses, de oração, como também irão às Igrejas, asilos, colégios e baterão de porta em porta para conhecer famílias da nossa terra”,explicou Renan.
O ponto alto da Jornada Mundial da Juventude, em Nova Iguaçu, acontece no dia 20 de julho, com a Santa Missa que será celebrada por Dom Luciano Bergamin no Aeroclube da cidade.

Ps. do Almeida: Os olhos de outras cidades, de outros estados e  de outros países estarão voltados para Nova Iguaçu em razão da grandiosidade do evento. Muito bom para a cidade!

Nenhum comentário: