23.5.13

I Seminário de Indicadores de Mortalidade

       A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou hoje o I Seminário de Indicadores de Mortalidade de Nova Iguaçu com objetivo de apresentar aos profissionais de saúde do município os últimos balanços dos índices da região relacionados aos óbitos do idoso, materna, neonatal e infantil.
      O evento, realizado no auditório do 4° GBM do Corpo de Bombeiro, em Moquetá, teve o apoio da equipe técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Durante toda manhã os participantes assistiram palestras promovidas por médicos e profissionais de saúde de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, entre eles Silvio Macedo, médico geriatra que falou sobre a mortalidade do idoso, a neonatologista Rosane Laeber, Isabel Cristina Mendonça, que apresentou índices gerais de mortalidade no município e Silvana Tabosa, coordenadora do Comitê Gestor de Vigilância ao Óbito de Nova Iguaçu.
      De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município registrou nos últimos três anos (2010 a 2012), cerca de 18 mil óbitos, todos residentes de Nova Iguaçu. Desse total, a maior causa de mortes em iguaçuanos está relacionada a doenças no aparelho circulatório, respiratório e tumores. “É importante manter sempre os dados de mortalidade atualizados para que possamos estabelecer e monitorar diretrizes com ações de saúde preventivas. A prevenção e capacitação dos nossos profissionais de saúde com palestras, cursos de qualificação e seminários como esse auxiliam na qualidade do atendimento das unidades de saúde”, garante o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: