O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou nesta quarta-feira, 29 de maio, da primeira cerimônia de entrega de equipamentos do Banco de Cadeira de Rodas. Mais de 100 itens entre cadeiras de rodas e higiênicas, andadores e muletas foram distribuídos para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos cadastrados no programa. A atividade foi promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Subsecretaria do Direito da Pessoa com Deficiência.
Centenas de pessoas lotaram a sede da Semas para acompanhar o evento, que foi marcado por muita emoção. A atividade contou ainda com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina, da secretária e subsecretário da Semas, Cristina Quaresma e Valnei Costa. Cerca de dez vereadores também compareceram, além da representante da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Viviane Brito.
Para Bornier, proporcionar as entregas garante a oferta de um serviço público de qualidade. “Não tenho dúvida que ações como essas irão acontecer em proporções maiores. Estamos empenhados e continuaremos trabalhando para garantir uma melhor qualidade de vida e respeito aos deficientes”, garantiu o prefeito. Já Cristina Quaresma, vibrou com o sucesso do evento. “Isso é o resultado de um investimento em política de humanização. Estamos atuando com responsabilidade. Nosso maior objetivo é resgatar a dignidade daqueles que procuram a assistência social”, afirmou emocionada.
A moradora do Bairro da Luz, Mônica Valéria Souza da Silva, de 38 anos, disse ter sua vida mudada ao ser atendida pela Semas. “Eu estava com uma cadeira de rodas velha e quebrada, que ganhei de um primo. Essa além de ser nova, foi feita sob medida para mim. Aqui eu também recebi Vale Social, desconto na conta de energia elétrica, cesta básica e estou cadastrada no Bolsa Família. Só tenho a agradecer a essa equipe. Estou mais que satisfeita”, disse ela.
Inscrições continuam abertas
De acordo com Valnei Costa, a Semas continua recebendo inscrições para o Banco de Cadeiras de Rodas. O trabalho é realizado através de uma parceria com a Secretaria de Saúde e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). “Ao preencher o cadastro, é marcada uma perícia para avaliar a real necessidade de cada paciente. Em seguida, os equipamentos são confeccionados através de verba do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o subsecretário do Direito da Pessoa com Deficiência.
Para se cadastrar, os interessados devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de 9h às 17h, na sede da subsecretaria, que fica na Avenida Doutor Luiz Guimarães (antiga Rua 13 de Maio), nº 956, no Centro.
Após o cadastro, os inscritos passarão por uma avaliação médica com uma equipe multidisciplinar. “Já estamos na quarta avaliação. Teremos vários eventos como este ao longo do ano. É uma grande alegria poder viabilizar equipamentos de qualidade a esses cidadãos, que certamente, não teriam condições de custear”, concluiu Valnei Costa.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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