23.5.13

Combate à dengue

A guerra contra o mosquito da dengue declarada pela Prefeitura de Nova Iguaçu venceu, dia 22, mais uma batalha. A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância em Saúde promoveu uma megaoperação que teve como alvo o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, ruas e imóveis no entorno, no Centro.
A operação iniciou às 9 horas com a participação de 50 agentes do controle de endemias. Durante toda manhã eles percorreram o local fazendo uma varredura pelo cemitério. Foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria com grande concentração de larvas. A ação teve o apoio de agentes com equipamento motorizado costal para aplicação de larvicida, equipamentos manuais para pulverização de inseticida diretamente nos focos e o auxilio do carro fumacê.
Além de aplicação, na caça aos focos de dengue os agentes recolheram pneus e materiais que poderiam acumular água, facilitando a proliferação do mosquito e distribuíram capas plásticas para caixas d´água nas residência. “Foi impressionante a quantidade de larvas do mosquito encontradas dentro do cemitério e em alguns imóveis. Onde havia recipiente descoberto com acúmulo de água era certo encontrar foco do mosquito. No geral o balanço foi positivo e conseguimos nosso objetivo que foi agir em toda aquela localidade. Vamos fazer um relatório sobre o que encontramos aqui e notificar a administração do cemitério para tomar providências. Não adianta fazer operações como essa se a população não fizer a sua parte”, afirma Clodoaldo Novaes, superintendente de Vigilância Ambiental.
Amanhã e sexta-feira (24) a mesma operação de combate à dengue será realizada em mais dois cemitérios, o de Austin e o de Marapicu, em Cabuçu. “Prevenir é a melhor arma contra o mosquito da dengue. Se cada um fizer a sua parte, fiscalizando sua própria residência ficando sempre atento ao acúmulo de água, vamos vencer essa guerra. Não podemos deixar que uma nova epidemia de dengue em Nova Iguaçu, e no que depender do prefeito Nelson Bornier o trabalho será incansável”, garante o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
A população pode ainda ajudar a Prefeitura denunciando possíveis focos através do disque dengue pelos telefones, (21) 2668-2300 ou (21) 2695-5868.

Nenhum comentário: