30.5.13

Festa do Aipim

Pelo que tudo indica a discussão sobre a Festa do Aipim está chegando a um entendimento. Nas redes sociais parece que membros da Juventude do PSOL decidiram suspender o manifesto que estava em fase de organização. Agora, vamos ao que diz um amigo, morador de Tinguá e defensor ferrenho da região, fundador da festa e que há dias havia mandado o seguinte e-mail:

 

"data: 17 de maio de 2013 22:17
assunto: Festa do Aipim com urgência!!!!
Amigos, Claudia e Almeida !
Como vcs sabem estou aqui em Tinguá há 20 anos, e já falei a vcs sobre o meu objetivo em transformar meu sítio em pousada num futuro próximo.Estou vendo uma campanha maquiavélica, no Facebook contra o progresso da Festa do Aipim,existem interesses políticos, e financeiros por trás desta campanha sórdida. Não estou no governo como vcs sabem, falo isso como morador de Tinguá, e fundador da festa, que sempre teve como objetivo trazer um legado ao local, e principalmente fomentar eventos culturais e rurais na região.
Não é simplesmente trocar a festa de lugar que a organização da festa esta propondo, é sim finalmente ter um pavilhão de eventos com deiscência e dignidade,onde este legado com certeza trará um progresso significativo a região,estamos na nona edição da festa, a primeira aconteceu há dez anos atrás, e nascida das mãos deste grupo que com muita boa vontade provoca este up grade na região.
Amigos!
É momento de acreditar que qualificar será o melhor caminho para o started definitivo para um lindo futuro para esta região, que esta há um ano da inauguração do Arco Metropolitano que trará um publico com grande potencial financeiro.
Nossa comunidade tem medo de mudanças, talvez por ignorância, ou por comodidade de não imaginar o que acontecerá após esta inauguração.
Pelo que vi da organização da festa estou impressionado com o carinho do Prefeito, e de seus assessores, parcerias estão sendo firmadas para abrilhantar o evento, com o SEBRAE, EMATER, ACINI, ROTARY , universidades e empresários.
No centro de Tinguá para contemplar o comércio local, esta sendo pensado um evento paralelo de menor porte, mais intimista para atrair o publico, é bom lembrar que o próprio comércio tem um teto de aporte a este publico, não adianta ter uma demanda exagerada de pessoas se eles não dão conta, pois o que vem acontecendo nestes anos é uma total desqualificação de serviços e atendimentos.
É bom lembrar também que este ano as barracas não pagam nada por participarem, são só pessoas da região e a moeda de troca é passar por uma qualificação, foi a única exigência da organização!
Precisamos primar pela beleza, organização, atendimento e qualidade de produtos, e não ser a festa do bolinho de aipim ´´RUIM`` que é o que vem acontecendo, pois todas as barracas competem entre si desordenadamente, e no final ganham muito pouco, e o pior é que acham que este pouco foi muito, mas se esquecem que como no carnaval esta festa é pensada o ano inteiro.
O que peço a vcs é que ajudem a evoluir essa festa,a ajudar construir este legado e a abrir o horizonte das pessoas que realmente interessam!
Obrigado!" (sic)
 
Ps do Almeida: As partes em negrito merecem atenção. Quem assina o texto entre aspas é Marcelo Reis.

29.5.13

Da série acessos

quarta-feira, 29 de maio de @ 22:56 : Brazil, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:49 : Duque De Caxias, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:48 : Rio De Janeiro, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:45 : Itaguaí, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:45 : Brazil, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:43 : Niterói, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:35 : Brazil, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:35 : São Paulo, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:30 : Nova Iguaçu, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:23 : Rio De Janeiro, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:23 : São João De Meriti, BR
quarta-feira, 29 de maio de @ 22:13 : United States, US

Bornier entrega equipamentos

    

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou nesta quarta-feira, 29 de maio, da primeira cerimônia de entrega de equipamentos do Banco de Cadeira de Rodas. Mais de 100 itens entre cadeiras de rodas e higiênicas, andadores e muletas foram distribuídos para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos cadastrados no programa. A atividade foi promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Subsecretaria do Direito da Pessoa com Deficiência.
Centenas de pessoas lotaram a sede da Semas para acompanhar o evento, que foi marcado por muita emoção. A atividade contou ainda com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina, da secretária e subsecretário da Semas, Cristina Quaresma e Valnei Costa. Cerca de dez vereadores também compareceram, além da representante da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Viviane Brito.
     Para Bornier, proporcionar as entregas garante a oferta de um serviço público de qualidade. “Não tenho dúvida que ações como essas irão acontecer em proporções maiores. Estamos empenhados e continuaremos trabalhando para garantir uma melhor qualidade de vida e respeito aos deficientes”, garantiu o prefeito. Já Cristina Quaresma, vibrou com o sucesso do evento. “Isso é o resultado de um investimento em política de humanização. Estamos atuando com responsabilidade. Nosso maior objetivo é resgatar a dignidade daqueles que procuram a assistência social”, afirmou emocionada.
     A moradora do Bairro da Luz, Mônica Valéria Souza da Silva, de 38 anos, disse ter sua vida mudada ao ser atendida pela Semas. “Eu estava com uma cadeira de rodas velha e quebrada, que ganhei de um primo. Essa além de ser nova, foi feita sob medida para mim. Aqui eu também recebi Vale Social, desconto na conta de energia elétrica, cesta básica e estou cadastrada no Bolsa Família. Só tenho a agradecer a essa equipe. Estou mais que satisfeita”, disse ela.
 
Inscrições continuam abertas
     De acordo com Valnei Costa, a Semas continua recebendo inscrições para o Banco de Cadeiras de Rodas. O trabalho é realizado através de uma parceria com a Secretaria de Saúde e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). “Ao preencher o cadastro, é marcada uma perícia para avaliar a real necessidade de cada paciente. Em seguida, os equipamentos são confeccionados através de verba do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o subsecretário do Direito da Pessoa com Deficiência.
     Para se cadastrar, os interessados devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de 9h às 17h, na sede da subsecretaria, que fica na Avenida Doutor Luiz Guimarães (antiga Rua 13 de Maio), nº 956, no Centro.
     Após o cadastro, os inscritos passarão por uma avaliação médica com uma equipe multidisciplinar. “Já estamos na quarta avaliação. Teremos vários eventos como este ao longo do ano. É uma grande alegria poder viabilizar equipamentos de qualidade a esses cidadãos, que certamente, não teriam condições de custear”, concluiu Valnei Costa.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

28.5.13

Governo prestigia Acini

 


                        Uélington Pessanha, Thiago Portela e Antonio Alpino

  
     O secretário de Governo Thiago Portela representou o prefeito Nelson Bornier na posse do presidente reeleito da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), Antonio Alpino. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (28), no Centro Social São Vicente (antigo patronato) e contou com a participação de secretários municipais, empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade. O mandato de Alpino vai até 2015.

     Thiago Portela explicou que o prefeito Nelson Bornier não pôde comparecer ao evento porque estava reunido com diretores da Light para tratar de assuntos referentes à instalação do distrito industrial. O secretário destacou a parceria com os empresários para que o município volte a trilhar o caminho do desenvolvimento. “Nova Iguaçu ficou parada oito anos e precisamos recuperar este tempo. Por causa das emancipações perdemos muitas indústrias para Queimados e o Porto Seco para Mesquita. O prefeito já conversou com o governador Sérgio Cabral, que garantiu que o Estado irá conceder todo tipo de incentivo para que os empresários instalem as fábricas no distrito industrial, que fica em uma área próxima à Rodovia Presidente Dutra. Muitos empregos serão gerados com esta iniciativa”, afirmou Portela, destacando que a Via Light será estendida até Cabuçu e ganhará mais duas pistas (uma em cada sentido) para a implantação de BRTs, que é um sistema de transporte coletico que proporciona mobilidade urbana mais rápida.

     O presidente da Acini enfatizou que a Prefeitura conseguiu ordenar o Centro da Cidade, pois não há mais camelôs no Calçadão. Antonio Alpino salientou que o prefeito Nelson Bornier mudou em poucos meses a cara da cidade. “Agora o consumidor consegue enxergar as vitrines e as lojas. A cidade está mudando em diversos aspectos e isso é fundamental para o desenvolvimento”,arrematou Alpino, destacando que a Acini tem uma linha direta com a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública.

     Participaram ainda do evento os secretários Luz Antonio Teixeira Junior (Saúde), Luiz Antunes (Defesa Civil e Ordem Pública), Mario Marques (Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo), Luiz Mayhé (Fazenda) e Cristina Quaresma (Assistência Social); Cristina Pena (subsecretária de Governo), Mario Mentrop (subsecretário de Saúde), Ana Mello (diretora técnica da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu – Fenig), além do vereador Gerciano de Lima Luz e de diversos empresários.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa e foto de Charles Souza.


 
 

Tarifa Social

Bornier assina convênio para beneficiar
consumidor com o Tarifa Social da Light

 Bornier assina convênio com representantes da Light

      Moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) da prefeitura de Nova Iguaçu para Programas Sociais do Governo Federal já poderão se beneficiar também do Tarifa Social de Energia Elétrica. O projeto dá desconto de até 65% na conta de luz para quem consome entre 30 e 220kWh/mês, desde que tenha o Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar per capita de até meio
salário mínimo.
O convênio para aplicação do programa na cidade foi assinado nesta sexta-feira (28) entre o prefeito Nelson Bornier e o Superintendente de Relações Institucionais da Light, Eduardo Camillo. O projeto deve beneficiar cerca de 30% das 52 mil famílias inscritas nos programas sociais dos governos municipal, estadual e federal, a exemplo do Bolsa Família, e que ainda não participam do Tarifa Social.
“É uma grande parceria que a prefeitura acaba de firmar com a Light para que nós possamos incluir todas as pessoas de extrema pobreza também no programa no Tarifa Social”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma.
A previsão, segundo ainda Cristina Quaresma, é que o benefício já apareça na conta da Light, no mês seguinte ao cadastramento no Tarifa Social.
Segundo ainda Cristina Quaresma, o Governo Municipal também está montando as instalações do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), espécie de mini Poupa Tempo, que vai funcionar em duas salas de 60 metros quadrados, casa uma, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães, antiga 13 de Maio, no Centro do município.
A secretária disse que o nosso objetivo do Mini Poupa Tudo é reunir num mesmo espaço físico, entidades públicas municipais, estaduais e federais e privadas, oferecendo serviços de utilidade pública.
“A nossa proposta é dar tratamento humanizado às pessoas que procuram a Secretaria de Assistência Social, onde é possível tirar Carteira Profissional, de Identidade e outros tipos de atendimento”,explicou, frisando que os espaço contempla também os portadores de deficiência, com direito inclusive a estacionamento.

Estrutura

Os conselheiros tutelares tiveram uma boa notícia, hoje. Eles, que se reuniram com o secretário de Governo Thiago Portela, ouviram do próprio Bornier que as estruturas para os funcionamentos dos conselhos será garantida.

27.5.13

Sobre a nota abaixo

Há quem diga que o projeto poderá ser vetado. O tempo dirá.

Expectativa

Amanhã, na Câmara Municipal, deve ser colocado em votação o projeto que acaba com a eleição para diretores das escolas municipais. É clima de tensão na Casa e se aprovado há rumores que poderá ser vetado.

Esportes

Bornier distribui uniforme e oferece 
exame clínico aos atletas de Handebol
                                                                        Foto de Charles Souza
 _DSC0182.JPG 
Para representar o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em Criciúma, Santa Catarina, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, entregou uniformes para os 28 atletas do Nova Iguaçu Handebol Clube, do Colégio Estadual Antônio da Silva (CEAS). A distribuição para as equipes masculinas e femininas aconteceu na última sexta-feira (24.04), na Vila Olímpica, no Centro. A Prefeitura de Nova Iguaçu apoiou, ainda, com exame clínico para todos os atletas. O projeto “Educar através do Esporte é Transformação Social”, que existe há 27 anos, é uma realização da CCR Nova Dutra.
 “Eu faço questão de apoiar esse tipo de iniciativa e acho que grandes empresas e concessionárias deveriam investir mais em projetos sociais. Esse trabalho resgata o cidadão e garante um futuro melhor para os jovens”, destacou Bornier, que fez a entrega simbólica a um dos percussores do handebol na Baixada Fluminense Filojônio Santos. “O esporte em Nova Iguaçu estava esquecido. Com o novo governo, ganhamos um prefeito e um secretário Municipal de Esporte e Lazer preocupados e presentes. Esse apoio da Prefeitura é de extrema importância porque nos ajuda a tirar os adolescentes das ruas e da marginalidade”, ressaltou.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, revelou que acompanha o trabalho do CEAS há muito tempo e que o handebol praticado desde as categorias de base até a categoria adulto, atualmente, é uma referência nacional. “Não é por acaso que eles irão representar o Estado do Rio nos JABS. Parabenizo a todos que, de alguma forma, contribuem para o sucesso desse projeto”, disse o secretário.
Hoje, o CEAS, que oferece cinco categorias - mirim, infantil, cadete, juvenil e adulto, é considerado o principal time da modalidade do Estado, acumulando medalhas em competições como o Campeonato Estadual de Clubes (Carioca) e o Campeonato Sul-Americano de Handebol, que rendeu a medalha de prata. Nos Jogos Abertos do Interior (JAE), no ano passado, em Vitória, Espírito Santo, o feminino foi vice-campeão e o masculino ficou com 3º lugar. Nos Jogos da Baixada, neste mês, em Duque de Caxias, ambos conquistaram a quarta posição.
O fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Handebol e jogador do CEAS, Walber Camilo, e um dos técnicos do CEAS, o professor de Handebol Alexandre Abreu, são frutos do projeto. “Treinamos em nível de Seleção Brasileira, mas, ainda assim, o principal objetivo não são as medalhas, e sim os valores transmitidos pelo esporte. O projeto fomenta a formação esportiva e cultural de crianças e jovens”, enfatizou Alexandre Abreu.
Wallace Sebastian Trilha da Silva, 19 anos, morador de Comendador Soares, treina há oito anos e já é considerado uma das promessas do CEAS. O atleta, campeão brasileiro e vice-campeão no sul-americano, ambas em 2008, já recebeu convite de duas universidades fluminenses para treinar e estudar com bolsa de 100%. “Com o projeto, passei a me dedicar mais aos estudos, ganhei cidadania e visibilidade. Me orgulho de ter um prefeito que dá valor e entende a importância do esporte”, finalizou Wallace.
REINAUGURAÇÃO: Bornier aproveitou a visita à Vila Olímpica para conferir as obras de reforma da quadra, que estava interditada desde o governo passado. De acordo com o secretário Adriano Santos, a Prefeitura de Nova Iguaçu montou um projeto para voltar a contar com o apoio da Vale do Rio Doce, que liberou uma verba de R$ 132 mil. As obras incluem troca do telhado e do piso (taco), reforma dos banheiros e vestiários, pintura interna e externa. A reinauguração da quadra está prevista para o dia 22 de junho, quando irá reunir grandes nomes do futsal para um jogo profissional. Entre os atletas convidados estão Odair, Vander Carioca, Waguinho, Chuff, Guto e Jorge Bororó.

Saneamento, drenagem e pavimentação

         Bornier investe pesado em obras para erradicar
          doenças que ainda afetam bairros abandonados

 Acompanhado da secretária de Obras, Carla Neves, Nelson Bornier chega ao bairro Figueira II para inspecionar o projeto BairroNovo.JPG
                 Bornier e a secretária de Obras, Carla Neves

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, meteu literalmente o pé na lama, neste final de semana. Ele inspecionou 11 quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação, que já chegaram aos bairros Rodilândia I e II, em Austin, e Figueira, em Miguel Couto, beneficiando cerca de 15 mil moradores.

         Os dois projetos fazem parte do Programa “Bairro Novo”, uma parceria com o governo do Estado e que tem financiamento do Banco do Brasil. Segundo a secretária municipal de Obras, Carla Neves, com apenas quatro meses à frente da prefeitura, Bornier já tem prontos outros 35 projetos de obras que deverão contemplar, até o final do mandato, cerca de mil ruas, o equivalente a 135 quilômetros de saneamento, drenagem e pavimentação em toda cidade.

         “A meta é contemplar, já neste governo, um quarto das ruas de Nova Iguaçu, ainda sem saneamento, usando recursos próprios, municipais. Já o governo do estado nos ajudaria, executando obras também em mais um quarto de ruas da cidade, na mesma situação e no mesmo período”, explicou a secretária.  

         Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, que também acompanhou a comitiva do prefeito, a falta de saneamento interfere na qualidade de vida da população das comunidades mais pobres, afetando sobremaneira as crianças, geralmente vítimas de quadro sério de diarreia, sobretudo menores de cinco anos.

         Um dos mais renomados ortopedistas da Baixada Fluminense, Luizinho, como é chamado o secretário, explicou que saneamento básico é a primeira medida de saúde pública a ser adotada para a preservação da qualidade de vida da população.

 “Dar acesso ao saneamento, à rede de esgoto, de água potável, por exemplo, é fundamental para a gente acabar com doenças do século passado, mas que infelizmente ainda infestam as nossas crianças e idosos”, explicou o secretário. Ele disse ainda que 50% do atendimento médico na área da pediatria poderiam ser evitados se houvesse uma rede grande de saneamento na cidade.

         Bornier chegou a Rodilândia acompanhado da secretária de Obras, Carla Neves, e do vereador Fábio Rodilândia. Além dos cinco quilômetros de obras em 25 ruas do bairro, o prefeito anunciou também a licitação pública, já nesta semana, para a construção, na mesma região, do Colégio Municipal, que terá dez salas de aula e capacidade para 800 alunos, bem como campo de futebol, quadra coberta com vestiário e área de lazer para a comunidade.

          “A última vez que um benefício chegou a este bairro foi ainda no governo passado de Nelson Bornier. Depois disso, não houve mais investimento por aqui”, afirmou Carla Neves. Segundo ela, a população não dispõe nem sequer de creche e a única escola pública (Odir de Araújo) só tem espaço para receber 260 alunos.

         “O bairro estava, de fato, abandonado. Os políticos que passaram por aqui, sempre prometiam fazer obras, mas depois de eleitos ou reeleitos, desapareciam”, alfinetou Fabio Rodilândia.

         Detentor do pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, o bairro Figueira II também está recebendo cerca de seis quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação, num total de 28 ruas. “Aqui é um dos poucos lugares de Nova Iguaçu ainda com valas negras a céu aberto”, observou Carla Neves, anunciando também a construção, em breve, de uma creche e área de lazer para a comunidade da região.

         Para o vereador Gerciano, o bairro só aparecia na mídia por seu estado de abandono e miséria. “Com Bornier, este quadro de penúria vai acabar. Agora, me sinto honrado em fazer parte de um governo que se mostra realmente envolvido e preocupado com os problemas crônicos da nossa cidade”, disse.

           Na avaliação de Bornier existem ainda em Nova Iguaçu muitos bairros precisando da presença do governo. “Aqui, a situação é realmente muito preocupante, a ponto de os moradores não acreditarem mais que fosse possível receber as obras que estamos trazendo para esta região. Mas, se Deus quiser e se depender do meu governo, a qualidade de vida, aqui, vai melhorar”, prometeu o prefeito Bornier, ao lado do Líder do Governo na Câmara, vereador Carlão Chambarelli.

Prefeitura entrega van adaptada para fortalecer ações com deficientes

IMG_9333.JPG
Bornier com a secretária Cristina Quaresma (ao fundo) 
e o subsecretário Valnei Costa à direita da imagem

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, entregou nesta segunda-feira, 27, uma van adaptada com elevador e quatro lugares para cadeirantes, que será utilizada pela Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A cerimônia, realizada no paço municipal, contou com a presença da secretária de Assistência Social (Semas), Cristina Quaresma; do subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa; do secretário de Governo, Thiago Portela, e do secretário de Fazenda, Luiz Carlos Mayhé.
O veículo foi doado na última quinta-feira (23) pelo Governo do Estado, através do projeto Rio Solidário. Nelson Bornier definiu a ação como um ponto de partida em políticas públicas para os deficientes em Nova Iguaçu. “Estou muito honrado, pois a nossa cidade foi a única em todo o estado que ganhou a van adaptada. Mas essa é apenas a primeira contribuição. Estamos atentos às necessidades da categoria e atuaremos de forma incansável para oferecer serviços de qualidade, com eficiência”, afirmou o prefeito.
Com o novo transporte, a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu irá ampliar os atendimentos psicossocial, no banco de empregos e cadeira de rodas, vale social, esportes adaptados, esclarecimento jurídico e atendimento médico. “Muitas pessoas não usam os serviços da subsecretaria, pois encontram dificuldades no transporte. Agora, esses deficientes poderão ser atendidos dentro da própria van. Vamos ser uma secretária móvel”, avalia, Valnei Costa.
Já Cristina Quaresma, alerta que é preciso continuar trabalhando. “De acordo com dados do IBGE, de 2010, temos em Nova Iguaçu cerca de 264  mil pessoas com deficiência. Com esse veículo, chegaremos em lugares distantes e faremos os atendimentos com qualidade. Com certeza, isso já é uma enorme diferença. Mas como a cidade é muito grande, precisamos desenvolver mais atividades para que as políticas públicas cheguem para todos”, conclui a secretária da Semas. 
Nova Iguaçu investe na promoção da Pessoa com Deficiência
Assim que o prefeito Nelson Bornier assumiu o governo da cidade, os deficientes passaram a ter vez. A exemplo disso, 24 deles trabalham hoje no Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Divididos em dois turnos (das 8h às 14h e das 14h às 20h), esses profissionais receberam qualificação na Secretaria de Fazenda e atuam desde a recepção dos contribuintes até o parcelamento das dívidas. Para o secretário de Fazenda, Luiz Carlos Mayhé, o trabalho está sendo exemplar. “A campanha do Refis é um sucesso e eles fazem parte disso. São dedicados, assíduos e não se atrasam. A campanha terá duração de seis meses e estamos avaliando a atuação de todos. Nossa intenção é poder aproveitar essa mão de obra”, afirma.
Na quarta-feira, dia 29, a Semas entregará cadeiras rodas, às 11h, na sede da secretaria, que fica na Rua Doutor Luiz Guimarães, nº 956, Centro. “Oferecendo cadeiras de rodas, garantimos o direito de ir e vir desses cidadãos que não têm condições financeiras de adquirir os equipamentos, devido o alto custo”, argumenta Cristina Quaresma"
Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu e foto de Thiago Loureiro


Vitória

 BASQUETECAMPEAO.jpg
 A equipe fazendo a festa com a participação do secretário

         Um final de semana vitorioso para o basquete iguaçuano, tanto para equipe feminina quanto para a equipe masculina de Nova Iguaçu. Elas trouxeram dois ouros e duas pratas na décima sexta edição dos Jogos da Baixada, promovido pela Petrobrás. A competição aconteceu no ginásio Metodista, em Queimados.
   A a seleção iguaçuana sub 17 foi campeã jogando com Karine Martins, Ângela Vicente, Fernanda Martins, Maria Luiza, Julia Adão, Letícia da Silva e Taliciane Trindade, esta última foi eleita a melhor jogadora da competição. O comando técnico foi de Aluiso de Paula, auxiliado por Victor Rogério. Para chegar ao título Nova Iguaçu começou vencendo 21 a 05, depois passou por São João de Meriti, 29 a 03 e na grande final as iguaçuanas venceram Duque de Caxias por 18 a 09.
         Para o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a cidade está no caminho certo: "ano passado não tivemos sequer uma equipe nos representando no basquete feminino. Estou muito feliz com essa conquista. Essa medalha de ouro no basquete reafirma o potencial e a vocação dos nossos jovens para o esporte. Vamos brigar pelo título geral dos jogos", comemorou Adriano.
       Ao todo, Nova Iguaçu selecionou quatrocentos atletas para participarem dos jogos nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, futebol de campo, xadrez e natação.

26.5.13

Para o Tigú

domingo, 26 de maio de @ 22:47 : Rio De Janeiro, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:42 : São João De Meriti, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:41 : Belford Roxo, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:38 : Nova Iguaçu, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:38 : Rio De Janeiro, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:25 : Santo Antônio De Jesus, BR
domingo, 26 de maio de @ 22:22 : Brazil, BR
domingo, 26 de maio de @ 21:34 : Nova Iguaçu, BR
domingo, 26 de maio de @ 21:21 : Santo Domingo, DO
domingo, 26 de maio de @ 21:20 : Brazil, BR
domingo, 26 de maio de @ 21:20 : Rio De Janeiro, BR

Vejam o link

https://www.facebook.com/elianelilicamafalda/posts/542517269124074?comment_id=78015832&offset=0&total_comments=1

25.5.13

É...

A mais nova seguidora do Blog é leitora de Max Lucado. Ano passado, consegui emprestado do amigo Acarisi Ribeiro, um livro de Lucado que ainda não li. Uma falha! Pretendo ler Lucado ainda nos próximos dias. Só que, voltando a nossa seguidora e leitora de Max Lucado, um dos livros que ela cita é  o livro "Ele escolheu os pregos"; No entanto, creio que o livro seja de 2005  e o titulo é "Ele Escolheu os Cravos" ISBN 8526303937 .

Da série reflexões!

"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche

24.5.13

Acessos recentes

sexta-feira, 24 de maio de @ 22:22 : Belford Roxo, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:22 : Brazil, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:21 : Brazil, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:19 : Brazil, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:19 : Nova Iguaçu, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:14 : San Francisco, California, US
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:14 : Nova Iguaçu, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:14 : Brazil, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:10 : Volta Redonda, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:09 : Nilópolis, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:09 : Volta Redonda, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:08 : Menlo Park, California, US
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:08 : Silva Jardim, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:06 : Brazil, BR
sexta-feira, 24 de maio de @ 22:06 : Rio De Janeiro, BR

Assistência Social

Na próxima quarta-feira, dia 29, às 9h na secretaria municipal de Assistência Social, comandada pela secretária Cristina Quaresma, devem ser entregues cerca de 80 cadeiras de rodas às pessoas que ncessitam delas. Na ocasião também serão entregues andadores e muletas. O subsecretário municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, foi fundamental para essa conquista.

Do Almeida

O programa do governo federal "Crack é Possível Vencer" deve render ao município um ônibus. Vejam o link abaixo para saber alguns municípios que foram contemplados com esse programa no estado:

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/05/24/bbb-do-crack-governo-entrega-onibus-com-cameras-para-monitorar-cracolandias/

Bornier defende novos tempos para o PREVINI

O prefeito Nelson Bornier deu posse na manhã desta sexta-feira, no seu gabinete de trabalho, aos novos conselheiros do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni), para o biênio 2013/2014, anunciando novos tempos para a instituição que enfrentou sérios problemas financeiros nos dois governos que o antecederam.
            A instituição, que tem como presidente a jovem Danielle Villas Boas Agero Corrêa, empossou os servidores Luiz Carlos Mayhé e Hélio Corredeira nos cargos de presidentes dos Conselhos Administrativo e Fiscal, respectivamente. Responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões de cerca de 4 mil servidores, o Previni administra hoje uma folha mensal de R$ 8,5 milhões.
            Fundada em 1999, ainda no primeiro governo de Bornier, com base na Emenda Constitucional nº 20, que autorizou os municípios brasileiros a criar regime próprio de Previdência, o Previni foi alvo de escândalos nos governos dos prefeitos Lindberg Farias e Sheila Gama. A Câmara de Vereadores chegou a instaurar uma CPI para apurar um suposto rombo de R$ 400 milhões, entre janeiro de 2005 e março de 2010.
              Presidente, à época, da CPI que investigou na Câmara Municipal o escândalo do Previni, o ex-vereador e atual secretário Municipal de Governo, Thiago Portela, participou da solenidade de posse dos novos conselheiros ao lado do secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior e da vice-prefeita Dani Nicolasina. A mãe dela, a ex-vereadora Nicolasina Acarise, também integrou a mesma CPI.
              Aos conselheiros, o prefeito fez um raio-x da situação financeira que encontrou na prefeitura, ao tomar posse, em janeiro, com um rombo calculado em R$1,28 bilhão. Sozinha, a própria Previni tinha uma dívida de R$ 554 milhões, seguida do Hospital da Posse, com um passivo de R$ 126 milhões.
Bornier lembrou ainda calotes com bancos, rede de saúde conveniada, FGTS, INSS, PASEP e Imposto de Renda, obras inacabadas, atrasos com aluguéis, merenda escolar e telefones cortados também por falta de pagamento. “Mas, vamos tocar o barco. E podem contar comigo, no que depender de mim”, foi categórico.
Danielle Villas Boas anunciou que hoje a saúde financeira do Previni já apresenta sinais de recuperação. “O nosso ativo disponível está em quase R$ 52 milhões. Em 2010, eram menos de R$ 10 milhões em caixa”, lembrou, frisando que a instituição também está conseguindo recuperar parte do patrimônio. “Mas ainda estamos desempenhando inúmeras tarefas para conseguirmos realmente elevar o nível do instituto para onde ele deve estar”, disse.
Ainda de acordo com Danielle Villas Boas, a nova direção do Previni criou a Cartilha do Segurado com a divulgação das propostas do Instituto para 2013. “A nossa meta é tratar o segurado com humanidade, ética e transparência”, deixou claro, anunciando ainda a criação de convênios com óticas e farmácias, que vão oferecer descontos de até 30% na compra de óculos e medicamentos aos servidores municipais.
Diretor administrativo e financeiro do Previni, Mauro Henrique Ribeiro Menezes disse por sua vez que, com o retorno ao Governo municipal, o prefeito Nelson Bornier não está medindo esforços para tornar a instituição forte e consolidada.
“Bornier foi a pessoa que sempre dedicou a maior atenção para a questão do servidor municipal, especialmente em relação ao inativo e pensionista. Por isso ele quer o equilibrio do Previni, de forma a garantir no decorrer do tempo a aposentadoria e pensão dos servidores que contribuíram durante a vida deles na prefeitura”,disse.
Foram empossados também Osmarina Santa Rita Medeiros, Dr. Luiz Vicente Ladeira Guimarães, Andrea Ribeiro Rodrigues, Flávio De Castro Drumond, Eduardo José Costa de Oliveira, Luiz Carlos Mayhê Ferreira, Antonio Peres Barbosa, Alberto Teixeira Dias, Hebe Rafael Soares no Conselho de Administração, e Monique Moraes Carvalho Gambardela e Rogério Righeto, no Conselho Fiscal.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Defesa Civil na prevenção contra o "crack"

                               Foto de Thiago Loureiro
  IMG_9012.JPG
O secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, com a palestrante Aline Medeiros
 
     Agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu participaram na manhã desta sexta-feira, dia 24 de maio, de uma palestra inaugural sobre o programa do Governo Federal “Crack é Possível Vencer”. A reunião aconteceu no auditório do Patronato, no Centro, e contou com a presença do secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes.
    Temas como o que é o crack, os impactos sociais e para o usuário, além do método de abordagem, foram explicados pela coordenadora do projeto em Nova Iguaçu, Aline Medeiros. De acordo com ela, tratar os usuários da droga transcende a esfera da saúde. “É preciso pensar em prevenção, autoridade e assistência em saúde e social. Os agentes de Defesa Civil trabalham ativamente nas ruas. Por isso, essa palestra tem como objetivo sensibilizá-los sobre o tema. Nova Iguaçu não vai adotar uma política de repressão, mas de acolhimento”, explicou.
    Para Luiz Antunes, enfrentar o crack é um compromisso do governo. “Assim que assumiu, o prefeito Nelson Bornier disse que devemos trabalhar ativamente contra o problema. Para nós, é uma prioridade e vamos atuar sem medir esforços”, disse o secretário. Já o agente Francisco Gomes Vieira, de 53 anos, afirmou que participar da palestra foi muito esclarecedor. “Pude entender que ao encontrar um usuário de crack é preciso encaminhá-lo para os equipamentos públicos oferecidos no município. O combate vai muito além da repressão”, comentou.
    A Prefeitura de Nova Iguaçu seguirá com o ciclo de palestras, onde também apresentará o programa para os funcionários da saúde, limpeza urbana e assistência social. Através da Secretaria de Governo, um núcleo de políticas públicas está mobilizado para pensar em ações que resolvam a questão do álcool e outras drogas na cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa

23.5.13

Amanhã!

https://www.facebook.com/events/155442367970014/

Breve

Em fase de reforma, o ginásio da Vila Olímpica de Nova Iguaçu deverá ser entregue à população no prazo de 30 dias. Vejam, clicando no link abaixo, o que o Blog publicou sobre a reforma:

http://noticiasdoalmeida.blogspot.com.br/2013/03/reforma-da-vila-olimpica.html

I Seminário de Indicadores de Mortalidade

       A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou hoje o I Seminário de Indicadores de Mortalidade de Nova Iguaçu com objetivo de apresentar aos profissionais de saúde do município os últimos balanços dos índices da região relacionados aos óbitos do idoso, materna, neonatal e infantil.
      O evento, realizado no auditório do 4° GBM do Corpo de Bombeiro, em Moquetá, teve o apoio da equipe técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Durante toda manhã os participantes assistiram palestras promovidas por médicos e profissionais de saúde de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, entre eles Silvio Macedo, médico geriatra que falou sobre a mortalidade do idoso, a neonatologista Rosane Laeber, Isabel Cristina Mendonça, que apresentou índices gerais de mortalidade no município e Silvana Tabosa, coordenadora do Comitê Gestor de Vigilância ao Óbito de Nova Iguaçu.
      De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município registrou nos últimos três anos (2010 a 2012), cerca de 18 mil óbitos, todos residentes de Nova Iguaçu. Desse total, a maior causa de mortes em iguaçuanos está relacionada a doenças no aparelho circulatório, respiratório e tumores. “É importante manter sempre os dados de mortalidade atualizados para que possamos estabelecer e monitorar diretrizes com ações de saúde preventivas. A prevenção e capacitação dos nossos profissionais de saúde com palestras, cursos de qualificação e seminários como esse auxiliam na qualidade do atendimento das unidades de saúde”, garante o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Combate à dengue

A guerra contra o mosquito da dengue declarada pela Prefeitura de Nova Iguaçu venceu, dia 22, mais uma batalha. A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância em Saúde promoveu uma megaoperação que teve como alvo o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, ruas e imóveis no entorno, no Centro.
A operação iniciou às 9 horas com a participação de 50 agentes do controle de endemias. Durante toda manhã eles percorreram o local fazendo uma varredura pelo cemitério. Foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria com grande concentração de larvas. A ação teve o apoio de agentes com equipamento motorizado costal para aplicação de larvicida, equipamentos manuais para pulverização de inseticida diretamente nos focos e o auxilio do carro fumacê.
Além de aplicação, na caça aos focos de dengue os agentes recolheram pneus e materiais que poderiam acumular água, facilitando a proliferação do mosquito e distribuíram capas plásticas para caixas d´água nas residência. “Foi impressionante a quantidade de larvas do mosquito encontradas dentro do cemitério e em alguns imóveis. Onde havia recipiente descoberto com acúmulo de água era certo encontrar foco do mosquito. No geral o balanço foi positivo e conseguimos nosso objetivo que foi agir em toda aquela localidade. Vamos fazer um relatório sobre o que encontramos aqui e notificar a administração do cemitério para tomar providências. Não adianta fazer operações como essa se a população não fizer a sua parte”, afirma Clodoaldo Novaes, superintendente de Vigilância Ambiental.
Amanhã e sexta-feira (24) a mesma operação de combate à dengue será realizada em mais dois cemitérios, o de Austin e o de Marapicu, em Cabuçu. “Prevenir é a melhor arma contra o mosquito da dengue. Se cada um fizer a sua parte, fiscalizando sua própria residência ficando sempre atento ao acúmulo de água, vamos vencer essa guerra. Não podemos deixar que uma nova epidemia de dengue em Nova Iguaçu, e no que depender do prefeito Nelson Bornier o trabalho será incansável”, garante o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
A população pode ainda ajudar a Prefeitura denunciando possíveis focos através do disque dengue pelos telefones, (21) 2668-2300 ou (21) 2695-5868.

Trabalho e Emprego

A cidade de Nova Iguaçu não presta contas ao ministério do Trabalho e Emprego desde 2009. O prefeito Bornier, ladeado da vice prefeita Dani Nicolasina e do subsecretário de Trabalho, Lula Rodrigues, além do deputado federal Felipe Bornier, estiveram reunidos com o ministro do Trabalho e Emprego para buscar soluções sobre o assunto.


O deputado Felipe Bornier ao lado da vice-prefeita Dani Nicolasina, do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o subsecretário de Trabalho e Emprego de Nova Iguaçu, Lula Rodrigues.


 
O prefeito Nelson Bornier com o ministro Manoel Dias e a vice-prefeita Dani Nicolasina

22.5.13

Turísmo

      A vice-prefeita Dani Nicolasina, o deputado federal Felipe Bornier e o prefeito Nelson Bornier em reunião com o ministro do Turísmo, Gastão Vieira. Ao que indica, o governo municipal pretende investir em Turísmo. E faz sentido. Como cidade mãe da Baixada Fluminense e rica na sua história, esta reunião renderá bons resultados não só para Nova Iguaçu, mas para a Baixada Fluminense. Aguardem!

21.5.13

Olhem o link

https://www.facebook.com/groups/novaiguacuemfatoseverdades/permalink/192187587601952/

Asfalto na porta

Prefeitura começa recapeamento de
10 km de ruas do K-11 e do Centro
 
     A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o Governo do Estado, começa esta semana uma das etapas do Programa Asfalto na Porta. Para facilitar a atuação da Secretaria de Obras, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana começou nesta terça-feira (21-05) a interditar diversas ruas do bairro K-11 e do Centro. Entre elas estão a Bernardino de Mello e a Humberto Gentil Baroni. Serão ao todo 10 km de ruas recapeadas. Durante as obras ficam suspensos os estacionamentos de qualquer tipo que interfiram nos trabalhos.
      A interdição começa nesta terça-feira (21-05), na Humberto Gentil Baroni, no K-11, das 20h30 à meia-noite, no trecho entre as ruas Floresta Miranda e Getúlio Vargas. Serão interditadas ainda as ruas Bernardino de Mello, Rita Gonçalves e Lopes Trovão.
     Amanhã (22-05), das 8h às 20h será interditada a Rua Floresta Miranda, no trecho superior após a Humberto Gentil Baroni. O tráfego de veículos será impedido também na Rua Lopes Trovão, entre as ruas Francisco Gentil Baroni e Bernardino de Mello. A Barão de Tinguá e a Manoel Gomes também serão interditadas.
     Nos dias 23 (quinta-feira), 24 (sexta) e 27 (segunda) serão interditadas, das 9h às 20h, as seguintes ruas: Eugênio Cavalcante (em frente ao número 100 da Travessa Manoel Gomes ), Joamar Cardoso, Maurício Rodrigues Francisco e Travessa Gaspar. Os veículos não poderão transitar nas Ruas Bernardino de Mello, Getúlio Vargas e Doutor Thibau, das 21h à meia-noite do dia 27.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Atendendo um pedido

"EXPOSIÇÃO LISBOA E RIO DE JANEIRO: BAIXA E CATETE EM TEMPO REAL

Brasil e Portugal são países irmãos, com uma História toda entrelaçada por caravelas, culturas, descobertas, reinados e independências.
O Museu da República, a Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, o SESI Cultural e o SENAI Maracanã, estão criando uma nova relação entre os dois países, com uma ponte tecnológica na Exposição “Lisboa e Rio de Janeiro: Baixa e Catete em Tempo Real”.
A exposição propõe um espaço interpretativo sobre a Baixa Pombalina, o coração cultural de Lisboa desde o século XVII e o bairro do Catete, coração política da história republicana do Brasil.
O visitante vai poder participar de várias experiências multimídias produzidas para a exposição:

Kinect – O visitante será identificado e reconhecido pelo equipamento. Seus movimentos gestuais são imitados por um Avatar do Marques de Pombal ou de Fernando Pessoa e exibidos em monitor.

Realidade Aumentada – Um mural estilizado da Baixa Pombalina incorpora objetos em 3D e animações com conteúdos da exposição. Estes objetos podem ser acessados de dispositivos móveis.

Exposição em Tempo Real – Um monitor exibe em tempo real a exposição que está ocorrendo em Lisboa e uma webcam transmite as imagens da exposição do Rio para Lisboa. O visitante do Rio pode interagir com o visitante de Lisboa ao vivo e trocar impressões sobre a exposição.

QRCode – Exibe vídeos e informações complementares à exposição, onde o visitante pode acessar posicionando seu smartphone com leitor de QRCode.

Redes Sociais – Exibe ferramentas do Twitter e do facebook que possibilitam ao visitante usuário compartilhar sua experiência na exposição.

Com esta Exposição as histórias do Brasil e de Portugal estão agora ligadas pela tecnologia “em tempo real”.
Como disse o nosso grande compositor e escritor Chico Buarque :
É... “...O rio Amazonas / que corre Trás-os-montes / E numa pororoca / Deságua no Tejo”.

Serviço:
Exposição “Lisboa e Rio de Janeiro: Baixa e Catete em tempo real”
Local – Museu da República (Palácio do Catete)
Rua do Catete, 153 - Catete - Rio de Janeiro
Horário – Terça a Sexta-feira, de 10 às 17 horas
Sábados, domingos e feriados, de 14 às 18 horas
Entrada – R$ 6,00
Estudantes têm 50% de desconto
Maiores de 60 e crianças até 10 anos não pagam
Quartas-feiras e domingos com entrada franca

Duração - 05/03 até 10/06 de 2013".

20.5.13

Conferência reúne 400 pessoas

Nova Iguaçu realizou domingo, dia 19, a 5ª Conferência das Cidades, que abordou o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”. Presidida pelo secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham), Giovanni Guidone, o evento contou com palestras do subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, que falou sobre “Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”, e do arquiteto Paulo Aguiar, que abordou “Histórico da Importância das Conferências e Sua Influência no Planejamento Municipal”.
Um público de 400 pessoas lotou o auditório da Universidade Iguaçu (Iguaçu). A atividade que teve início às 7h30 com o credenciamento se estendeu até às 19h30. “Nossa conferência teve uma participação expressiva. As palestras foram esclarecedoras e conseguimos extrair propostas muito interessantes dos grupos de trabalho”, afirmou Guidone.
Os participantes foram divididos em equipes que discutiram novas políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, transporte, trânsito, mobilidade e planejamento. De acordo com Giovanni Guidone, várias propostas foram retiradas da conferência e serão enviadas para o Ministério das Cidades. “Todos os segmentos do governo e da sociedade civil estavam presentes e contribuíram de forma significativa. Vamos levar todas as discussões pautadas para firmar na conferência estadual, marcada para setembro. Precisamos mostrar que, como município, estamos organizados e dessa forma, queremos participar da instalação e montagem de um plano nacional”, avalia o secretário.
Após o sucesso da 5ª Conferência das Cidades, a Semuham está elaborando a Conferência de Meio Ambiente, que abordará o tema “Resíduos Sólidos”, prevista para o final de julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Combate à dengue

     Na próxima quarta-feira (22) a secretaria municipal de Saúde de realizará uma megaoperação de combate à dengue e que terá como alvo o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu. A ação prevista para iniciar às 9h, reunirá 50 agentes de controle de endemias da Vigilância em Saúde que farão uma varredura dentro do cemitério, nas ruas e residências do entorno.
     De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, a localidade tem recebido um grande fluxo de denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O número de denúncias através do disk-dengue tem aumentado para aquela localidade, que fica num ponto estratégico, no centro da cidade. No cemitério é comum ver vasos de plantas com acúmulo de água abandonados, o que facilita a proliferação do Aedes aegypti. O prefeito Nelson Bornier tem como prioridade a prevenção e operações como essa de combate à dengue estão sendo feitas constantemente em outros bairros para evitarmos uma possível epidemia da doença”, garante.
     Além dos agentes de endemias pulverizando larvicida diretamente nos túmulos, a Secretaria de Saúde utilizará carro fumacê no entorno e distribuirá capas para caixa d’água para residências que não possuem.
     A guerra contra o mosquito Aedes aegypti foi declarada em Nova Iguaçu logo após da atual gestão assumir, em janeiro deste ano. Ao longo dos últimos cinco meses diversas operações como essa foram realizadas e intensificadas, principalmente em bairros onde existe aumento do número de casos suspeitos de dengue, como Cabuçu, Comendador Soares e Austin.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Bornier participa da abertura do 16º Jogos da Baixada

      Evento reuniu nove prefeitos da região
     
      O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou na manhã de sábado, 18 de maio, da abertura da 16ª edição dos Jogos da Baixada, na Vila Olímpica de Duque de Caxias. A atividade também contou com a presença dos prefeitos de Japeri, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Seropédica e Guapimirim. Os secretários municipais de Esporte, Governo e Saúde de Nova Iguaçu, Adriano Santos, Thiago Portela e Luiz Antonio Teixeira Junior, também estiveram na cerimônia.

     Para Bornier, a atividade é uma forma de dar notoriedade para a Baixada Fluminense. “Nesse evento nossos atletas podem mostrar que também têm talento e que estão preparados para grandes competições. Além disso, é uma forma de reunir as cidades da região. Estarei aqui, apoiando todas as equipes que vieram defender o nosso município”, disse o prefeito que assistiu a partida de abertura do time de futsal feminino sub 17.
       O objetivo do evento é promover o esporte para os jovens da Baixada Fluminense. Cerca de dois mil e quinhentos atletas são esperados nesta edição, disputando provas de atletismo, futebol de campo, futsal, basquete, natação, handebol, vôlei e xadrez. Nova Iguaçu terá 400 jovens representando a cidade em todas as modalidades. “Entramos na competição estruturados para conquistar o título de campeão. O governo está oferecendo todo apoio aos atletas. Nós reestruturamos todas as equipes que estavam paradas e sem treinamento”, afirmou Adriano Santos. 
      Após a abertura, o juramento foi feito pela atleta iguaçuana Ayla Silva de Jesus, de 15 anos. A menina foi escolhida pela organização do evento por ser um destaque no futsal. “Estou feliz e orgulhosa. Quero fazer bonito e representar muito bem todos os atletas e a minha cidade”, disse ela que mora na Posse. O evento acontece até o dia 30 de junho. A cidade de Nova Iguaçu sediará uma das etapas de vôlei, no Sesc.
Fonte: Assessoria de Imprensa




 

Consternação e dor no enterro Vânia Miquelotti Gonçalves

      Foi sepultada, em clima de consternação e dor, nesta segunda-feira (20), no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, o corpo de Vânia Cristina Teixeira Miquelotti Gonçalves, 54 anos. Esposa do médico Fernando Gonçalves, ex-deputado estadual e federal e atual secretário de Articulação Política do Governo do prefeito Nelson Bornier, ela faleceu no início da tarde de domingo, na UTI do Hospital da Posse, onde estava internada.

     “É uma perda irreparável para família, os amigos e toda a sociedade iguaçuana. Dona Vânia era uma pessoa muito querida, amada e respeita por todos nós”, lamentou o prefeito Bornier, que participou pela manhã da Missa de Corpo Presente e do velório, na Igreja Matriz de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima, ao lado de vários secretários municipais.
        Emocionado, Fernando Gonçalves disse que Vânia lutou incansavelmente, apostando todas as fichas na sua própria vida. “Mas Deus quis que ela fosse para o lado dele, porque era mulher especial”, resignou-se, lembrando que nesta terça-feira, o casal faria 34 anos de núpcias.
       “Quero agradecer a Deus por ter conhecido esta grande mulher. Amanhã (21), faríamos 34 anos de casados, aqui nesta paróquia, neste lugar, onde fizemos o juramento de que estaríamos juntos na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Isso foi cumprido”, disse, sob aplausos.
       Vânia, que também era cunhada do ex-vice-prefeito Eduardo Gonçalves, atual Chefe de Gabinete do prefeito Nelson Bornier, deixou órfãos Fernando e Caroline.

19.5.13

Reflexão!

"Nossos feitos continuam viajando conosco de muito longe. E o que fomos nos torna o que somos".
George Eliot.

É...

É lamentável para um país o que um simples boato sobre a suspensão de um programa do Governo Federal pode causar. Pelo menos 14 estados foram afetados pelo disse-que-disse do fim do recadastramento para o programa Bolsa Família. O ministro da Justiça ter que se pronunciar e as polícias Militar, Civil e Federal ficarem alertas em plena tarde e noite de domingo. Quebra de agências bancárias e revolta de um povo de assistidos por esse programa. Somos uma "nação de miseráveis" ou somos um país "generoso" demais? Há um pensador francês que escreveu que "por falta de pão querem quebar a padaria". Seria isso o que estamos vivendo?

Olhem a gravidade do assunto

http://www.tnonline.com.br/noticias/politica/4,189410,19,05,boato-sobre-fim-do-bolsa-familia-causa-filas-na-baixada-fluminense.shtml

Mais informações

O falso boato sobre o Bolsa Família gerou a seguinte ação:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/policia-federal-deve-investigar-falso-boato-sobre-fim-do-bolsa-familia.html

Ainda sobre o Bolsa Família

Quem quiser informações sobre o Bolsa-Família, eis os contatos: www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.

Boatos e filas

Em virtude do boato de que o Bolsa-Família termina amanhã, imensas filas se formaram nas portas das agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Neste exato momento, na Av. Mal. Floriano Peixoto, onde há uma agência da Caixa, a fila está enorme e chega a fazer a curva pela Rua Dom Walnor. No Iguaçu Center também há fila imensa que faz a curva no supermercado Guanabara. vejam o link:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/ministra-descarta-possibilidade-de-suspensao-do-bolsa-familia.html

Cidadania

Não tenho a informação completa, mas nem por isso deixarei de dar um pequeno comentário sobre um assunto interessante. Fiquei sabendo que a secretaria municipal de Trabalho, capitaneada por Oswaldo Cruz, conquistou um ônibus que percorrerá as ruas e praças da cidade oferecendo serviços como emissão de carteira de trabalho, cadastro para empregos e cursos de qualificação profissional. Pelo que soube o ônibus está em fase de "plotagem" e em breve estará nas ruas.

Sobre a Rua Minas Gerais

Um leitor lembra que para melhorar mais a Rua Minas Gerais só está faltando mais iluminação no local. Tenho certeza que a equipe de iluminação pública vai olhar para esse caso.

Enfim... Minas

As obras de canalização e pavimentação da Rua Minas Gerais foram concluídas. A rua, que fica nas imediações da UFRRJ, já deu no que falar em termos de reclamações. Maurício Moraes (PMDB) foi um dos políticos mais entusiasmado com a conclusão dos trabalhos. Ele reivindicou as obras há tempos.

Sobre a notinha abaixo

Melhor que as vaias, segundo fontes que estavam no local, o grito que pedia o dinheiro da população de volta também ecoou alto.

18.5.13

É...

O "cowboy forasteiro" voltou ao município de Nova Iguaçu para um evento que aconteceu hoje, na parte da manhã, na universidade Estácio de Sá. Ele, que também atende pelo nome de Lindbergh Farias e que pode ser chamado de "Stalimbergh", não conseguiu atrair a multidão. Quanto a trair multidão...

Interessante

https://www.facebook.com/groups/novaiguacuemfatoseverdades/permalink/191152281038816/

Ps. do Almeida: Olhem o link

Pezão na estrada

    Na próxima quarta-feira a LOTERJ deverá fazer a entrega de uma Van adaptada para a subsecretaria do Direito da Pessoa com Deficiencia. Responsável pela subsecretaria, Valnei Costa disse que essa conquista se deu graças ao empenho do prefeito Bornier e da secretária de Assistência Social Cristina Quaresma. "Quando o trabalho é feito em equipe o resultado tende a ser maior". Costa acrescentou que com este ganho a subsecretaria e a secretaria de Assistência Social vai poder percorrer os bairros da cidade oferecendo os serviços que até então eram obstáculos para pessoas com dificuldades de locomoção.  

17.5.13

Interessante!

http://www.dgabc.com.br/Noticia/456614/ex-soldado-detalha-assassinato-de-casal-militante?referencia=minuto-a-minuto-topo

Troca de experiências

       O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Júnior recebeu. na tarde de hoje, a visita da secretária de Saúde de Itacaré e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/Bahia), Stela Souza.     
       O objetivo do encontro, realizado no gabinete da Semus, no Centro de Nova Iguaçu, foi a troca de experiências entre as duas cidades. Durante a conversa a vice-presidente do Cosems conheceu os projetos que a Prefeitura de Nova Iguaçu está realizando na área da saúde e ficou muito satisfeita. 
      "Sabemos das dificuldades da saúde pública não só em Nova Iguaçu como em todo Brasil. Minha família é iguaçuana e tenho ouvido muito falar das melhorias que estão sendo feitas na cidade em tão pouco tempo, em especial no Hospital da Posse. Fiquei muito feliz em saber que as dificuldades estão sendo superadas nesse hospital que é referência em toda Baixada Fluminense", disse
 

A secretária de Saúde de Itacaré e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/Bahia) ao lado do secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Jr. 


16.5.13

Jornada Mundial da Juventude

Prefeitura de Nova Iguaçu monta ‘Operação Santa’
para peregrinos na Jornada Mundial da Juventude

A prefeitura e a Diocese de Nova Iguaçu estão preparando uma mega ‘Operação Santa’para recepcionar na cidade cerca de 8 a 10 mil peregrinos do Brasil e do mundo inteiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.
O aparato logístico, que envolve as Secretarias Municipais de Governo, Educação, Cultura, Transporte, Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Ordem Pública, será montado um mês antes para a chegada, no dia 19 de junho, à Catedral em Nova Iguaçu, da Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”,símbolos da Jornada.
Representantes da Diocese e da Prefeitura se reuniram, hoje, durante uma hora e meia, com o secretário municipal de Governo, Thiago Portela. Eles alinhavaram detalhes dos eventos religiosos, que começam no dia 16 de julho, com a abertura da Semana Missionária. Estadia, saúde e segurança dos peregrinos foram as maiores preocupações manifestadas durante o encontro. Eles ficarão hospedados em Igrejas, Salões Paroquiais, escolas públicas e casas de famílias.
“As expectativas são as melhores possíveis. É sempre muito bom a gente ter oportunidade de receber pessoas de fora no nosso município, ainda mais sendo jovens, de culturas diferentes. É uma troca cultural muito importante para a vida de qualquer cidade. E Nova Iguaçu, como é uma cidade acolhedora, que sempre recebeu muito bem as pessoas que a procuram, vai se preparar como nunca para oferecer o que ela tem de melhor aos seus visitantes”, anunciou Portela, um dos mais entusiasmados com o evento.
Secretário executivo do evento, na cidade, Renan de Sá disse que os símbolos da Jornada, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, serão recepcionados pelo Bispo Dom Luciano Bergamin e o prefeito Nelson Bornier, às 8h do dia 19 de junho, na Catedral de Nova Iguaçu. De lá, seguem em carro aberto do Corpo de Bombeiros para a porta da Prefeitura, onde haverá um Ato Ecumênico. Às 11h, a romaria chega ao Instituto de Educação Santo Antônio (Iesa).
As manifestações religiosas continuam na parte da tarde, com a Santa Missa, às 16h, na Universidade Iguaçu (Unig), e um grande show na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, mantida pelo Padre Renato Chiera, que cuida de crianças e adolescentes em situação de risco.
“Serão duas semanas muito concorridas e que vão movimentar 20 bairros em toda a cidade de Nova Iguaçu. Durante esse período, jovens do mundo inteiro vão interagir com a cidade, conhecendo e participando da realidade do povo Iguaçuano. Eles não só terão momentos de catequeses, de oração, como também irão às Igrejas, asilos, colégios e baterão de porta em porta para conhecer famílias da nossa terra”,explicou Renan.
O ponto alto da Jornada Mundial da Juventude, em Nova Iguaçu, acontece no dia 20 de julho, com a Santa Missa que será celebrada por Dom Luciano Bergamin no Aeroclube da cidade.

Ps. do Almeida: Os olhos de outras cidades, de outros estados e  de outros países estarão voltados para Nova Iguaçu em razão da grandiosidade do evento. Muito bom para a cidade!

15.5.13

Para pensar

Nova Iguaçu é uma cidade privilegiada no que diz respeito à natureza. Tinguá é um patrimônio, mas há mais lugares, como Jaceruba, entre outros. Frequentemente vejo queimadas na Serra do Vulcão e, hoje, mais uma vez, era possível ver o mato arder em chamas. Na conferência da cidade espero que esse assunto seja tratado. Nova Iguaçu, por ter uma mata e serra valiosa, deveria contar com equipamentos de combates à incêndios florestais. Sei que a Reserva Biológica de Tinguá é de responsabilidade do Governo Federal, mas sobretudo é de nossa responsabilidade. Já está na hora de se discutir um Batalhão Florestal para região da Baixada. Essa é a hora da Conferência da Cidade, e, de conferência por conferência, quem sabe alguém tente conferir se há ou não essa necessidaade!

Atenção!

A Estação de Tratamento de Esgoto, situada à Rua Barnardino de Melo, em Comendador Soares, está precisando de uma capina no local. A turma de combate ao mosquito da dengue já passou por lá e fez o serviço de prevenção da proleferação do mosquito Aedes aegypt.

Está no facebook

"A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu promove, no próximo domingo, dia 19, no auditório da Universidade Iguaçu, a 5ª Conferência das Cidades – Etapa Municipal Nova Iguaçu, coordenada pela Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente.

Durante o evento, que terá como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana,
com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade, Já!”, serão discutidas propostas em
relação à Participação, Transporte e Mobilidade, Habitação, Saneamento, e Política Urbana.
...
A finalidade da Conferência, além de indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e municípios ligados ao desenvolvimento urbano e rural, é discutir o texto base da Conferência Nacional das Cidades. No dia 19, os inscritos serão divididos em grupos para apresentação e votação das propostas relacionadas a um dos cinco eixos propostos.

As inscrições prévias podem ser feitas até o dia 16/05/2013, na Superintendência de Habitação (SHAF), das 10h as 16h, no subsolo da sede da Prefeitura Municipal.

Os interessados em participar como delegados devem comparecer munidos de: 
 
 a) Oficio da entidade que representará, em papel timbrado, acompanhado de:
 

Ata da eleição da diretora ou presidência atual, registrada em cartório e autenticada;
Comprovante de inscrição e de situação cadastral no CNPJ (Cadastro Nacional
da Pessoa Jurídica) – obtido no site da RFB (Receita Federal do Brasil).

Os interessados em participar como observadores devem comparecer e preencher um formulário.

No evento, também serão eleitos 64 delegados - representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano e entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de conselhos profissionais e organizações - que irão participar da Conferência Estadual.

Giovanni Guidone
Presidente da Conferência
 
Cartilha da Conferência das Cidades:
 

Atenção, turma!

Na Rua Floresta Miranda, nas imediações do nº 257, no Centro de Nova Iguaçu, há m buraco que está aumentando gradativamente.

Interessante

Através de uma ideia dada por uma pessoa ao governo municipal, Tinguá poderá sediar um grande evento típico deste período junino. Vamos aguardar a confirmação!

14.5.13

Distrito Industrial

              Distrito industrial de Nova Iguaçu deverá ter 40 fábricas de grande porte

     O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, deu o primeiro passo, hoje, para a criação de um distrito industrial no município. Pela manhã, ele se reuniu com diretores da Eletrobras/Furnas para negociar a permuta de uma área de 805 mil metros quadrados, que fica no limite com Queimados, para a instalação do complexo, que ficará em uma área de três milhões de metros quadrados, e abrigará cerca de 40 fábricas de grande porte. O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, e representantes da estatal sobrevoaram a área.
     De acordo com Nelson Bornier, o distrito irá gerar cerca de 40 mil empregos, recuperando assim o poder industrial do município, que perdeu fábricas por causa das emancipações de Queimados, Japeri, Belford Roxo e Mesquita, na década de 90. “Acredito que em um ano implantaremos o distrito, que ficará na Rodovia Presidente Dutra (sentido São Paulo Rio), entre os viadutos de Queimados e Austin”, disse Bornier, que conversou com o governador Sérgio Cabral solicitando a redução da alíquota do ICMS de 18 para 2% .
     Com as emancipações, Nova Iguaçu perdeu diversas indústrias de nome no mercado nacional como a Kaiser, Cimento Liz, Pumar (fábrica de guarda-chuvas) e a Bayer, entre outras. O município ficou ainda sem o Porto Seco (depósito alfandegado que armazena mercadorias), que passou a pertencer a Mesquita.
     O superintendente de Planejamento de Furnas, Haroldo Batui Ricardo, enfatizou que a empresa tem interesse em facilitar a permuta da área com a Prefeitura. Antes de sobrevoar a área com Giovanni Guidonne, ele destacou que 800 mil metros quadrados serão suficientes para que Furnas construa uma subestação de energia, que abastecerá a capital e a região Metropolitana do Rio. “Estamos conversando com a Prefeitura e acredito que as negociações irão evoluir de forma que contemple as duas partes”, resumiu.
O presidente da Câmara, Mauricio Moraes, participou da reunião. 



                                                    Foto: Charles de Souza
Maurício Moraes, Haroldo Batui, Nelson Bornier e diretores da Eletrobras/Furnas conversaram sobre a permuta da área para a construção do distrito industrial