29.7.11

A pedido dos verdinhos!

Chega de descaso no Ambiente de Nova Iguaçu!!!!!!!!!!!!!!

No dia 25 de julho de 2011, às 14 horas na sala de reuniões da Coordenadoria de Conselhos Municipais no Município de Nova Iguaçu, esteve reunido o Conselho de Ambiente do Município em sua reunião ordinária.

Nesta reunião o 3º setor representado pela sociedade civil entregou oficio de afastamento coletivo a presidente do Conselho e atual secretária de Ambiente do Município de Nova Iguaçu a senhora Elane Frossard Barbosa.

Tal afastamento coletivo, deve-se ao fato de que o Conselho de Ambiente do Município criado de forma legal, não vem cumprindo com o seu papel para com a sociedade. Não é dado a devida transparência nas informações relativas ao Ambiente no Município de Nova Iguaçu aos Conselheiros, mesmo quando estes cobram de forma oficial.

Vários inquéritos estão no Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro por irregularidades em relação ao Ambiente, e atualmente, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente a DPMA, este cumprindo mandado de busca e apreensão na secretária de ambiente do município relativos a irregularidade em licenciamento referentes a instalação de uma fábrica de concreto.

A sociedade civil do 3º setor nunca comungou com as irregularidade que vem acorrendo no município nas questões ambientais, basta saber dos inquéritos existentes no Ministério Publico e os relatos contidos nas ATAs das reunião do Conselho de Ambiente, registrando as insatisfações dos Conselheiros, que a todo hora reclamam da falta de transparência nas ações da gestão da secretaria de ambiente municipal.

O afastamento da sociedade civil continuará até que a normalidade e a legalidade retorne ao Conselho de Ambiente Municipal.

O oficio do afastamento, bem como outras informações sobre as irregularidades que vem acorrendo no Município de Nova Iguaçu na pasta de Ambiente, serão encaminhados para a DPMA, Secretaria Estadual de Ambiente, Conselho Estadual de Ambiente, Secretaria Estadual de Fazenda e o Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro; solicitando que seja reincidido o Convênio do Estado do Rio de Janeiro para com o Município de Nova Iguaçu nas questões dos licenciamentos a qual o município tem o direito de realizar e também será solicitado o cancelamento dos repasses de recursos do ICMS Ecológico a qual o Município tem direito.

Tais solicitações serão encaminhadas devido aos descumprimentos das condicionantes referentes ao citados, que o município de Nova Iguaçu não vem cumprindo onde podemos citar:

Lei 5.100/2007 (Lei do ICMS Ecológico)
Art. 3º - Para beneficiar-se dos recursos previstos nesta Lei, cada município deverá organizar seu próprio Sistema Municipal do Meio Ambiente, composto no mínimo por:

I - Conselho Municipal do Meio Ambiente (a sociedade se afastou coletivamente do conselho existente);

II - Fundo Municipal do Meio Ambiente (ninguém sabe de sua existência) ;

III - Órgão administrativo executor da política ambiental municipal (não possuí estrutura mínima);

IV – Guarda Municipal ambiental (até o momento não existe).

A sociedade civil espera poder contar com o apoio de todas as pessoas de bem, e que estas se solidarizem com aqueles que as representam no Conselho de Ambiente.

Esperamos que o envolvimento de atores públicos externos a questão, possam dirimir a mesma, retomando a normalidade, fazendo com que o Conselho de Ambiente do Município de Nova Iguaçu posa cumprir com o seu papel para que nós Conselheiros de Ambiente, possamos retornar ao espaço a que temos direito.

Saudações socioambientais

Gilvoneick de Souza José - DAMGEMT / Rede Ambiente TV / APEDEMA RJ

Um comentário:

ADRIANO NAVAL disse...

3º MINI-SEMINÁRIO DO PROJETO IGUAÇU

3º ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O SEMINÁRIO MAIOR
CONVOCAÇÃO
LIDERANÇAS E MORADORES DOS BAIRROS:

Carmari,
Engenho Pequeno,
Jardim Tropical,
Kennedy,
Nova América,
Rancho Novo,
Viga e
Vila Operária.

DIA: 05 de agosto de 2011 (sexta-feira).
LOCAL: Igreja Assembleia de Deus
Rua Espírito Santo, nº 343 - Viga.
Ref. Em frente ao Campo Carioquinha
HORÁRIO: 16h00min as 18h00min.

Projeto Iguaçu – Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu/ Botas e Sarapuí, também serão discutidos assuntos do PAC 2, PAC DOS VALÕES e HABITAÇÃO (questões das famílias ribeirinhas).

NOTA: Salientamos que a Igreja Assembleia de Deus apenas cedeu o espaço físico em benefício da comunidade e o encontro não contem nenhuma finalidade político-partidário.

PÚBLICO ALVO: Lideranças e moradores dos bairros: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

ORGANIZAÇÃO:
Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu
Membros da Comissão:
Adriano Naval (Jd.Pernambuco), Gilvoneick Souza (APEDEMA) e Alcy Maihoní (Danon).

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O Comitê Local de Acompanhamento nº 02 – Rio Botas/Nova Iguaçu que agrega os três agrupamentos de bairros a saber:

Agrupamento A: Bairro da Luz, Comendador Soares, DANON, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Ouro Verde, Ouro Fino e Rosa Dos Ventos;
Agrupamento B: Cerâmica, Chacrinha, Jardim Iguaçu, Moquetá, Ponto Chique, Posse e Santa Eugênia;
Agrupamento C: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

Na Audiência Pública na Câmara Municipal de Nova Iguaçu no dia 14 de abril de 2011, foi declarado pelos gestores deste Projeto, diante de todos os presentes o que nós desta comissão já sabiamos que o Estado (INEA) infelizmente não reconhece este Comitê (CLA nº 02), contrariando assim a própria Lei vigente. Por este motivo é que foi criado esta Comissão de Acompanhamento de Nova Iguaçu que representa todos os bairros supracitados. Vejo como unica saida para que nossos bairros e Nova Iguaçu seja contemplado com obras de infraestrutura, objetivando minorar os efeitos nocivos das fortes chuvas de época é justamente a prática da UNIÃO. Foi dado um grande NÓ em Nova Iguaçu e cabe a nós desatar este nó.
Postado por Administrador às 20:45 0 comentários