7.7.11

Aos interessados no Aeródromo‏

Por Emplumadinho

O diário oficial da união de hoje traz, na página 208 da seção 3, uma publicação da Prefeitura de Nova Iguaçu informando que a ata da audiência pública que discutiu o edital para construção do Aeromóvel e reativação do Aeródromo (antigo Aero Clube) estaria disponível no site da prefeitura.

Pois bem: não há ata alguma no site. O que existe é a possibilidade de cadastramento para recebimento, por e-mail, da minuta. Um amigo do blog se cadastrou e, quando baixou o arquivo, ele estava corrompido. Espero que os dois problemas sejam resolvidos, para atendimento ao princípio da transparência no trato das coisas públicas.

Mas, já que a prefeitura tocou no assunto, vamos falar destes projetos.

Tenho informações de pessoas do governo que me disseram que o interesse mesmo é no Aeródromo. Segundo estas mesmas fontes, o vencedor da licitação já estaria inclusive "escolhido". Não falei nada antes porque ficaram de me dar o nome da empresa "vencedora" , e eu queria postar tudo junto.

Todos no governo sabem que o Aeromóvel é um sonho distante de ser realizado, mas eles sabiam que se fizessem a licitação do Aeródromo sozinha iria atrair mais interessados. Assim, criaram outro projeto, muito mais chamativo, para desviar as atenções do que realmente interessa.

No meu entender, só tem um problema: O inciso XI do artigo 195 do Plano Diretor publicado no diário oficial de 29 de junho diz que "Lei Municipal definirá o plano de ocupação e utilização da área compreendida pelo Aeródromo de Nova Iguaçu, considerando sua vocação para o lazer, esporte, educação e cultura.".

Alguém poderia, por favor, me citar um, apenas um, aeroporto que faça parte de uma área de "lazer, esporte, educação e cultura" ?

No meu entender, como está, o Plano Diretor inviabiliza a utilização comercial do Aeródromo. A não ser que a Prefeitura faça uma Lei alterando o recém-criado Plano Diretor.

Agora, se quiser, deixa como está. Quando os promotores pedirem o embargo das obras, eu volto aqui e digo: "eu te disse, eu te disse"...

Nenhum comentário: