8.7.11

Finalmente

Por Claudia Maria

Finalmente se tomou alguma iniciativa no combate à dengue.

Nova Iguaçu testa armadilha contra dengue Nova Iguaçu é a única cidade da Região Sudeste que está participandodo “Projeto de Avaliação de Armadilhas para a Vigilância Entomológicado Aedes aegypti”. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério daSaúde e a Fundação Oswaldo Cruz, e no município conta com a parceriada Prefeitura e da Secretaria Estadual de Saúde.
Agentes de endemia dacoordenação municipal de Vigilância Ambiental participaram na quarta equinta-feira (dias 6 e 7 de julho) do treinamento para iniciar a novaestratégia de combate a dengue em três localidades iguaçuana. O projeto também está sendo realizado nas Regiões Norte, Nordeste eCentro Oeste do Brasil e tem o objetivo de avaliar, em campo, quatrotipos de armadilhas, na iniciativa mais ampla do gênero já praticadano país.
“Das armadilhas, três são para o mosquito adulto e uma paracoleta de ovos. Com este trabalho poderemos avaliar se é possívelutilizar essas armadilhas para determinar o índice de infestação porAedes aegypti. Depois da avaliação inicial os dados serão analisadospela Fiocruz, assim como o custo/benefício para a utilização dasarmadilhas no Programa Nacional de Controle da Dengue, como indicadorde índice de infestação”, explicou o pesquisador do Instituto OswaldoCruz (IOC/Fiocruz) e palestrante do treino, José Bento Pereira Lima.

Nenhum comentário: