22.7.11

Mais sobre o Aeromóvel e o Aeródromo‏

Por Emplumadinho

No dia 7 de julho, no post "Aos interessados no Aeródromo",manifestei aqui a minha opinião de que o Plano Diretor publicado nodia 29 de junho praticamente inviabiliza a criação de um aeroporto aser explorado comercialmente na área do Aero Clube, pois, em seuartigo 195 inciso XI, consta que "Lei Municipal definirá o plano deocupação e utilização da área compreendida pelo Aeródromo de NovaIguaçu, considerando sua vocação para o lazer, esporte, educação ecultura.".

Ainda questionei: "Alguém poderia, por favor, me citar um,apenas um, aeroporto que faça parte de uma área de ´lazer, esporte,educação e cultura´ ? ". Pois bem: hoje quero falar um pouco mais sobre o Aeródromo, uma vezque já li o edital da licitação e uma parte dos documentos do projeto.Não vou filosofar sobre nada, apenas apresentar números e suas fontes.Cada um que tire suas próprias conclusões:

1)Apesar de ser um único edital para o Aeródromo e o Aeromóvel, as propostas podem ser apresentadas individualmente, ou seja, um deles pode nem ter interessados;

2)Dados do site da Supervia dão conta de que os seus 589 trens,percorrendo 110 itinerários e atendendo 12 municípios, transportam 540mil pessoas por dia, ao custo de R$ 2,80 por passagem. Segundo apágina 114 do "Estudo Sistêmico Aeromóvel" obtido no site daprefeitura, seus cinco trens transportarão 107.881 passageiros por dia, a uma tarifa de R$ 1,89.

3)Para transportar 107.881 passageiros por dia, o Aeromóvel teria quetransportar 4.495 pessoas por hora, durante as 24 horas do dia.Pergunto: haverá demanda ? Afinal, quem mora em Vila de Cava, Tinguá eAdrianópolis, por exemplo, terá que saltar na estação de Santa Rita epegar um ônibus. Não será mais fácil pegar um ônibus direto de NovaIguaçu ?

4)Cada um dos cinco trens do Aeromóvel têm capacidade para 389 passageiros, ou seja, em cada viagem podem levar no máximo 1.945pessoas. Assim, sabendo-se que só no Centro de Nova Iguaçu teremosoito estações, haverá condições de mais de 2 viagens por hora, paratransportar quase cinco mil pessoas neste período ? Por fim, uma perguntinha: como a Supervia, com números tãograndiosos, cobra quase R$ 3 de tarifa e o Aeromóvel vai cobrar menosde R$ 2 ? Continuo estudando os documentos, e depois apresento mais dados.

Um comentário:

Unknown disse...

Olha, pesquise, pesquise e não achei, nada sobre nada,sobre o tema em seu post. Porque "eles" não abrem logo o jogo,que desejam cormecializar este grande terreno,que se chama de aéroporto de Nova Iguaçu,que nunca teve em sua existência trafégo de aviões de passageiro.Exemplo o aéroporto de Jacarepaguá.Vamos logo,passar este entraveda cidade para inicitiva privada. Cabe ali dentro um novo centro comercial e empresárial.
EM TEMPO - Para não ser injusto com o aeródromo,já decolou um avião do tipo cesna com prefixo PT, levando uma famosa mala de dolares para pagamento de um suposto dossier,contra um adversário político deste atual governo federal. Fez parte do oito anos do governo do beijoqueiro.