23.1.08

O passado

Amanhã, caros amigos, tentarei postar o artigo escrito por D. Adriano Mandarino Hypólito, em 27 de setembro de 1976. Com riquezas de detalhes, D. Adriano relata, em seu artigo, como foi a noite da quarta-feira, em 22 de setembro do mesmo ano. Nesta noite, D. Adriano foi sequestrado, espancado, abandonado nu e pintado de vermelho, em uma rua de Jacarepaguá. O artigo preparado por ele tem, aproximadamente, cinco laudas de história. Sabemos que isso é um texto grande para um blog, mas vale ressaltar que a importância de socializar a história é maior ainda. Aos que se interessarem, que leiam.
A iniciativa deste Blog em resgatar fatos acontecidos na época da opressão, é que este ano o Ato Institucional nº 5 (AI-5) completa 40 anos de história. Por essa razão, entre outras, estou coletando histórias desse período para (quem sabe?), publicar um livro sobre a importância de alguns personagens, iguaçuanos ou não, em resistir aos "anos de chumbo".
Espero que o resgate dessas histórias também possa servir para ruborizar algumas faces que fizeram parte dos movimentos sociais, hoje completamente massacrado por interesses mesquinhos, servindo de exemplo como um tempo onde os interesses coletivos se sobrepunham às vantagens imediatas e pessoais.
Só para citar um exemplo das histórias que estamos resgatando, contaremos onde a hoje renomada colunista Teresa Cruvinel ficou escondida, quando escapou dos "braços fortes" das forças opressoras. Daremos o endereço. Cruvinel, hoje, está no governo federal como a responsável pela TV Brasil.
Espero que o trabalho deste Blog possa servir para mostrar como era resistente a nossa Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: