25.1.08

Mais História

A reação do prefeito Aluízio Pinto de Barros ao golpe de 1964

Na edição de número 2.458, datada de 26 de abril de 1964, o valente jornal Correio da Lavoura publicou, em sua capa, uma manchete onde o então prefeito Aluízio Pinto de Barros, considerado um progressista, que concedia um aumento escalonado de 100% para os servidores da então Nova Igaussú (grafia da época). Esse aumento, na verdade, mostrava que o prefeito já fizera a previsão do que lhe aconteceria em razão do golpe militar de 1 de abril de 1964. A manchete do semanário foi a seguinte: “Aumento para o funcionalismo será na ordem de 100 por cento”.
Ligado aos setores mais da esquerda e porterior ao dia 14 de abril de 1964, data em que marca a cassação do vereador iguaçuano e comunista Ismael Ramos, Aluízio Pinto de Barros resolveu publicar um artigo para a população iguassuana (grafia da época). Este artigo assinado pelo então prefeito também foi publicado na capa do Correio da Lavoura, o que mostra o posicionamento do jornal contrário ao golpe militar. Mas, conforme revela o texto de Aluízio, tal artigo também serviria para acabar com boatos malidecentes e reafirmar o seu papel de defensor democracia.
Dias depois do artigo publicado, o prefeito foi afastado e quem assumiu foi o seu vice, João Luís do Nascimento, que de acordo com pessoas que acompanharam a sua administração, ele fez um bom governo.
Vejamos o artigo:

DO PREFEITO AO POVO IGUASSUANO

Nesta hora democrática, em que todos se manifestam por palavras seus propósitos e pensamentos, não posso silenciar-me. E trago uma palavra de tranquilidade e fé na democracia.
Após o período de instabilidade, em que o povo assistiu, entre estarrecido e assustado, à infiltração maquiavélica, nos mais diversos quadros administrativos brasileiros, de pessoas interessadas na subversão da ordem pública e, pior que tudo, na alteração da própria estrutura democrática de nossas instituições, contrariando o sentido de pensar de nosso povo, buscando implantação de regimes em dissonância com nossa tradição e história, minha palavra de confiança nos destinos democráticos de nossa Pátria não poderia faltar, sob pena de interpretações maldosas.
E manifesto-me dentro do paradigma que sempre me norteou. Paradigma de democracia, de liberdade; paradigma de respeitos às instituições democráticas. Nunca, quer por atos, quer por pensamentos, quer por formação cohonestei procedimentos contrários à nossa tradição democrática. E, por isso, principalmente por isso, sinto-me muito à vontade para manifestar-me publicamente. Em meu governo, por exemplo, procurei cercar-me de auxiliares, requisitados no melhor de nossa sociedade, pessoas capazes e honestas, com passado e respeito do qual nenhuma dúvida poderia preocupar-me.
Minhas atitudes, à frente da Prefeitura, foram sempre em busca de solução para os graves problemas municipais. Preocuparam-me sempre os problemas administrativos e não os políticos, daí a razão do apoio que venho recebendo das diversas correntes políticas nesta cidade.
E espero contar sempre com êsse apoio, na ânsia de bem encaminhar a administração, pautando nossa atitude dentro do melhor sentido democrático, longe, distantes das doutrinas extremistas, que visam solapar a democracia em nossa terra.
E, com esteio nos verdadeiros democratas, nos que amam a Pátria deveras, nos iguassuanos preocupados com nossos problemas, nos industriais, nos comerciantes, nos representantes das diversas profissões liberais, nos trabalhadores e no povo que querem a grandeza de nosso Município, haveremos de engrandecê-lo, levando, outrossim, nossa parcela de contribuição a essa obra grandiosa de restauração democrática, porque, antes e acima de tudo, está nossa Pátria. E que cada um dê um pouco na grandiosa altura a que faz jus pelo valor de seu democrático povo.

Nova Iguassú, 20 de abril de 1964.
ALUÍZIO PINTO DE BARROS
Prefeito

Nenhum comentário: