17.1.08

Desabafo

Nova Iguaçu completou 175 anos de fundação. No entanto, esta cidade rica em sua história, não possui um museu. Isso é lamentável. É a comprovação de que nossos governantes, ao longo dos anos, nunca deram valor às nossas histórias. Se não fosse nossos historiadores, como o professor Ney Alberto, o historiador e pesquisador Antônio Lacerda de Meneses, do Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu, entre outros, nosso passado estaria jogado no lixo. Atualmente, só para vocês terem uma idéia, Lacerda está pesquisando as raízes de Machado de Assis em Nova Iguaçu. Enquanto ele trabalha e sofre por não ter patrocínio para publicar um livro, segue a secretaria de Cultura acreditando que o Espaço Cultural Sylvio Monteiro é maior do que a nossa história. Neste chão iguaçuano muitas histórias aconteceram, sem que hoje nossos alunos tenham o direito de conhecê-las. Seria interessante que essas pessoas que militam no campo cultural fizessem uma campanha, um abaixo-assinado ou coisa parecida, na luta pela conquista de um museu.
Voltando a falar da secretaria de Cultura, é preciso dizer que ela tem que parar de ser uma secretaria de cerimonial. Ou melhor: uma produtora de eventos. O Lontra que está na titularidade da pasta, poderia fazer mais coisas se não fosse a obrigação de servir, cegamente, as determinações de Maria Antônia, que acredita que o Bairro-Escola está acima do nosso passado. É que este governo deve acreditar que Nova Iguaçu só passou a existir depois da eleição de Lindberg. Assim como os portugueses, ele trouxe pessoas de fora para nos colonizar, como se aqui fosse uma tribo de índios que não tiveram contato com a civilização. É vergonhoso! É lamentável! É repugnante!
Nova Iguaçu, terra-mãe da Baixada Fluminense, é rica e grande que não consegue ser alcançada pelas mentes brilhantes que norteiam este governo. Ela merecia como presente, nos seus 175 anos de fundação, um museu à sua altura. Algo que pudesse dar ao nosso povo o orgulho de poder ver o seu passado. O orgulho de dizer que nós somos muito importante na história do Brasil. Pouca gente sabe que foi um iguaçuano, nascido em Marapicu, que foi o responsável pela educação (era tutor) de Dom Pedro II, que na sua época era considerado um dos imperadores mais sábios. Até quando vamos nehar este direito ao nosso povo???
Tenho amigos na secretaria de Cultura e quero crer que no íntimo, lá onde mora o silêncio da reflexão, eles também sofram com isso. Que seja respeitada a nossa memória.

Nenhum comentário: