7.1.08

Nossa história

Estamos próximo de comemorar os 175 anos de Nova Iguaçu, que se celebra dia 15 de janeiro. Porém, pouco se sabe sobre os festejos preparados pela prefeitura. Uma fonte me disse que teremos o show de Zezé de Camargo e Luciano, aquela dupla sertaneja que fez a campanha de Lindberg Farias. Se isso for confirmado, tenho quase certeza de que os "caipiras" vão falar que o governo está bom, que está ótimo. Um forma de campanha indireta, sendo que diretamente. É mais um evento, que não deixa de ser bom. Mas, como ficam as outras questões?
A secretaria de Cultura, que deveria estar se dedicando no resgate da história de Nova Iguaçu, na verdade só tem como preocupação o Bairro-Escola, programa desenvolvido pelo governo para colocar no currículo de Maria Antônia tal feito. Ela e consultora, em Minas, de uma rede de escolas particulares.
Voltando a falar da secretaria e do aniversário de Nova Iguaçu, parece que ficaremos a ver navios. Pelo que vejo nas ruas, não há a divulgação, via cartaz, da programação da festa. Aliás, sei que haverá a tradicional corrida. Você paga R$ 10 e terá direito ao "kit Corredor". Deve ser uma camisa e um boné. Mas só corre se pagar.
Confesso que esperava que o prefeito Lindberg Farias fizesse uma grande festa, marcada por grandes eventos e anúncios. Mas, acho que será empurrado o Zezé e o Luciano na goela do povo e pronto. Tudo está maravilhoso.
Ao completar 175 anos, o Município se faz merecer algo mais grandioso. Um livro, exposições, shows variados e uma programação que pudesse projetar Nova Iguaçu não só para o seu povo, mas também para outras terras.
Parece que festa que está sendo organizada para a cidade será menor que os amigos de Nelson Bornier pretendem fazer para o deputado. Bornier faz aniversário no dia 14, véspera do aniversário de Nova Iguaçu. Talvez só não fará uma festa grandiosa como a do ano passado em razão do falecimento da sua mãe, dia 24 de dezembro. Caso contrário, acredito que a festa dele seria maior do esse governo está preparando para celebrar os 175 anos da "Terra dos Laranjais".
Mas, voltando a falar da importância desta data, não posso deixar de imaginar as escolas. Os alunos recebendo livros contando a história de Nova Iguaçu seria um sonho. Mas, nada há de se fazer!
Essa falta de visão do prefeito em valorizar mais as nossas raízes, mostra o quão distante ele se faz delas. Olha que eu tentei alertar há tempos passados, quando publiquei neste Blog uma parte pequena da Condessa de Iguassú. Mas, eles sequer tivaram a percepção para entender que isso era importante. Aliás, nossa história para esse governo não é importante. Tanto é que quem está tratando disso é um departamento de eventos e não a secretaria de Cultura. Essa comemoração deveria ser do governo, do povo e das massas.
O ex-prefeito Mario Marques (PSDB), no seu último ano de governo, pelo menos fez um livro sobre os 172 anos de Nova Iguaçu. Digo pelo menos em razão deste livro, que foi confeccionado com o dinheiro público, só ter sido à elite. Mas, a "elite" era a marca do governo de Mario Marques.
Sei que ainda da tempo para preparar muita coisa para a semana que vem. Por esse motivo estou colocando esta nota hoje. Sei que o prefeito lê este Bolg, portanto peço: Lindberg Farias, não jogue uma pá de cal em nossa história. Ela é maior que o seu governo.

Um comentário:

Tigu Guimarães disse...

Almeida: uma boa recomendacao para o Governo seria incluir o livro do Zé Ronaldo no curriculum da educacao municipal..eh um excelente livro e traz a historia para a baixada e a baixada para a historia do brasil.
Tigu