23.1.08

Epitáfio

Por Claudia Maria

Eu disse que só me pronunciaria sobre a saída da super secretária quando saisse em Diário Oficial. Agora que já saiu vamos ao epitáfio:

Aqui jaz aquela que conseguiu enganar pouca gente por pouco tempo mas não muita gente por muito tempo. Aqui falece uma boa profissional da Educação mas que se deslumbrou com um governo que podia ser muito e pouco conseguiu. Aqui está sepultada uma pessoa que levou com ela a esperança de muitos funcionários e pessoas inocentes que acreditaram em um governo de esquerda. Nesse adeus não poderíamos deixar de lembrar as vítimas da má gestão dessa senhora. As gestantes que perderam seus filhos por falta de atendimento. Os pais que perderam suas filhas gestantes pelo mesmo motivo. Não podemos deixar de lembrar os funcionários das clínica conveniadas que não conseguiram dar um presente aos seus filhos no fim de ano. Não puderam ter uma ceia como mereciam por causa da má gestão dessa senhora. Não podemos deixar de lembrar as crianças que ficaram fora de sala de aula, as mães que precisaram dormir nas filas para conseguir uma vaga na rede pública. Em fim, essa senhora representou bem esse governo covarde que se esconde atrás de uma bandeira de esquerda já machada pelo sangue de muita gente dessa terra. Meus sentimentos à todas as suas vítimas e espero que na nova caminhada que essa senhora terá pela frente encontre pessoas capaz de enfrentá-la à altura. Em meu nome posso dizer apenas: JÁ VAI TARDE!!!

3 comentários:

Marco disse...

É Curioso ver como figuras da política iguaçuana usam sempre o mesmo expediente para se manter no “poder”. Um exemplo disso é a cara-de-pau do Sr. Rogério Lisboa, que em sua “trajetória” se locupletou de forma oportunista e covarde traindo seus aliados, sempre que lhe convinha as circunstâncias.
O PDT (dos Gama), Walney Rocha (um dos padrinhos políticos) e Nelson Bornier, só para mencionar alguns nomes. Agora, a oito meses do próximo pleito municipal, o moço que foi eleito deputado federal, usando e abusando do apoio político do atual prefeito, diz que é independente futebol clube e quer que o mundo se “exploda” pois ele “já é” (horrível essa expressão - peguei emprestado do Marotte) candidato a prefeito de Nova Iguaçu.
Durma com um barulho desse!

Unknown disse...

Por coincidencia,estava justamente pesquisando Informação em Saúde sobre Saúde Materna quando lí esta última postagem no BLOG.
Assim, não poderia deixar de comentar esta notícia fornecendo subsídios sobre o que está sendo comentado.
Quando são mencionadas as gestantes...esta realidade é bem mais assustadora do que se possa imaginar. As ultimas Taxas de Mortalidade Materna oficiais para Nova Iguaçu datam do ano de 2005 e envolvem os períodos de gravidez, parto e puerpério.
“Morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devida a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não devida às causas acidentais ou incidentais” (Organização Mundial de Saúde,1997).
Para cada 100.000 (cem mil) nascidos vivos morrem 14 mulheres residentes em Nova Iguaçu por “Causa Materna”. (FONTE: SIM- Serviço de Informação Sobre Mortalidade / Ano 2005)
Mesmo não tendo ainda disponíveis os Indicadores de Mortalidade Materna para 2006 e 2007 (SIM), alguns Dados e Indicadores de 2007 podem ser verificados no SIH- SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR revelam que estes valores de Mortalidade Materna não devem ter mudado muito. Estes valores do SIH dizem respeito exclusivamente à Mortalidade por Procedimento Obstétrico pago pelo SUS no universo de internações.
Procedimentos Hospitalares do SUS - Por Local de Residência
Município de Nova Iguaçu
De Nov/2006 a Nov/2007
Procedimentos Obstétrico: Partos Normais, Partos Cesáreos, Abortamentos, Outras Intervenções Obstétricas (Grupo 35), Outras Intervenções Obstétricas (Grupo 69)
Total de Internações - 12.702
Valor Total – R$ 4.770.778,63
Taxa de Mortalidade - 0,03 %

Compare com 2005
De Nov/2004 a Nov/2005
Total de Internações - 14.229
Valor Total – R$ 4.646.862,23
Taxa de Mortalidade - 0,06 %

De 2005 para cá a Taxa de Mortalidade por Procedimentos Obstétricos não teve alteração significativa e é apenas um fator dentro da Mortaldade Materna.Esperamos que a atual Gestão da SEMUS-NI privilegie a Saúde Materna, já que o Município assinou no ano de 2006 o “Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal” e construa com eficácia uma gestão de saúde e de vida rompendo com os rastros de doença e de morte.

Confira os Sistema de Informação em saúde e faça tabulações.
SIM - Serviço de Informação sobre Mortalidade
http://www.saude.rj.gov.br/cgi/deftohtm.exe?cgi/docrj.def
SIH-Sistema de Informação Hospitalar
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/prrj.def

** Recorram ao SIM/SINASC do município para solicitar informações mais atualizadas sobre Mortalidade na Base de Dados locais, pois as informações ON LINE do SIM/SINASC são provenientes do Banco de Dados da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e demoram mais a serem lançadas, pois aguardam as informações oriundas de todos os municípios do estado do Rio de Janeiro.

Flaminio Freitas _ Cidadão e Profissional de Saúde.

Unknown disse...

ERRATA:

Neste comentário sobre Mortalidade Materna, a quantidade de mulheres que morrem por "Causa Materna" é de "140,8" para 100.000 nascidos vivos (e não "14").
Flaminio Freitas