19.4.12

“VEREADORES DE OCASIÃO”

Por Carlos Gilberto Triel

O Brasil é o único país em que o vereador é pago. Até 1977 somente os das grandes capitais recebiam para fiscalizar os atos do prefeito. Aí, o General Geisel que fechara o Congresso, resolveu fazer média com os políticos e todos passaram a ser remunerados.

Agora mesmo em São Paulo, quiseram usar o Tiririca como moeda de troca e por muito pouco o cidadão não sentiu a ameaça de ter o palhaço como candidato a prefeito. O que, segundo ele próprio, poderia ser mal interpretado e manchar sua “linda” eleição em 2010.

Aqui, a versão marxista do pagode quer o melhor para Nova Iguaçu e a isso se deu o nome de “projeto”. Não obstante, o fato de já terem camaradinhas pendurados nos cabides de empregos do governo federal, não faz por menos, querem iguais pesadelos para todo o Brasil.

Quando se vê Conselhos Municipais para os mais variados gostos e tamanhos, fica-se a perguntar para quê serve nossos vereadores? Dar nomes a ruas? Opinar assuntos chupados de análises de terceiros? Ou para empregar cabos eleitorais a torto e a errado?

Na época do prefeito Lindberg, os pré-velhinhos do faço e apeteço, não levantaram uma vez sequer a voz contra os desmandos do cabra. Creches, escolas e hospitais foram fechados e, de quebra conseguiram inverter a lógica do dinheiro do PREVINI.

Em busca da sobrevida nos seus atuais empregos, estiveram no Hospital da Posse, indignados com o fechamento da maternidade. Depois, se mandaram saltitantes para o Rio querendo saber o que a prefeita fôra tratar com o secretário de Saúde do Estado.

É de uma obviedade patética o que se faz em ano eleitoral. Tiveram desde o início do governo Sheila tempo de sobra para correr atrás do prejuízo do povo, mas se limitaram a negociação de cargos e, só agora, sem nenhum pudor, decidem ser vereador de fato.

Reféns da segurança que criaram para subsistência de suas vidas estão nas mãos do bicho solto cevado pelas asas da imaginação. E quando expulsos da vida pública pelo voto renegado é que se compreenderá o quanto poderia ser se não se achassem com direitos especiais.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. http://www.tropical830am.com.br/

5 comentários:

Pedro Hermes disse...

Parabéns amigo pela matéria.
Vergonhosamente em ano eleitoral,políticos de profissão ou ambição, transbordam hipocrisia e demagogia, com tanta bondade e compreensão para com suas vitimas, o povo.
Até uma assessora do vereador Fernando Cid, me ligou ontem para marcar uma visita do vereador em minha comunidade.Porque só agora ?Deveria ter aparecido aqui,quando junto com Lindberg destruiam Nova Sucupira.
Parabéns a voce,Claudia Maria e Almeida, pela verdade, sem maquiagem.

Centro Caribeño de Cultura y Comunicación para el Desarrollo disse...

Informacaoa errada: Muitos outros países remunerao seus vereadores(regidores en español). Mas acho que o problema nao está em remunerar, a questao é se estao trabalhando para o que recebem...

Unknown disse...

MUITOS APLAUSOS

Tigu Guimarães disse...

Afirmacao pouco correta: em muitos outros países os vereadores(regidores em espanhol) sao remunarados ou recebem algum tipo de ajuda economica para servir como pagamento.

Unknown disse...

Você sabia que alguns países vereadores não recebem salário ...
www.blogfan.com.br/voce-sabia-que-alguns-paises-vereadores-nao-r...
2 dias atrás – Você sabia que em algumas cidades do mundo, vereadores não ganham nada. É isso mesmo não tem salário, em alguns casos apenas ...

Você sabia que alguns países vereadores não recebem salário ...
www.blogfan.com.br/voce-sabia-que-alguns-paises-vereadores-nao-r...
2 dias atrás – Você sabia que em algumas cidades do mundo, vereadores não ganham nada. É isso mesmo não tem salário, em alguns casos apenas ...

Vereadores sem salários - Colunas - Notisul - um jornal de verdade.
www.notisul.com.br/n/colunas/vereadores_sem_salarios-33795
8 fev. 2012 – Engenheiro mecânico, o leitor Antônio Castilho Nunes enviou informações sobre países nos quais os vereadores não recebem salário.
A generosidade do Brasil com os salários dos vereadores « Blog do ...
www.blogdomax.com.br/a-generosidade-do-brasil-com-os-salarios-d...
23 mar. 2012 – Desde 1977 o Brasil é o único país no mundo que paga salário a vereador ... Os vereadores também recebem uma verba de gabinete para o ...