Setor de Cultura de Nova Iguaçu
terá investimento de R$ 8 milhões
Diego Valdevino
dvaldevino@gmail.com
Fotos: Marco Antônio Oliveira
A cultura de Nova Iguaçu nunca recebeu tanto incentivo. Na previsão orçamentária enviada à Câmara, mais de R$ 8 milhões foram reservados à cultura, o dobro da quantia destinada este ano. A medida foi considerada pioneira, após a prefeita Sheila Gama assinar o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. O secretário municipal de Cultura, Anderson Ávila, concedeu ontem uma entrevista ao Jornal de Hoje e falou sobre o orçamento de 1% que vai possibilitar investir na cultura pelos bairros, além de ampliar o fundo municipal de cultura e valorizar principalmente os artistas locais, entre outros projetos. Segundo ele, a prioridade para este ano é criar os núcleos de cultura e arte da cidade.
“A Câmara aprovou estes 8 milhões de investimentos para a cultura de 2012 e o mais significativo foi retomar a importância da cultura na cidade. É o maior orçamento da história de Nova Iguaçu. Vamos poder ampliar o fundo municipal de cultura, criar o centro de memória de Nova Iguaçu, desenvolver a caravana de cultura nas comunidades e realização de grandes eventos como em trazer artistas consagrados para se apresentar aqui, mas é importante frisar que vamos valorizar o artista local”, disse Anderson Ávila, mais conhecido como Anderson Batata.
O secretário ainda afirmou que vai realizar festivais de cultura nas escolas para descobrir talentos, além de valorizar a Casa da Cultura, que fica no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.
Batata também revelou que pretende melhorar o acervo da biblioteca municipal e a infra-estrutura da casa para adaptá-la aos portadores de necessidades especiais com rampas de acesso.
A Secretaria ainda vai executar o plano municipal do livro leitura discutido em conferência no ano passado. “O orçamento da cultura sempre foi em torno de 4 milhões e esse ano praticamente dobramos esse investimento. Segundo dados da Secretaria Estadual da Cultura Nova Iguaçu hoje é o município que mais investe em cultura. Com esta verba, também vamos recuperar os patrimônios da cidade, como a Fazenda São Bernardino e os bustos de Nova Iguaçu”, comentou Anderson Batata, para logo depois acrescentar: “Na Casa da Cultura, vamos inaugurar três galerias de arte e uma delas vai ganhar o nome de Valcir de Almeida”, afirmou.
2 comentários:
O POVO DE NOVA IGUAÇU, ESTÁ CANSADO DESTA HISTORIA, QUE VÃO REFORMAR A FAZENDA SÃO BERNADINO, E NADA ACONTECE NO PRÉDIO, QUE JÁ ESTÁ BASTANTE COMPROMETIDO. O ULTIMO GOVERNANTE, QUE VEIO COM ESTÁ CONVERSA DE REFORMA FOI O DESASTRADO EX PREFEITO "LINDINHO". RECEBEU POLPUDAS VERBAS FEDERAIS E NADA FEZ. ELE DEVERIA EXPLICAR ONDE FOI COLOCADO O DINHEIRO. OS VEREADORES, DEVERIAM FAZER UMA INVESTIGAÇÃO. MESMO QUE ACABE EM MASSA FEITA EM FORNO DE ALTAS TEMPERATURAS. ELES ADORAM QUEIMAR DINHEIRO NESTES FORNOS.
NÃO É HORA DE CRITICAS,E SIM DE ALEGRIA,POIS NA HISTORIA DE NOVA IGUAÇU NUCA EXISTIU UMA VERBA COMO ESSA PARA A CULTURA, VAMOS DEIXA O SECRETARIO COM A SUA EQUIPE TRABALHAR, SE DE ERRADO,LA NA FRENTE A GENTE CRITICA, SE DE CERTO,PARABENS PARA O SECRETARIO E SUA EQUIPE.....
Postar um comentário