18.1.12

Vejam o texto abaixo

O texto é da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores:

Sergio Cabral anuncia: “Fiquem tranquilos, os alunos continuam no Instituto Rangel”

Depois de dois meses de audiências e manifestações públicas, o grupo ‘as mães do Rangel’, os vereadores Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB), da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, e a conselheira tutelar Vera Abranches puderam comemorar: o governador Sergio Cabral afirmou, durante evento na cidade, ontem (17.01), que os alunos do ensino fundamental e da educação especial do Instituto de Educação Rangel Pestana não serão transferidos para as escolas da rede municipal. A emoção tomou conta do grupo após ouvirem Cabral.

- Até que enfim acabou nosso tormento. Uma grande injustiça foi corrigida. Agora, sim, minha filha está sendo tratada como cidadã. Em Nova Iguaçu, o Rangel é a única instituição de educação do governo que tem condições de educá-la – afirmou Vera Lucia, mãe da aluna Kelly Faria da Silva, de 15 anos, portadora de deficiência intelectual.

O sofrimento das mães começou em novembro do ano passado. Um comunicado da direção do Rangel, administrado pelo estado, avisava que elas deveriam indicar duas escolas do município de sua preferência. Para uma delas seus filhos seriam transferidos, conforme determinação da Secretaria estadual de Educação, em cumprimento da Lei 4528/05, que trata sobre o programa de municipalização do ensino do estado. O vereador Ferreirinha explica que o processo pode ocorrer até 2015, justamente para que os municípios se preparem para receber estes alunos. “Com toda certeza, eu posso afirmar que Nova Iguaçu, hoje, não tem condições de oferecer um ensino digno e de qualidade a estes estudantes, principalmente aos da educação especial”.

Nesta quinta, dia 19, às 10 horas, nova reunião acontece com os pais, no plenário da Câmara. “Nosso objetivo, agora, é acompanhar os pais na realização da matrícula no Rangel, e também avaliar a situação dos alunos das demais escolas estaduais, principalmente daqueles que moram no bairro Rio D’Ouro. Recebemos a informação de que eles estão sendo encaminhados para unidades na cidade de Queimados, pois em Rio D’Ouro não existem escolas municipais. Pelo visto, nosso movimento vai continuar”, disse

Nenhum comentário: