16.1.12

Release da Comunicicação da Câmara

"Em mais uma reunião com as mães do Instituto Rangel, escola estadual que fica em Nova Iguaçu e que está transferindo os alunos do ensino básico e educação especial para a rede municipal, a secretaria de Educação da cidade, Sandra Gusmão, admitiu que os pais não foram ouvidos sobre as mudanças, processo que teve início em julho do ano passado.

- Quando as negociações começaram eu não era a secretária (ela assumiu a pasta no final de 2011). Pelo número de reclamações, fica claro que a decisão foi apenas comunicada aos responsáveis dos estudantes. Vamos analisar a possibilidade de reavaliar, junto ao governo do estado, as transferências.

Em novembro passado, um grupo, hoje conhecido como ‘as mães do Rangel’, procurou a conselheira tutelar Vera Lúcia e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Carlos Ferreira (PT), buscando ajuda para que saída de seus filhos do Instituto não fosse concretizada. Um processo está tramitando no Ministério Público com denúncias sobre a incapacidade do município de absorver estes alunos.

Jane Peixoto, mãe de Ricardo Dias, de 10 anos e com deficiência intelectual, disse que seu filho não será cobaia. “Eles querem matricular meu filho na 4ª série da Escola Venina Correa. Ele não tem condições de estudar com alunos da rede básica. Sua mentalidade é de uma criança que está cursando o CA. Que condições pedagógicas Nova Iguaçu tem para educar meu menino? Não vou deixar que ele seja mal tratado. Dessa forma, é melhor ele sair da escola”, lamentou.

Nem a promessa da coordenadora estadual de inclusão da Secretaria estadual de Educação, Rita de Cássia Rodrigues, de que o Estado vai acompanhar todo o processo, foi suficiente para convencer as mães sobre a transferência. Amanhã, ‘as mães do Rangel’, acompanhadas pelos vereadores Ferreirinha e Fernando Cid (PCdoB) irão realizar manifestação durante o lançamento do Programa Renda Melhor em Nova Iguaçu, do governo estadual, e tentarão falar com o governador Sergio Cabral, que participará do ato. O lançamento acontece às 17 horas, na Vila Olímpica.

Nenhum comentário: