10.8.12

"MUITO AQUÉM DA FALA"

Carlos Gilberto Triel

Segundo o jornalista Ricardo Noblat, faltando um ano para a sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula se reuniu com José Dirceu e disse que só entraria em sua 4ª disputa com a certeza de ganhar e, naquela conversa se plantou a semente do mensalão.

Não queria mais competir por competir e, de que era preciso lutar com as mesmas armas do adversário. Todos os escrúpulos foram jogados na lata do lixo; do melhor marqueteiro, Duda Mendonça até o Palloci que prometera aos empresários a mesma política de FHC.

Lula compreendeu que em vez de continuar a fazer só falsas promessas para ganhar os aplausos dos fracos, optou também negociar com o sistema que o impedia de chegar ao poder. E rotulado pela senadora Heloisa Helena de ser um sujeito de duas caras, veio e venceu.

E o PT que se dizia diferente dos outros, da ética; incapaz de fazer concessões aos maus costumes, não tinha nada haver com aquele PT que subiu a rampa do planalto. E então, aconteceu toda essa trajetória que desandou no julgamento dos 38 réus.

Traduzindo isso à Nova Iguaçu em que partidos e candidatos sonham com o poder, a relação entre o que se fala e a realidade é abissal, como fez Fernando Cid do PC do B que só agora criticou o uso dos postos de saúde como moeda de troca aos colegas vereadores.

Bem poderia explicar a razão do seu silêncio durante todos esses anos em que o desequilíbrio de alguns somados a falta de escrúpulos de outros, transformou unidades de pronto-socorro do proletariado em balcão de politicagem barata.

Mas, se nunca é tarde para recomeçar, sobretudo, essa proposta de abolir o loteamento dos postos, caso seja eleito vice-prefeito; a prudência recomenda seriedade aos valores clássicos, como o da palavra empenhada e, não se deixar levar por quem não é espelho.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Parabéns Triél. Sabias palavras.
Este manto tecido de retalhos de incompetência, ganancia,imoralidade,politicagem marginal...serve como luva para a maioria daqueles em que depositamos na urna nossa esperança.
Pedro Hermes.
Sonhando com uma Nova Iguaçú de orgulho.