28.8.12

"A LETARGIA DO PODER"

Carlos Gilberto Triel

O então presidente Lula, malgrado às bizarrices de agora em pedir o apoio a Paulo Maluf, fez o dever de casa no dia de sua posse ao dizer que se todo brasileiro tivesse 3 refeições diárias no final de seu mandato, teria atingido seu objetivo.

Lula veio com o sentido social claro e definido e, embora não tenha avançado nem criado nada legislativo comparável a Vargas, como quer fazer crer o PT, foi o operário prático que o Brasil precisava naquele início dos anos 2000.

Ao contrário do casal de prefeitos de Nova Iguaçu, cuja afetação de desprezo pelo trivial e variado personifica uma inversão de prioridades; não com o propósito de atender o cidadão no seu direito inalienável, a compulsão era se mostrar como a lenda de Fênix.

Entregou os postos de saúde aos vereadores como se fazia às capitanias do Brasil de 1530 aos colaboradores da Coroa. O resultado dessa genialidade às avessas sobrecarregou ainda mais o Hospital da Posse e outras unidades públicas.

Foi aquém em tudo, desde a subserviência aos ditames deixados pelo antecessor Lindberg, passando pela coisa patusca de repetir um governo nos moldes dos anos 90, e alimentou-se desses estereótipos; e nem de longe com os razoáveis modelos de gestão em curso no país.

Essa administração move sem saber o porquê, suas obras têm prazo de validade; são imperceptíveis suas ações e, qualquer fato mais saliente não passa de criação fictícia, pois assim como o trem suspenso, o resto tem a seriedade duma comédia.

Tudo quanto podia e não devia, foi feito. Ou se compreende de vez que o ciclo dos Gamas acabou e se eleja um prefeito de verdade, ou o tédio e a monotonia cairão de vez no Paço e então, a paisagem daquela colina será um só cemitério.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

2 comentários:

eliezer disse...

O paço está a um passo do cemitério....

eliezer disse...

O paço está a um passo do cemitério e caminha a tornar-se parte dele.