22.8.12

Matéria publicada no Globo de hoje

Ideb: educação de Nova Iguaçu tem má avaliação


Setenta escolas da rede municipal apresentam notas abaixo da meta estabelecida pelo governo federal

Marcos Nunes

Angela Teixeira França com o filho Ruan na frente do Colégio Estadual Prof. Maria Helena do Amaral Alarcão, em Nova Iguaçu: pior nota do Ideb na baixada Cléber Júnior

RIO - Vencedor de um prêmio Nacional de Educação, em 2007, com a implantação de horário integral em parte da rede pública e a multiplicação de ambientes de ensino, o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve um desempenho pífio no exame que verifica o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Setenta escolas municipais tiraram notas abaixo da meta estabelecida pelo governo federal no quesito anos iniciais, na avaliação que mede o desempenho dos estudantes do 1º ao 5º ano.

Sexta maior riqueza do estado, com Produto Interno Bruto de R$ 9,5 bilhões, o município também não conseguiu nota azul nos anos finais.

Veja também

• Caxias, 2º maior PIB do estado, leva bomba no Ideb

• Escola Municipal Minas Gerais, na Urca, é um celeiro de craques do beabá

• Ensino em Macaé segue uma equação nada lógica

• Ideb revela piora na educação municipal do sexto ao nono

A avaliação dos alunos do 6º ao 9º ano revelou que 21 colégios ficaram com nota abaixo da média pré estabelecida para o Ideb 2011. Para o Sindicato dos professores (Sepe) de Nova Iguaçu, o desempenho ruim pode ter sido influenciado pela carência professores que atingiu a rede em 2011ou pela falta de infraestrutura de algumas escolas.

Concurso para cobrir vagas

A Secretaria de Educação disse que promoveu concurso, em junho, para suprir as carências e que 146 professores vão começar a trabalhar com turmas da educação infantil ao 5º ano, a partir de setembro. Outros cem professores também foram convocados para trabalhar com alunos dos últimos anos. Apesar do problema da carência de profissionais, a secretária de Educação, Sandra Gusmão, afirmou que esperava um desempenho melhor das escolas no Ideb 2011.

— O resultado ficou abaixo do esperado. O município tem trabalhado com a capacitação e a valorização dos professores. Já estamos investindo para alcançarmos um resultado melhor no próximo Ideb — disse a secretária.

O município da Baixada Fluminense também está investindo em programas de alfabetização para melhorar no Ideb nos próximos anos.

— Estamos fortalecendo a alfabetização para ter base para os anos seguintes. O programa pró-letramento funciona com a formação de professores que vão trabalhar na alfabetização, intensificando também o português e a matemática.

Os resultados do Ideb surpreenderam em outros municípios com um bom desempenho no Produto Interno Bruto (PIB), como foi o caso de Niterói, que ocupa a quarta posição dentro do estado.

Naquele município, o Ideb mostrou que, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a nota da rede municipal não subiu em relação à última avaliação: ficou estacionada em 4,6. Assim, a meta de 4,7 não foi atingida. O mesmo aconteceu no segmento do 6º ao 9º ano, onde o índice de desempenho caiu de 3,8 para 3,7. A meta era de 4,3.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/ideb-educacao-de-nova-iguacu-tem-ma-avaliacao-5858733#ixzz24Ibvhe4c

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Nenhum comentário: