25.2.13

Interessante

"Sobre o Atlas Geográfico Escolar de Nova Iguaçu
Professor Doutor Manoel Ricardo Simões
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Introdução
Em novembro de 2012, fui convidado a ministrar um curso de formação de professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu no CIEP Municipalizado Getúlio Vargas. Após uma aula, uma professora mostrou-me um exemplar do Atlas Geográfico Escolar de Nova Iguaçu e pediu que eu analisasse o mesmo, pois este seria distribuído nas escolas da rede.
Ao chegar em casa, analisei o material e constatei uma série de erros e algumas escolhas que considerei inadequadas para a faixa etária do público alvo. Diante do fato, fui a SEMED, conversei com a então, subsecretária Cássia e a equipe de Educação Ambiental e do Campo, mostrando os erros e as inadequações e o material com as correções. Sugeri, na ocasião, que a SEMED entrassem em contato com o grupo responsável pela elaboração do mesmo e que suspendesse a sua utilização e se possível recolhesse o material.
Paralelamente, enviei uma mensagem eletrônica para o email constante no Atlas para o grupo responsável pela elaboração do mesmo, me colocando a disposição para apontar os erros e as devidas correções. Posteriormente, descobri que um Atlas similar havia sido confeccionado para Duque de Caxias e ao analisar o mesmo constatei alguns erros e várias inadequações.
Diante da ausência de resposta do grupo responsável pela elaboração, por ter recebido notícia de que esse Atlas continua sendo utilizado na Rede Municipal e que nenhum contato foi feito ou nenhuma errata foi enviada para a SEMED de Nova Iguaçu, resolvi procurar novamente a SEMED e falar diretamente com o atual secretário, mostrando os erros e inadequações do Atlas. O Secretário, então, me sugeriu elaborar um documento em que apontasse os erros e tornasse pública a necessidade de suspensão do uso e possível recolhimento do Atlas e um posicionamento do grupo responsável pela sua elaboração.
Nas páginas seguintes estão as cópias “fac símile” dos mapas do Atlas Geográfico Escolar de Nova Iguaçu e os mapas elaborados por órgãos públicos que foram citados como referência para a elaboração do material em questão".

Ps. do Almeida: É...

Nenhum comentário: