Embora, a culpa deve-se à irresponsabilidade de sua antecessora que não fez a transição e escondeu o que existia de melhor em seus quadros, o fato é que Bornier comeu um bombom envenenado ao exonerar o pessoal técnico do extinto Meio Ambiente que vinha desenvolvendo projetos de importância nesse setor.
Numa administração cujos destaques são Paulinho Leopoldo, Celso Valentim e Vicente Loureiro, o prefeito dá sinais de exaustão precoce, quando sinaliza ceder os postos de saúde aos vereadores e às nomeações polêmicas, acabando por deixar de fora os melhores técnicos da gestão anterior por pura desinformação.
Preocupar-se com a goela de vereadores é subverter a própria intuição, e corre-se sério risco de repetir o passado recente de Guapimirim, no qual o próprio chefe do executivo e a sua provável sucessora foram presos e, não teve governador ou pistolão que conseguisse segurar o escândalo.
Em artigo no Estado de São Paulo, Fernando Gabeira fala de Renan e da cara de pau que se faz em torno duma farsa. Em Nossa Iguaçu, as viúvas de Lindberg, coitadinhas, cantam nas redes e blogs a sua possível eleição a governador, na fé e esperança de que o belo as ressuscitem da mediocridade em que foram enterradas.
A moral vigente neste país estabelece que onde houver roubo e corrupção, principalmente se for da esquerda, a de que os fins justificam os meios. E, a burrice maior, sobretudo, numa economia mascarada, é a de que esse estado de coisas dá direitos ilimitados ao que foram eleitos pelo voto popular.
A substância mais grudenta da camada de cinismo é o desprezo pela racionalização. Aqui, ex-vereadores, assim como os atuais, não têm noção do perigo, como essa voracidade aos postos de saúde, sem se darem conta de que estão a milímetros de serem noticias em rede nacional de TV.
O pensamento dessa turma não dá a menor consideração aos acidentes de percursos. A questão é que com tantas conexões e inteligência coletiva em cena, “impossível não encontrar os meios de abalar um jovem coronel incrustado no topo de uma instituição nacional”.
E chegará um momento que sentirão saudades dos tempos em que podiam andar a vontade em sua cidade e a frequentarem lugares públicos. E assim como os vilões modernos viverão reclusos, pois em cada beco, rua e viela uma câmera os remeterão a um povo enfurecido e disposto ao esculacho geral.
Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta aos domingos das 07hs às 09hs da manhã, na Rádio Tropical 830AM www.tropical830am.com.br O programa sobre a nossa cidade “NOVA IGUAÇU A CAPITAL DA BAIXADA” e de 2ª a 6ªfeira 17h50min a Oração da Ave Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário