28.2.13

"A REALIDADE E O VALOR"

Carlos Gilberto Triel

À época em que Bornier era um garotão, e nem pensava em ser politico, uma marchinha de carnaval dizia que é dos carecas que elas gostam mais, em alusão aos homens de meia idade que desprovido de encantos físicos sabiam como chegar junto e atender às necessidades femininas.

O tempo passou e, o moço acabou ficando careca, situação incômoda para o visual da juventude dos anos 60/70; então decidiu entrar para a politica, talvez, quem sabe, um atalho seguro para se esbarrar num futuro próximo com as belas mocinhas que povoavam sua imaginação. 

E, assim como na música, precisava vender a imagem de que era o cara em quem se pode confiar e, começou a ter fixação pela palavra empenhada. E nos dois mandatos como prefeito, fez o dever de casa e isso serviu para o seu retorno em 2013; Mário Marques veio logo depois, e também não decepcionou.

Quando Lindberg aportou por aqui, muitos dos que estavam com o Mário se encantaram por esse mancebo de sotaque arrastado, e de forma um tanto quanto suspeita, sem sequer imaginar o que estaria por vir. E foi só as pesquisas apontarem a vitória do bonitão, para que todos saíssem saltitantes ao seu encontro.

E se inaugurou uma nova era em Nova Iguaçu: a quebra da palavra honrada. Maquiavel, guru dos espertos, aconselhava os príncipes a matarem seus colaboradores tão logo chegassem ao poder. O paraibano preferiu matar os seus devotados de raiva: Em 10 promessas feitas, descumpria 11.

E se desde a Grécia antiga, a visão é a de que o mundo vive de aparências, os consultores de beleza da terrinha, em seus traços estéticos duvidosos, definem Yoani Sánchez por despir-se com um dente a menos, a um ser desprezível a serviço da Cia. E no Facebook  idolatram o cabra como a pureza de todas as intenções.  

Profundo isso, né? É como se o servilismo de apregoar as virtudes dessa candidatura ao governo do Estado não soubesse de todo o estrago causado à Nova Iguaçu. Que os estereotipados em beleza não deem à mínima para o futuro de filhos e netos; mas esses artifícios de retórica são esteticamente deploráveis, e feios.

Carlos Gilberto Triel apresenta aos domingos das 07hs às 09hs da manhã, na Rádio Tropical 830AM www.tropical830am.com.br  O programa sobre a nossa cidade “NOVA IGUAÇU A CAPITAL DA BAIXADA” e de 2ª a 6ªfeira 17h50min a Oração da Ave Maria.

Nenhum comentário: