23.2.13

“A INIMIGA”

Carlos Gilberto Triel

Foi o bastante para que um torcedor do Corinthians atirasse um rojão em direção ao “inimigo”, um garoto de 14 anos, e viesse a matá-lo. A insanidade também se dá em alguns patrícios, paus mandados da república, que foram às ruas defender uma ditadura que fuzilou centenas de compatriotas tidos como “inimigos”.

Duas manifestações mobilizam o país. De um lado, 1milhão e meio de assinaturas pedindo a renúncia do presidente do Senado Renan Calheiros. Do outro, estes torcedores cubanos do Brasil que não estão nem aí pelo que representa esse mesmo Renan, mas que enxergam Yoani Sánchez como “inimiga pública nº 1”.

Quem se dispuser a navegar no Facebook vai se deparar com as mais variadas situações em que amizades terminaram por divergências de opinião. Estranhas atitudes em que o poder da causa se sobrepõe ao poder da razão, num capricho desmedido em que o contraditório lhes seja ao menos submisso.

Numa página aberta ao público a amiga diz a outra: “Acho que a amizade não era tão boa. Se a pessoa perde a linha diante de um amigo por questão politica é sinal que ele não é amigo de ninguém. Significa que ele ama a idéia e despreza as pessoas, não enxerga mais nada. Não sinto esta perda, a não ser que se peça desculpas e prove que é humano”.

Pois é, os amigos estão se estranhando uns aos outros, coisa assim de torcidas de futebol, dos templos de fanáticos ou sintomas de ingratidão. E em bandos, numa prepotência inconcebível, rotula de picareta, quem simplesmente discorda dum modelo de governo que o próprio Fidel Castro já o reconhece como esgotado.

Não por coincidência que no Brasil políticos e religiosos sob mil aparências se dão às mãos no assalto ao bem público comum. São os militantes que se deixam comprar por cargos e nomeações, e ainda põe a foto do abençoado em suas páginas sociais, e diz sem nenhum pudor que o malandro é o seu candidato a governador.

A desfaçatez já nem tenta mais disfarçar a falta de decoro. É algo tão próximo do absurdo que é impossível imaginar alguém dotado de relativa inteligência corromper-se de tal forma. Que autoridade tem essa gente para dizer a uma mulher, o que é bom pra ela e para o seu povo?

Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta aos domingos das 07hs às 09hs da manhã, na Rádio Tropical 830AM www.tropical830am.com.br  O programa sobre a nossa cidade “NOVA IGUAÇU A CAPITAL DA BAIXADA” e de 2ª a 6ªfeira 17h50min a Oração da Ave Maria.

Nenhum comentário: