15.3.12

"IDÉIAS QUE SE CASAM"

Por Carlos Gilberto Triel

Não bastasse às aberrações indicadas pelos vereadores, o fato é que a vinda de Alberto Aquino, um pouco tarde, mostrou que o casal de prefeitos não sabe lidar com a importação de bombeiros, amigos e Cia, na cota pessoal dos seus quadros.

Crises são geradas por interesses particulares e, em Nova Iguaçu, porque se aportou com ancoragem quebrada, fora de prumo, sem outra proposta que não a retomada do poder, um capricho pessoal. A fórmula dos anos 80 prolonga o lixo, os buracos e as doenças.

Foi tempo em que se podia inaugurar uma bica d’água e oferecer jogos de camisa pra rapaziada do coração e, depois arrematar tudo com um show, daqueles em que meninas de sandálias rasteirinhas gritam lindo, lindinho e fazem a festa.

Mas essa parte apresenta-se ainda de real importância para alguns partidos, monocórdios de propostas, e que não dispensam a presença de celebridades artísticas e religiosas para aumentar o quociente de votos e, eleger os donos e gerentes de suas siglas.

Em São Paulo, o inexpressivo PR ameaça vir de Tiririca na eleição para prefeito. É o modelo de fazer política que se instalou no país e, se o povo e a elite gostam mesmo de BBB, não falta é malandro tirando proveito de famosos decadentes como moeda de troca.

Aqui, o sujeito duro, sem uma prata, credores à porta, cevado pela fé, resolve ser prefeito, pois Deus capacita seus escolhidos. O lado meigo dessas frases de conveniências é que se “casam com o modo de pensar” e daí passam a fabricar gente virtuosa, santa e feliz...

É o uso abusivo do lugar comum, arte de sobreviver à custa da ignorância popular, e se dá a exigir princípios ou flexibilidade como tese de conduta e até de mestrado. Criticados, se escoram na perseguição política ou pessoal porque nada mais têm a dizer.

Então notícia dos jornais, da polícia e dos tribunais que revelam fatos que deixariam Stalin & Hitler & Filhotes constrangidos, mas que não passam de orquestração midiática contra esses maravilhosos homens de Deus com suas ilustradas caras de pau.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. http://www.tropical830am.com.br/

Nenhum comentário: