13.7.10

Mais e-mails

Segue abaixo um desabafo recebido através de e-mail e ao qual me reservo ao direito de manter o anonimato da autora.

" Prezado Almeida e Prezada Claudia Maria,
Leio todas as suas postagens. Agora, peço a vocês que leiam o meu desabafo.
No último dia 7 de julho, a Secretária de Educação de Nova Iguaçu anunciou na reunião de diretores de escolas (na igreja em frente à SEMED) que serão contratados vigias para as unidades. Porém, deixou claro que os mais de 200 contratados serão indicados pelos vereadores.
Sob o protesto dos(as) diretores(as) que tinham a ilusão de que este tipo de procedimento havia sido banido da Educação de Nova Iguaçu, a Secretária pediu mais compreensão aos dirigentes, lembrando que houve tempo em que até os professores eram indicados e, hoje, são concursados. Depois, há menos tempo ainda, os(as) diretores(as) também eram indicados(as) e, hoje, são eleitos(as). Agora, apenas os vigias é que serão indicados.
Mais absurdo foi quando a Secretária de Educação (logo a de Educação, responsável pela formação de valores das próximas gerações), diante das reclamações, disse, então, que pensaria na possibilidade de criar um termo de responsabilidade para aqueles que se recusarem a aceitar o vigia indicado, de modo que declarem a recusa e assumam a responsabilidade caso aconteça algum furto na escola.
Ora, o que passou pela cabeça da Secretária neste infeliz raciocínio foi o seguinte: se o vigia indicado pelo vereador for aceito, a SEMED se responsabiliza pelo prejuízo de um eventual furto. Se a escola não aceitar a indicação, a SEMED não põe ninguém e o(a) diretor(a) será o responsável pelo prejuízo. Isso não tem outro nome: é chantagem e intimidação! Para mim, foi uma grande decepção com essa Secretária, que parecia que ia fazer a SEMED recolocar os pés no chão, mas sem se subordinar aos interesses do que existe de pior na política: esses parasitas no poder!
As perguntas que eu quero fazer são as seguintes: Quando é que Nova Iguaçu irá se livrar dessa prática coronelista? Afinal, os vereadores, esses coronéis dos tempos modernos, são realmente eleitos para isso? Indicar funcionários para as escolas faz parte de suas atribuições? Eles têm o direito de barganhar votos na Câmara em troca de cargos na administração? E os prefeitos, por que não conseguem assumir uma postura ética e firme em relação a essas intromissões? Até quando as escolas terão que conviver com os "donos" da área?
Todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar, que em várias escolas a chapa vencedora não foi a apoiada pelos vereadores do local. Até porque, em geral, os vereadores apoiaram chapas compostas por diretores e ex-diretores pouco comprometidos com uma gestão transparente, distribuidores de favores aos professores e funcionários aliados (como, por exemplo, o abono de faltas injustificáveis) e, principalmente, subservientes a eles. O que menos importa na escolha desses coronéis das áreas, sem dúvida, é a qualificação pedagógica dos candidatos à direção. Agora, os diretores eleitos terão que conviver com vigias pau-mandados dos vereadores.
Os vereadores gostariam de controlar as escolas da mesma forma que controlam os postos de saúde. Se pudessem, salvo pouquíssimas exceções, não hesitariam em extinguir a eleição para diretores e coordenadores pedagógicos e voltar ao tempo das indicações.
O "forasteiro" exonerou os vigias e deixou as escolas a ver navios. Só falta agora dizerem aos diretores que estão reclamando, que continuem sem vigia.
Nova Iguaçu é um município de 1 milhão de habitantes, mas parece que isso continua sendo ignorado pelas elites políticas. Tanto faz se são "forasteiros" ou "da terra", nada vai mudar enquanto as mentalidades não forem mudadas e essas práticas continuarem sendo aceitas. Nova Iguaçu parece mais um negócio entre amigos. Se essas poucas pessoas estiverem ganhando, tudo parece ir bem. Acho que quando a população elegeu o prefeito "forasteiro", havia a esperança de que essas práticas seriam rompidas. Mas o desastre de sua administração não permite nenhuma comemoração, até porque, em vez de romper, ele se aliou a vários desses coronéis, perpetuando esse balcão de negócios e matando as esperanças de mudança do povo.
Os "da terra" que estão voltando agora, poderiam aproveitar a oportunidade e dar o exemplo, mostrando que Nova Iguaçu não precisa de ninguém de fora para governar e nem para crescer. Mas o que precisa crescer primeiro é a mentalidade de nossa gente. Um bom começo seria respeitar, pelo menos, a Saúde e a Educação.
Obrigada",

Um comentário:

Blog do Alcy Maihoní disse...

Esse desabafo sintetiza a dura realidade nefasta que vem atingindo Nova Iguaçu há décadas, esse “coronelismo autoritário” travestido de “democracia participativa” vem deteriorando a educação de nossos filhos e netos (veja notas do IDEB) ceifando vidas na área da saúde e tantas outras secretarias tornam-se marionetes neste jogo de poder. Lastimo que a cada dia nos deparamos com escândalos e mais escândalos, tanto do executivo quanto do legislativo, pior ainda é o judiciário que nada faz para mudar este triste quadro. Triste ainda é verificar que a Prefeitura atual é nada menos um reflexo do continuísmo feudal da anterior. Alcy Maihoní