16.7.10

E-mail de leitor

Como o espaço por cá é democrático, recebi esse e-mail de um leitor e o publico para que os leitores façam uma avaliação:



"

Sr. Almeida,
Sou leitor assíduo do seu blog. Parafraseando outro leitor em postagem recente, posso dizer que "passo por aqui sempre". Assim, conto com seu profissionalismo e seu espírito público e democrático para postar o conteúdo deste e-mail, uma vez que a leitura errada de dados no intuito de sustentar críticas improcedentes não condiz com o nível de seu blog.
Em relação à postagem "Garotinho tinha razão", publicada hoje, dia 15/07/2010, faz-se necessária uma correção.
De fato, o IDEB de Nova Iguaçu não é elevado. Porém, não é correto e nem justo dizer que o ex-Secretário Jailson de Souza e Silva "é o responsável por fazer o municà ­pio figurar entre os piores do 1º ao 5º ano". Afinal, a situação da educação no município é resultado de um acúmulo histórico e, desde que o IDEB foi criado, em 2005, não há registro de recuo deste índice na avaliação da Rede Municipal de Nova Iguaçu.
O Ministério da Educação se esforça para que todos possam compreender que não há como esperar que uma rede educacional com fraco desempenho em determinado momento, alcance, em apenas dois ou quatro anos, o mesmo nível de desenvolvimento de outro município cujo IDEB já se encontrava bem à frente na mesma ocasião. Por isso é que o INEP estabelece metas diferenciadas para cada rede, de acordo com as características do município e o índice que foi inicialmente medido. E, ainda assim, cerca de 20% dos municípios não atingiram a meta estabelecida para eles em 2009.
Portanto, se é para culpar alguma autoridade diretamente (o que eu, particularmente, não acho plausível), devemos lembrar que o Prefeito Lindberg Farias iniciou sua gestão exatamente no ano de 2005. Sendo assim, podemos concluir que o resultado obtido naquele ano significava a herança das gestões anteriores. Desde então, o IDEB de Nova Iguaçu não apenas aumentou, como correspondeu às metas do INEP, como o Sr. bem pode observar, através dos dados extraídos do portal do INEP na presente data:
IDEB da Rede Municipal:
2005 – 3,6
2007 – 3,9 (a meta era 3,7)
2009 – 4,0 (a meta era 4.0)
Veja que, na verdade, o IDEB de Nova Iguaçu nos anos iniciais (1º ao 5º) continuou em ascensão entre 2007 e 2009, apesar do impacto negativo que a municipalização de sete escolas estaduais no ano de 2009, entre elas, cinco CIEPs, teve na avaliação do município. Como o senhor já deve saber, a Rede Estadual de Nova Iguaçu é que não alcançou a meta estabelecida para este ano.

IDEB da Rede Estadual de Nova Iguaçu:
2005 – 3,5
2007 – 3,4 (a meta era 3,5)
2009 – 3,5 (a meta era 3,9)
Espero que a correção seja publicada e a justiça com o ex-secretário seja feita, pois tive a impressão de que a postagem de hoje não tem outra explicação senão a do ataque infundado de adversários políticos, o que, ao ganhar o espaço da mídia profissional, se caracteriza como um desserviço ao público.
Obviamente, não se faz necessário o comentário sobre a ascensão do IDEB na gestão do Prefeito Lindberg Farias, caso o senhor não a deseje. Para tal, autorizo a edição e a postagem com ou sem citação da fonte. O que me importa é publicação da correta interpretação dos dados e dos fatos.
Sugiro ao senhor que consulte o portal do INEP a respeito.
Sem mais,
Cordialmente".

Um comentário:

Alcy Maihoní disse...

O autor deste e-mail me parece achar normal os baixíssimos números do IDEB( o teto é 10, tá!), tanto da Rede Municipal como da Rede Estadual de Nova Iguaçu e defende veementemente o ex-Secretário e ex-Prefeito, mas é compreensível em ano eleitoral, mas gente! Contra os fatos não se tem argumentos, os índices são alarmantes, para a população que paga seus impostos, não interessa se a culpa foi de A ou B, sabemos que houve dois mandatos calamitosos que afundou de vez a Educação do município. Se antes era ruim, ficou quantitativamente e qualificamente pior. Enquanto se fazia 1000 utopias do bairro-escola, nossas crianças sofriam com faltas de merendas, livros, salas de aulas insalubres, enfim todas as mazelas que cotidianamente assistíamos de mãos amarradas. NÃO! Nunca defenderei maus gestores, seja de qual partido for. Recursos vieram para melhorar a educação deste município e não foi pouco, nenhuma escola foi construída ...chega paro por aqui!.
Alcy/MAB