28.7.10

"CEGOS, SURDOS E MUDOS"

Carlos Gilberto Triel

É muito comum nesse período de campanha eleitoral surgirem os chamados parceiros de última hora. Aquele caboclo de quem nunca se ouvia falar, mas de repente surge prometendo uns cem, duzentos ou quinhentos e tantos votos de determinado bairro ou região.

Como saber se fala a verdade? Como saber se realmente goza de prestígio junto à liga de esportes, o templo evangélico, ou mesmo associações de moradores, comunidades, etc.?

Pesquisa de opinião. E repeti-las quantas vezes se fizer necessário, comparando-as e discernindo imparcialmente ao que está sendo perguntado e avaliando a motivação das respostas do público alvo.

Com a pesquisa devidamente estratificada, espalhada de forma ampla tem-se a visão estratégica do conjunto das regiões e, conseqüentemente produzir o que é desejado pela opinião pública.

Coisa que não está sendo feita na administração do governo Sheila Gama.

Não tem o menor cabimento que se comece uma nova administração não sabendo em que situação se encontra os níveis de popularidade da nova prefeita, e os principais problemas dos bairros na opinião dos próprios moradores.

E o pior, a máscara da polidez julgando a performance dos colegas quando se sabe que a ausência de recursos muito mais vastos, como pesquisa de opinião, por exemplo, impedem que secretarias como a de Comunicação não atendam o esperado.


Ora, a Saúde no município é grave e ninguém contesta isso. Mas o que pensa o grosso da população tão acostumada em saber que é perda de tempo procurar socorro médico na cidade? Qual o mínimo de atenção dispensaria todas essas genialidades e criatividades que não saem do papel?

E se ninguém sabe é porque ao povo não foi perguntado. E seria mais fácil planejar a saúde se soubessem das prioridades de cada região e direcionasse os serviços públicos de acordo com o grau de anseio manifestado nas pesquisas.

E a Secretaria de Comunicação que caberia a tarefa de divulgar os trabalhos das demais secretarias, não mostra ao que veio porque depende que se diga o que realmente é feito; e como nada é feito em termos de consagrar que pede a opinião pública, fica o dito pelo não dito.

E o ultimo a sair, tranque a porta.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM na web www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: