22.7.10

Devastação cultural

O poder de devastação do então governo Lindberg Farias até hoje faz efeito na cultura e tradição de Nova Iguaçu. Quem visitar o blog www.festadoaipim.blogspot.com vai ler o texto sobre a não realização da Festa do Aipim este ano.


"Com muito pesar estamos informando que a 7ª edição da Festa do Aipim de Tinguá não será realizada neste ano de 2010. Em reunião no dia 21 de julho, a equipe organizadora repassou as condições de patrocínio da Prefeitura, hoje nossa patrocinadora mor, os participantes (os que trabalham na tenda gastronômica) decidiram por unanimidade não realizar o evento este ano, por considerar que essas condições não atendiam as necessidades, para uma realização de sucesso do evento, como as seis edições anteriores. No entanto, entendendo que a nova gestação municipal, com muita maestria, está arrumando “a casa” e que as prioridades são: por em ordem nas finanças e banir o caos estabelecido na “máquina administrativa”.
Agradecemos aos nossos demais patrocinadores pela atenção dispensada e contamos com vocês em 2011. Agradecemos também o carinho e apreço dos que amam a Festa do Aipim, que todos os anos esperam ansiosos pela realização deste evento.
Em 2011 faremos um evento que Nova Iguaçu se orgulhará de Tinguá, podem esperar"!


Voltei: É lamentável que uma festa tão tradicional sofra hoje as ações do governo passado. A Festa do Aipim é uma excelente oportunidade para atrair pessoas de outras cidades para conhecerem o maravilhoso bairro Tinguá e suas reservas naturais. Pena que o empresariado não faça um esforço maior para a realização da festa. Sabemos que o cofre da Prefeitura de Nova Iguaçu está vazio e, dessa forma, na minha opinião, o atual governo tomou a decisão correta.

Um comentário:

DESENVOLVIMENTO DO TURÍSMO EM TINGUÁ disse...

Realmente a Prefeita tomou a decisão correta e esta se mostrando ao que veio !
Pois esta festa tem de ter realmente seus valores culturais e comunitários resgatados, porque é inadmissível que nela tenha como participantes, expositores e barraqueiros até mesmo de outros municípios e tenho a certeza que o que a Prefeita fez, foi não deixar que ela se transforme numa festa como a de Santo Antônio, e com isso a partir do inicio do ano que vem, reestruturar a festa com seus valores reais, e trazendo de volta todos os parceiros que nestes últimos anos se foram, devido a organização inadequada, pela própria comunidade local.
Somente para o leitor ter uma idéia, a festa da banana de Jaceruba esta tendo todo o apoio da Prefeita e vai acontecer nos dias 10,11 e 12 de setembro.
Sou integrante do Fórum de Turismo de Tinguá, e o nosso principal objetivo é o ordenamento do turismo no entorno da REBIO, pois somos sabedores de sua importância para o planeta, e hoje o que vem acontecendo aqui não é nada sustentável ao meio ambiente.