23.3.09

E-mail de leitor

Segue abaixo o e-mail enviado por um leitor:


Quando a gente pensa que já viu tudo nesse governo... Ano passado, vários técnicos da Vigilância em Saúde foram selecionados por currículo para serem professores do curso de Vigilância em Saúde que ocorrerá esse ano na Baixada Fluminense. Não é exclusivo de Nova Iguaçu e os professores que se apresentaram são oriundos dos municípios da Baixada que serão contemplados com esse curso. Trata-se de iniciativa da Escola Izabel dos Santos, que faz parte da RET-SUS, que é uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a articulação entre as 36 Escolas Técnicas do SUS e fortalecer a Educação Profissional em Saúde. É uma estratégia de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos.
‘Questionamentos sobre o Currículo Integrado’, ‘Processo de ensino e aprendizagem (Avaliação)’, Percepção do aluno sobre os cursos realizados’, ‘Identificação da demanda por habilitação profissional’ e ‘Saúde do trabalhador’, são algumas das questões trabalhadas pelos cursos inovadores dessa Escola. Pois os professores selecionados, e que inclusive passaram por treinamento para se adaptar à proposta pedagógica da Escola, foram chamados para uma reunião onde lhes foi dito que todos deveriam assinar seus nomes e informar dados referentes à sua qualificação; e ainda, que seriam chamados para uma entrevista com a agora responsável pelo RH da SEMUS, Virgínia, para que fossem confirmadas as qualificações e aptidões. Isto porque a gestão mudou (de novo, né?).
Interessante é que esse pessoal da ENSP chegou na SEMUS deixando claro que todos são desqualificados, que vão trazer qualificação... A primeira coisa que fizeram foi criticar os coordenadores que, infelizmente, por causa da política praticada por esse governo, perderam seus cargos de coordenação, ficando sujeitos a receberam gratificação pela tal da cooperativa. Mas não é a cooperativa que criticam, antes fosse! É o fato de acumularem salários. Pois essa gente toda que chegou está sendo nomeada, mas a maioria se apresentou como servidores do Ministério da Saúde, pesquisadores da ENSP, e agora nomeados! Cruzes! Quantas horas tem o dia dessa gente? E quantas acumulações salariais eles podem fazer?

Nenhum comentário: