21.3.13

Está no facebook

"A tão esperada estação ferroviária do bairro da Luz, em Nova Iguaçu, vai finalmente entrar nos trilhos. Foi o que garantiu o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, durante encontro nesta quinta-feira (21) com o prefeito Nelson Bornier.
A obra, um compromisso de campanha do então candidato Bornier, deve começar já no mês de agosto. Orçado em cerca de R$ 10 milhões, ela atende a um sonho antigo de cerca de 30 mil moradores, beneficiando, sobretudo, os bairros de Santa Eugênia, Bandeirantes, parte de Comendador Soares, Chacrinha e Canaã.
Segundo Bornier, o projeto da nova estação teve um histórico de adiamentos semelhante ao da Via Light, que também demorou décadas, até sair do papel, em 1998, no governo Marcello Alencar.
Autor, em 2009, da indicação do projeto, ainda como vereador da cidade, o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, também festejou o anúncio da nova estação, lembrando que “foi uma luta de anos, incansável”, percorrendo os gabinetes da SuperVia.
“Sinto-me, agora, realizado, com a certeza de que os moradores do bairro da Luz foram, finalmente, atendidos em sua antiga reivindicação”, disse, Portela, ao sair do encontro, ao lado da vice-prefeita Dani Nicolasina e dos secretários de Obras, Carla Neves, e de Urbanismo, Giovanni Guidone, que vão trabalhar em parceria com a SuperVia.

CONCEITO MODERNO DE ACESSIBILIDADE
Com 2.100 metros quadrados, a nova estação de trem do bairro da Luz ficará localizada nas imediações do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Serão duas plataformas de embarque e desembarque, cobertas, com capacidade para receber composições de até nove carros e acessos diretos pela Rua Bernardino de Melo e Avenida Tancredo Neves (antiga Guadalajara).
Carlos Cunha disse que a nova estação, com previsão de inauguração entre janeiro e fevereiro de 2014, será construída dentro de um novo conceito de acessibilidade, sem rampas, escadas rolantes ou elevador. Segundo ele, será uma estação moderna, dentro dos padrões de acessibilidade recomendados pelo Banco Mundial.
“Nossa expectativa é a de que a nova estação receba um fluxo diário de cerca de 2,5 mil passageiros”, estimou o presidente da Supervia. “O que a gente está fazendo é ir atrás das comunidades, trazendo conforto, segurança e comodidade”, prometeu Carlos Cunha.
“A gente fica muito feliz em poder fazer esta nova estação, cumprindo uma promessa e retribuindo o que Bornier tem feito durante esses anos em parceria conosco, da SuperVia”, revelou.
Segundo Bornier, a nova estação vai acabar com o tormento dos passageiros que precisam caminhar por mais de 3 quilômetros de distância, a partir do bairro da Luz, para pegar o trem na estação de Comendador Soares ou de Nova Iguaçu.
“Agora, vamos partir para a realidade”, conclamou o prefeito, em seu gabinete de trabalho, entusiasmado no encontro com os técnicos da SuperVia".

4 comentários:

Unknown disse...

E quanto à estação Cacuia? Um dia sai?

Unknown disse...

MUITO LEGAL!!
QUE DEUS ABENÇOE E QUE DE TUDO CERTO.

Unknown disse...

muito legal... Deus abençoe os planos.

Unknown disse...

muito legal. Deus abençoe os planos.