14.3.13

Dengue


           A Baixada Fluminense está em estado de alerta sobre uma possível epidemia de dengue, mas o município de Nova Iguaçu, o segundo maior da região, vem conseguindo manter o controle da doença. De janeiro a início de março deste ano foram registrados 70 casos de dengue na cidade e nenhum óbito. 
Para manter esse controle, a Prefeitura de Nova Iguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem trabalhando em sistema de prevenção diária no combate à doença, onde agentes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estão nas ruas visitando e monitorando as residências e verificando a possível presença do foco do vetor. Além disso, carros fumacês circulam nos bairros, principalmente onde é identificado aumento no número de casos e da presença do mosquito como nos bairros de Cabuçu, Santa Rita e Miguel Couto, onde no último levantamento feito pela Semus, apresentaram um índice alto da presença do vetor. Em ruas mais estreitas a aplicação do fumacê é feita com máquinas costais (portáteis).
                  No caso dos pacientes que foram diagnosticados com dengue, a prefeitura mantém em parceira com o Governo do Estado, dois Centros de Hidratação, localizados na Unidade de Saúde em Miguel Couto e no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Os Centros têm o objetivo de facilitar o atendimento dos pacientes com sintomas da doença, além de dar mais velocidade, evitando a evolução da doença para casos com complicação. Conforme a necessidade poderá ser criado ainda mais três Centros de Hidratação no município.
             “O prefeito Nelson Bornier tem uma grande preocupação com a prevenção e a população não contrair a dengue. Mas, caso ocorra um número elevado de contaminação ainda este ano, pois encontramos o nosso Centro de Vetores desorganizado, estaremos com esforço concentrado para melhor atender aos pacientes”, garante o secretário de Saúde da cidade, Luiz Antonio Teixeira Junior.
               A partir da semana que vem, as escolas vão receber a visita do grupo de teatro da dengue e os estudantes poderão aprender como combater a dengue através da cultura e da arte. O grupo de teatro ensinará sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O projeto distribuirá ainda material informativo para que os alunos possam sensibilizar os pais e assim, a família colaborar com o poder público na luta contra a doença.

centro-de-hidratacao-da-dengue-do-hgni.jpg

Foto do Centro de Hidratação da Dengue do Hospital Geral de Nova Iguaçu

Ps. do Almeida: Foto e texto da assessoria de Imprensa da Saúde.

Nenhum comentário: