15.3.13

Programa de Hanseníase e Saúde na Escola

"Do dia 18 a 22 de março, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu realiza a campanha de Hanseníase e Controle da Geohelmintíase (Verminose) em nove escolas municipais. Cerca de quatro mil estudantes de 5 a 14 anos serão avaliados por agentes de saúde que vão identificar casos suspeitos das doenças. Caso identificado algum caso, o aluno será encaminhado para rede básica de saúde onde o diagnóstico será confirmado e o paciente será direcionado ao tratamento.
A Campanha faz parte do calendário do Ministério da Saúde para o Programa de Hanseníase e Saúde na Escola. Os agentes vão levar material informativo e explicar como prevenir a Hanseníase e a Verminose para os alunos e pais que foram convidados a participar da campanha.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é líder mundial em prevalência da hanseníase. A cada ano, há mais de 40 mil novos casos e em muitos deles o paciente fica numa situação de deformidade irreversível. Em Nova Iguaçu, em 2011 foram registrados 121 casos e em 2012 foram 81 casos.
“O prefeito Bornier está trabalhando muito com a prevenção porque acreditamos que é o melhor caminho. Esperamos que as campanhas colaborem na informação à população de Nova Iguaçu e a doença possa ser erradicada no município”, disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior".
Ps. do Almeida: Texto da assessoria de Imprensa
 
 

Nenhum comentário: