24.3.13

Da série reflexões

"Ser humano é algo difícil em si; portanto, todos os tipos de povoados (exceto cidades de sonho) têm problemas.
Jane Jacobs.

Uma cura para a cólera diante dos pequenos aborrecimentos da vida cotidiana é parar de pensar por um instante no congestionamento de trânsito, perda de uma hora marcada ou documento, e dizer: "Ser humano é algo difícil em si". Essa frase talvez não cure nossas frustrações por muito tempo, mas tem grande utilidade.
Muitos de nossos problemas têm origem no esquecimento de como é difícil viver. É comum termos padrões exageradamente altos para comportamentos, em especial o nosso. Somos criaturas maravilhosas, complexas, com múltiplas habilidades, mas distorcemos nossa capacidade para a alegria com a expectativa de sermos perfeitos.
Ser humano é difícil e executamos essa tarefa de forma imperfeita. E mais, quando combinamos nosso esforço com o de outras pessoas – na construção de um prédio ou encenação de uma peça teatral – multiplicamos tanto nossas habilidades como imperfeições. Mesmo assim, precisamos uns dos outros.
Se pudermos nos desligar da raiva e decepção e refletir sobre como é maravilhoso podermos fazer qualquer coisa que seja, teremos tempo de nos lembrar de amar a nós mesmos e aos outros pela nossa complexidade e simplicidade humana.

Ninguém é perfeito; assim é a natureza de minha humanidade".
 
 

Nenhum comentário: