19.3.13

Do Paulo Leopoldo

"Senhores Diretores e Professores das Unidades Escolares de Nova Iguaçu


Saudações,

Passei meus primeiros sessenta dias corridos como Secretário, quarenta e três dias úteis, fotografando, visitando e montando o perfil das unidades educacionais do Município. Trabalho difícil. Vimos o quanto a rede foi sucateada. Problemas diversos e graves. Não estamos aqui para culpar ninguém e sim para trabalharmos. A proposta imediata do governo de nosso atual Prefeito neste período foi:

a – Reunião, em dois momentos, com os Diretores Gerais e Adjuntos para abertura de um canal direto de interlocução pois as propostas devem fluir com rapidez;

b – Elaborar um sistema de merenda com muita qualidade para liberar os gestores para suas funções específicas fiscalizadoras, pois estes não fizeram concurso para cuidarem de recebimento, estocagem, confecção e outros afazeres concernentes à alimentação e manutenção de utensílios e instalações de cozinha;

c - Criar novas vagas no Município pois a fuga de alunos para Seropédica e Rio de Janeiro no Km 32 e para Japeri, Queimados e Belford Roxo na região de Tinguá, Jaceruba, Adrianópolis e adjacências também acontece;

d – Receber o CIEP Brizolão 033 Pixinguinha e pedir à diretora da EM Fábio Raunheitti que aceitasse este novo desafio, solucionando um problema antigo com o Ministério Público;

e – Inaugurar uma escola no Bairro Boaventura, Alfredo Pereira de Magalhães, que pudesse servir de imediato àquela população tão necessitada de vagas escolares e pedir ao Diretor da EM Pera Flor que aceitasse este desafio;

f – Inaugurar uma escola em Cabuçu, em parceria com a Diocese, homenageando uma professora da Rede Pública de nosso Município Professora Maria Cândida Sobreira Vianna;

g – Convocar de imediato merendeiras e auxiliares concursadas;

h - Convocar cerca de quinhentos professores concursados e autorizar mil dobras para que possamos estabelecer o horário integral real.

i – Estabelecer de imediato com os Mestres Ricardo Simões IFRJ (Geografia), Antônio Lacerda e Natália Crivello UERJ (História), atualização docente sobre nossa Região, consertando inclusive erros graves na confecção de materiais como o Atlas Geográfico distribuído em nossa Rede e na Estadual. Inscreva-se gratuitamente pelo endereço eletrônico semed@novaiguacu.rj.gov.br Vagas limitadas. Curso em abril com certificado emitido pela Secretaria.

Estas são algumas informações que achamos por bem lembrar e obrigado por nos ajudarem a desenvolver este trabalho de modificação de um IDEB muito aquém da capacidade de nossos educadores.

Vamos mudar juntos esta realidade. Paulo de Tarso M. de Barros Secretário Municipal de Educação"

4 comentários:

Unknown disse...

Secretário incluía nesta relação o bairro inconfidência urg austin que não tem escola municipal. Nossas crianças vão estudar em colégios de queimados.

Unknown disse...

ALMEIDA POR GENTILEZA ESSE COMUNICADO E DO NOSSO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO?POIS EU GOSTARIA DE SABER PORQUE SÓ 10 MERENDEIRAS FOI CONVOCADA ATÉ HOJE,POIS PASSEI NO CONCURSO DE MERENDEIRA DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS QUE ESTÁ NO EDITAL,ATÉ HOJE NÃO FUI CONVOCADA,PROCUREI O MINISTÉRIO PUBLICO E ME INSTRUIRAM A ENTRAR COM UMA AÇÃO INDIVIDUAL,PARA VALER OS MEUS DIREITOS,ISSO CERTO?GOSTARIA QUE VOCÊ PUBLICA-SE MEU COMENTÁRIO QUEM SABE SE O SECRETÁRIO SE PRONUNCIA SOBRE O ASSUNTO.MUITO OBRIGADO!

Pedro Hermes disse...

Sr. Secretario de Educação. Se suas palavras são verdadeiras, parabéns.Este é o caminho.Não haverá futuro senão pela educação.É inadmissível nossos filhos estudarem em município vizinho,nascer em município vizinho,buscar saúde e capacitação,quando sabemos que esta é obrigação de nosso município.Outrossim, precisamos mudar o visual externo de nossas unidades de saúde e educação.Trocar o matagal com visível abandono,por um paisagismo onde possa ser usado todo espaço para lazer de pessoas civilizadas.Sou paisagista e não me canso, em colocar-me a disposição para ajudar a limpar e transformar este visual de horror.Vamos melhorar a Nova Iguaçu de hoje por um Brasil melhor no amanhã.
Pedro Hermes.
pedrohermessantos@yahoo.com.br.

Unknown disse...

Na letra b o secretário fala de confeccionar merenda. Algumas escolas tem excelentes cozinhas e merendeirtas que desenvolvem muito bem este trabalho, como no caso da EM Meninos de Deus e França Carvalho. Seria um desperdício de espaço e não aproveitamento do material humano disponível.Não sei como funciona nas outras unidades, mas são exceções que devem ser respeitadas.
Na letra h, fala em estabelecer de verdade o horário integral. Nas escolas do meu bairro, as salas estão lotadas no 1º turno e idem no 2º turno.Se as crianças da manhã permanecerem na escola, no horário integral, aonde serão locadas as crianças que deveriam ocupar o espaço no 2º turno? Eu gostaria de ter estas perguntas respondidas.