13.3.13

       O secretário Paulinho do Leopoldo lançou o
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa
 
 
       O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi lançado nesta quarta-feira, dia 13, pelo Secretário Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Paulinho Leopoldo. Dos 700 professores do ciclo de alfabetização, 510 aderiram ao projeto e vão participar de formação por um período de dois anos.
       O evento aconteceu em dois horários no auditório da Universidade de Iguaçu e contou com a palestra da mestra em educação e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ, Adriana Barbosa Soares. O PNAIC visa a alfabetização da criança até os oito anos de idade e dentro do ciclo que vai até o 3º ano.
       De acordo com Paulinho Leopoldo, muitos teóricos falam sobre educação sem nunca terem vivenciado a base da educação. “Todo muito quer dar pitaco na educação, mas nunca passou pela alfabetização”, disse o secretário aos professores e diretores das 121 escolas participantes, que aplaudiram sua fala. Também participou do lançamento a Subsecretária de Gestão Pedagógica, Aparecida Rosestolato.
       A formação acontecerá uma vez por mês na Escola Municipal Monteiro Lobato e no Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP). O curso acontece em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está capacitando os 30 orientadores de estudo da Secretaria Municipal de Educação.
       Os orientadores são professores da rede municipal de ensino, que vão trabalhar estratégias de alfabetização com material fornecido pelo Ministério da Educação. Além disso, os professores vão receber uma bolsa auxílio de R$ 200,00 e as escolas que obtiverem bons resultados na avaliação do MEC serão premiadas.
        Professora da Escola Municipal Alice Couto, Mara Abreu, acredita que a formação representa oportunidade de atualização. “Aderi ao programa por eu estar dentro do ciclo. Acho também que as dificuldades de alfabetizar na idade certa passam pela falta de perspectiva de aluno e professores e até falta de apoio dos pais”, concluiu.
 
Ps. do Ameida: Texto da assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: