Política
Fraude na prefeitura na época de Lindberg
Informações falsas permitiram receber mais verbas federais para Educação
Demétrio Weber, O Globo
A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de fiscalização do governo federal, confirmou que a prefeitura de Nova Iguaçu fraudou o Censo Escolar de 2009, na época em que o prefeito era o hoje senador Lindberg Farias (PT).
Como O GLOBO revelou em março de 2010, a prefeitura prestou informações falsas ao Ministério da Educação, dando conta de que 99,8% de seus alunos de ensino fundamental (53.142 alunos) eram atendidos em horário integral. Isso permitiu que a prefeitura recebesse repasses maiores do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A auditoria analisou dados de 20 escolas e constatou inconsistências entre os registros nos diários de classe, que atestam a presença dos alunos, e as informações repassadas ao censo.
"O relatório apontou que: a Prefeitura de Nova Iguaçu utilizou critérios destoantes dos estabelecidos pelo Inep/MEC para o enquadramento de alunos na educação integral; existiam inconsistências dos registros dos diários de classe com os dados informados no Censo Escolar; e a prefeitura não apresentava registros de frequência dos alunos no horário integral", diz nota da Controladoria.
Leia mais em O Globo
2 comentários:
Caro
Caro Almeida, sempre acompanho suas notícias e sou fã de seu blog apesar de não ter muita intimidade com a internet, mas estou começando. Sou professora da rede de Nova Iguaçu e cada vez mais tenho me envergonhado dessa secretaria de educação. Além de todas essas denuncias que não param de surgir temos visto coisas horriveis acontecerem e é preciso denunciar. Há uma tremenda falta de respeito por parte de ALGUMAS pessoas da SEMED - secretaria de educação -os profissionais das escolas. Há pouco tempo uma pessoa começou a fazer visitas nas escolas tentando forçar o acontecimento do horário integral nas escolas sem que seja dada pela secretaria nenhuma estrutura para as escolas. As pessoas que vinham acompanhando o processo de implantação do horário integral nas escolas foram afastadas e agora há uma pessoa que chega nas escolas como se fosse a própria secretária de educação com a maior das arrogâncias, ameaçando-nos como se fosse nossa a culpa da falta de preparação para que o projeto aconteça. Eu não conhecia essa pessoa tão arrogante e fiquei sabendo que ela era a recepcionista da secretaria e agora por ser a nova NAMORADA do secretário ajunto Reginaldo, além de ganhar cargo comissionado ela também está querendo ser a super chefona de tudo. Não desmerecendo o conhecimento que esta pessoa possa ter, mas se até alguns dias atrás ela era a recepcionista, como de uma hora para outra pode chegar nas escolas se impondo e se dizendo a tal. Qualquer coisa que falamos que não lhe agrada ela imediatamente pega o celular e liga para seu chefe-namorado. Assim fica dificl, e vai ficar pior ainda. Não sou a única a me sentir ofendida por esta pessoa, muitas colegas estão reclamando, mas todo mundo tem medo de dizer algo e ser prejudicado.Agora para tentar fingir que é verdade que todas as escolas funcionam em horário integral colocaram a namorada do adjunto para intimidar as pessoas ao invés de fazerem o que deveriam que é dar condições reais para que o projeto aconteça. Fica aqui o meu desabafo. Um forte abraço,
Postar um comentário