11.2.11

Aprendeu direitinho...

Por Emplumadinho

Parece que a nossa presidenta Dilma Roussef apanhou tanto na ditadura que até absorveu alguns de seus métodos. É o que transparece em reportagem publicada hoje na Folha de São Paulo, que reproduzo a seguir:

"A presidente Dilma Rousseff determinou que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) amplie a investigação de pessoas indicadas a cargos públicos. Uma das atribuições do órgão é produzir relatórios com a ficha criminal dos indicados. Antes, o "Levantamento de Dados Biográficos" produzido pela agência era limitado quase que exclusivamente aos 435 cargos de confiança com maior salário, ocupados quase sempre por secretários e assessores especiais dos ministros.


Agora, a presidente determinou que se investigue também outros 2.244 servidores que ocupam funções intermediárias. Com o novo escopo, as avaliações vão de cargos com salários que variam de R$ 4.000 a R$ 11 mil. A Folha apurou que, apesar do aumento da demanda, há reclamações sobre a qualidade dos dados. Integrantes do governo dizem reservadamente que, em alguns casos, a Abin parece nem sequer pesquisar no Google o histórico dos investigados.


Os levantamentos trazem dados de processos e inquéritos criminais, títulos protestados e cheques sem fundo. É feito com base em consultas em sistemas como o Infoseg (rede de informações do Ministério da Justiça), polícias e órgãos como Detrans.


Dentro da agência, também há queixas sobre o aumento dos pedidos. Sob anonimato, funcionários da Abin dizem que, além de pendências judiciais, o Planalto pede um mapa dos principais aliados e adversários dos indicados -levantamento que agentes alegam não ter condições de fazer. Agentes ouvidos pela Folha afirmaram que a equipe designada conta com apenas três servidores. A Abin, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional, órgão ao qual a agência está subordinada) e a Presidência da República não comentaram os problemas relacionados à atividade."


É a famosa "fábrica de dossiês" em ampliação...

4 comentários:

jornal acs ni disse...

Bornier assumiu dia 10 como deputado federal em brasilia, isso é bom ou ruim?

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Sem supervisão
Sessão: 007.1.54.O Hora: 14:03 Fase: PE
Orador: NELSON BORNIER Data: 10/02/2011


O SR. NELSON BORNIER (Bloco/PMDB-RJ. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, minha companheira de partido, minha amiga, Deputada Rose de Freitas, a qual cumprimento pela eleição como membro da Mesa Diretora. Fiquei muito honrado e satisfeito já que essa vitória partiu brilhantemente da bancada e posteriormente do Plenário desta Casa.
Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, retomo hoje nesta Casa minhas atividades de Deputado Federal. Inicio meu quinto mandato legislativo com a mesma humildade e compromissado, mais uma vez, com as demandas do povo do meu Estado, o Rio de Janeiro, especialmente com aqueles que moram nas cidades da Baixada Fluminense.
Esta região sempre foi, e assim será novamente, o foco das minhas preocupações de homem público. Nunca deixei de utilizar da tribuna da Câmara dos Deputados para cobrar responsabilidades e ações do Governo Federal para, por exemplo, melhorar principalmente o Município de Nova Iguaçu que tive a honra de comandar — fui Prefeito por dois mandatos seguidos, nos períodos de 1996, 2000 e 2002.
Aproveito esta oportunidade para desejar êxito aos novos colegas, aos Deputados que estão começando o primeiro mandato.

Unknown disse...

Será, que ela, apanhou mesmo. Tenho as minhas duvidas. De dossies, ela entende.

Rogério Luiz Cunha disse...

Ela, aquela senhora que era chefe de um gang de assaltos a bancos na época da ditadura..é, aquela que divulgaram um dossiê...pois bem, ele deve estar pensando:..."ai que falta faz o SNI!"

Rogério Luiz Cunha disse...

Ela, aquela senhora que era chefe de um gang de assaltos a bancos na época da ditadura..é, aquela que divulgaram um dossiê...pois bem, ele deve estar pensando:..."ai que falta faz o SNI!"