14.1.11

"UM JEITO DE FALAR DE OUTRO MUNDO"

Por Carlos Gilberto Triel

Sheila Gama amenizou o estrago de Lindberg; paga o funcionalismo com antecedência, os postos de saúde, malgrado os estorvos da Câmara, subsistem heroicamente, reativou 6 escolas e o tão sonhado plano de cargos e salários está pronto.

Mas essa atmosfera de decência não é perceptível ao cidadão comum; está perdendo a batalha no saneamento básico. Os serviços de limpeza não dão conta das vias e logradouros, então aos olhos do eleitorado é o mesmo PDT dos anos Altamir.

A prefeita é bem intencionada, mas e daí? Sua derrota será inevitável em 2012 se não der a canja que o doente quer. A TV dinamiza a cada Globo Cidade a estigma social ao desleixo e, tudo que se fizer será pouco se não houver o estardalhaço da pá com a vassoura.

Se o preço do cargo foi contemporizar os estapafúrdios do antecessor e, se o custeio não deixa sobras para maiores investimentos, que se extraditem os arranjos dos apadrinhados desse ex-prefeito para o seu Staff no Senado ou em Alagoas.

Em vez de alianças e das inócuas nomeações do seu Prefeito Consorte, atrairia mais prestígio para si, se pegasse no pé do paraibano. Que o faça pular quantas vezes se fizer necessário de gabinete a gabinete em Brasília, para repor os investimentos que sangraram em sua gestão.

Com dinheiro tudo é possível para o simulacro de 4 em 1 ano e meio. Senão, adeus carreira política. Imponha ao galã das moças de sandálias rasteirinhas, que apesar de estar senador; os processos contra ele são sinistros e algo precisa se feito.

Sem falar dos sobressaltos permanentes de vereadores, que diante da inviável reeleição, se arvoram em pular do patamar da mediocridade e, saem a fofocar que um ou outro de igual espécie está a ouvir de amigos, parentes e aliados, a expressão Fala Prefeito (sic) nos bares, boteco e em restaurantes a quilo.

Na solidão delituosa dessas almas, nenhuns outros sentimentos de valor e cavalheirismo se afloram. Essa deselegância de se prestar à fofoca, somente para irritar a prefeita, não condiz com o sonho de vir a ser o vice-prefeito de outra dama, tão cordial e bonita quanto a Sheila Gama, que é a Clarisse Garotinho.

Nova Iguaçu melhorou sim, contudo como imagem ao eleitor é um blefe e, todas as qualidades desse governo estão firmadas no jeito de falar do adjunto de comunicação, o radialista Gabriel Barbosa, em seu programa Perfil da Baixada na Rádio Tropical.

Tire-o de lá e o desmantelamento será sintomático, nada mais restará, a não ser a realidade nua e crua para os detratores do governo Sheila Gama, a de que a cidade é a principal vitrine de lixo e de buracos do país.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta a Ave Maria, a maior audiência das rádios no país. Na Rádio Tropical 830 AM é transmitida de segunda a sexta-feira às 17:50 horas e na web www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: