25.1.11

"SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO"

Por Carlos Gilberto Triel

Algo de inédito aconteceu ontem na cidadezinha de 60 mil habitantes a 40 quilômetros de Brasília, Santo Antônio do Descoberto. Não foi o MST invadindo propriedade, nem corporações sindicais reivindicando aumento de salário, tampouco protestos contra as mortes de inocentes.

O que se viu ontem em Goiás inaugura o viés de um novo tipo de protesto que ainda não se conhecia, bem diferente da militância profissional: O povo foi à rua empenhado a brigar contra a falta dos serviços essenciais do poder municipal.

Que aqui em Nova Iguaçu, o prefeito consorte e os vereadores ponham as barbas de molho, ninguém tem mais paciência em ver e ouvir pessoas surgidas do nada, da noite para o dia, eleitas ou não, a justificar em pernóstico juridiquês irresponsabilidades praticadas em razão de interesses pessoais.

O ministro do Povo e da Propaganda na Alemanha Nazista, Joseph Gorbbels sabia das coisas lá no seu tempo: Que uma mentira cem vezes dita torna-se verdade. Hoje o ambiente psicossocial para esse engodo prevalece em alguns estágios sim, porém está cada vez mais restrito as figurinhas de sempre.

Como foi o caso da noticia publicada no jornal O Globo de que as Construtoras vão doar duas mil casas na Serra. Diz que o Estado entrará com o terreno e comprará as casas das construtoras. E mais adiante arremata que o governo federal bancaria as obras.

Ora, se as construtoras vão receber pela construção das casas, então que quê é isso de doar? Que diabo de doação e dádiva é essa?

Tudo isso nos remete a velha pratica em esconder-se por trás do altruísmo aos desgraçados da sorte, consagrando-lhes toda benevolência e dádiva dos homens de negócios e de política.

Depois, em ternos de fina estampa e em poses de conteúdo que só as mães acreditam, se arrebatam em efusões melodramáticas de que nunca em tempo algum se fez tanto se comparado a governos anteriores.

Só fazem isso porque jamais deram a mínima à imensa maioria de patetas que o elegeram. Em Santo Antônio do Descoberto deve ter sido a mesma coisa... Até ontem.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta a Ave Maria, a maior audiência das rádios no país. Na Rádio Tropical 830 AM é transmitida de segunda a sexta-feira às 17:50 horas e na web www.tropical830am.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, como sempre nota máxima. É dez.