10.3.10

Resposta de um leitor

"Prezada Cláudia Maria,
Ao ler seu comentário de que não foi construída nenhuma escola na gestão da professora Marli, me senti na obrigação de esclarecer que, ao assumirmos em janeiro de 2005, encontramos uma rede física muito deteriorada, com algumas escolas interditadas pela Defesa Civil. Em muitas escolas não existiam cozinhas.
Tivemos que concentrar nossos esforços na recuperação da rede física.
No decorrer da gestão da Professora Marli foram reformadas 94 unidades escolares, além da construção e da reforma de cozinhas em 23 escolas, onde não havia condições para o preparo da merenda escolar.
Conseguimos ampliar de 98 (número de escolas existentes em janeiro de 2005) para 103 unidades escolares em Nova Iguaçu. Foram criadas as EM D. Adriano Hipólito, EM Três Marias, EM Fábio Raunheiti, EM Hauller Ferreira. Além da construção da Escola de Educação Infantil, ao lado do prédio da EM Monteiro Lobato.
Durante a nossa gestão aprovamos, junto ao FNDE, recurso para a construção de 10 unidades de Educação Infantil ( Proinfância).
Nossas ações não se restringiram apenas aos aspectos físicos.
Foi na nossa gestão que ganhamos o prêmio de eficiência na merenda escolar; instituímos as eleições diretas para diretores; criamos os Conselhos Escolares; realizamos concurso para professores e monitores de creche; reestruturamos o funcionamento do Ensino Fundamental, com base na Lei 11.274; fizemos dezenas de formações pedagógicas para nossos professores; alteramos a Matriz Curricular, incluindo a disciplina de Incentivo a Leitura e Produção Textual, além de incluir as oficinas de esporte e de cultura; instituímos o Sistema Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação; instituímos a Educação Integral, através do Bairro Escola que colocou Nova Iguaçu como referência em educação. Isso, sem falar nos dois Fóruns Mundiais de Educação realizados em nosso município.
É importante também destacar a política salarial adotada para o magistério. Foi na nossa gestão que incorporamos os 60% de abono ao salário dos professores, além da reposição salarial, que somou 22% no período.
Todas essas ações – e outras ações dos departamentos da SEMED implementadas na nossa gestão e que não foram aqui mencionadas - refletiram na melhoria da aprendizagem de nossos alunos, como pode ser observado através do resultado do IDEB de 2007.

Professor Mario Medeiros de Farias

Um comentário:

Unknown disse...

No estado do Mato Grosso, existe uma cidade de Nova Iguaçu em homenagem a nossa querida cidade. Talves tudo isso, tenha se realizado lá, com todo respeito querido professor, vamos enfrenta a realidade a atual, está administração do sr prefeito lindberg fárias, foi um verdadeiro horror de gestões.