24.3.10

Só para comparar

Essa onda de matérias no jornal O Globo sobre a suposta fraude no número de alunos em tempo integral nas escolas municipais me chamou a atenção. Em janeiro de 2007, quando Nelson Bornier assumiu a Prefeitura de Nova Iguaçu, a rede municipal de educação contava com 46 mil alunos. Ao deixar a prefeitura para se candidatar a deputado federal, no período de sua gestão, Bornier reformou 38 escolas e construiu 22, aumentando para 61 mil o número de alunos. O que chama a atenção é que isso ocorreu em um período de cinco anos. Lindberg assumiu em 2005 e, segundo dados disponibilizados pelo IBGE, em 2001 Nova Iguaçu possuía uma população de aproximadamente 754.756 e, após nove anos, a população estimada é de 865.089 habitantes, o que mostra um crescimento de mais de 100 mil habitantes. É bem verdade que muita gente veio de fora e o próprio governo Lindberg Farias contribuiu para isso ao importar um monte de gente de outros estados para dar aquela boquinha que o PT gosta. Mas, vamos aos fatos:
Se no período em que Nelson Bornier governou o aumento de alunos na rede municipal foi em torno de 15 mil alunos, como pode um período semelhante diminuir cerca de oito mil alunos? Quem leu a matéria do O Globo vai perceber que o número de alunos da rede municipal cadastrados no censo escolar é de 53.142 estudantes. Isso só prova que o Bairro-Estória é uma grande farsa. Houve decréscimo no número de estudantes na rede, o que se fosse proporcional ao governo anterior teria que ter um crescimento aproximado de 15 mil alunos, caso a política da atual administração fosse realmente criar vagas e investir em construção de escolas. Por essa razão é que dizemos que nada foi feito na Educação em relação a uma coisa preconizada nos Direitos da Infência e da Adolescência, que é o acesso à Educação. Fazer blá, blá blá é fácil, mas a Matemática e a Física existem para jogar na lama esses proselitismos que temos que ouvir. A Matemática é ciência exata e a Física nos diz: "dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço". O resto é peça teatral de caráter eleitoreiro. Fim de papo

4 comentários:

Unknown disse...

Como um programa que sabemos que não funciona (ele funciona somente no site www.noticias.sitedabaixada.com.br), já recebeu cinco prêmios da Caixa Econômica Federal (o de Melhores Práticas em Gestões Local). No mesmo site, se tem informações que 65 mil alunos estudaram em horário integral, é está a meta -mais hoje estão integrados ao projetos 47 mil crianças com aulas de cinema, teatro,reforço escolar, atividades esportivas e culturais - tem muito mais....Será que estamos na Republica Comunista Socialista da China, lá estes projetos existe e funcionam.
Mais informações sobre este projeto bairro escola ou de Nova Iguaçu, acesse: www.noticias.sitedabaixada.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Alcy Maihoní disse...

Prezado Almeida,

O ministro da Educação Fernando Haddad afirma que os recursos repassados pelo Fundeb são suficientes para se fazer as melhorias que a Educação necessita e também para a valorização do magistério. Não sou professor, mas como eterno aluno sei o quanto isso é mais uma grande mentira, concordo que existe muito blá, blá blá, fato é que a educação publica no Brasil esta caótica e a de Nova Iguaçu então... prefiro nem mais comentar, ainda mais lendo estas “supostas denuncias” sabemos que onde a fumaça a fogo, não causa mais espanto nenhum (ainda bem que a dinastia Farias esta chegando ao fim).
Outra coisa, em minha opinião a CONAE2010 (28/03 a 01/04) em Brasília, esta fadada ao fracasso, são muitos os obstáculos e a principal delas a meu ver é a posição opaca e eleitoreira que a União terá neste contexto, uma vez que a democracia não é exercida como deveria. Estes nossos governantes que priorizam a Lei de Gerson são os principais empecilhos da educação na luta de classe, para que possa dar um salto positivo com relação à construção de um novo plano nacional nesta área. Enfim soluções existem, mas sem a participação da sociedade civil amparada por uma constituição de instancias democráticas em tomadas de decisões fica muito difícil discutir Educação, para não dizer impossível.
Alcy Maihoni – Coordenador do MAB blog: uniaodanon.blogspot.com

Unknown disse...

CORREÇÃO em comentário neste post.

.......que 65 mil alunos estudarão em horário integral...............