3.4.08

Palavras do Cianni

O vereador e médico Cláudio Cianni, em sua avaliação sobre a setor de Saúde Pública em Nova Iguaçu, a falta de uma política de continuidade é uma das principais causas para a péssima prestação de serviços neste setor. Cianni tem razão. Hoje foi nomeado o deputado estadual licenciado, Walney Rocha (PMDB), para comandar a pasta. Ora! Ele é o sexto a assumir a titularidade do comando na Saúde em menos de três anos e meio. Essa nomeação que obedeceu apenas critérios políticos-eleitorais, dará ao governo problemas políticos, conforme este BLOG vai explicar.
A nomeação de Walney é a materialização do desejo do prefeito Lindberg Farias de fazer aliança com o PDT, da deputada Sheila Gama. O desejo de Lindberg é de tê-la como vice em sua chapa à reeleição. Esse desejo provoca uma reação contrária na própria base governista. É que aqueles que "marcharam" com Lindberg desde a sua chegada a Nova Iguaçu, entendem que Sheila fez parte de um projeto adversário ao do grupo. Entendem, ainda, que o ex-presidente da Câmara, Maurílio Manteiga (PSDB), seria a pessoa no grupo, depois de Rogério Lisboa (DEM), que poderia agregar mais nomes em torno de uma chapa menos conflituosa. A única recusa ao nome de Maurílio viria de setores mais à esquerda. Porém, ele seria o agregador de uma grande aliança interna no grupo.
Os próximos dias dirão quantas crises ainda serão anunciadas, sendo a maiora no próprio governo e o restante o embate diário com a oposição. Mas, se parte da base se aliar e resolver protestar se aproximando da oposição, uma coisa é certa: Lindberg terá apagar mais incêndios na Câmara que nos anos anteriores. É ver para crer.

Nenhum comentário: