17.4.08

Faz sentido

Resolvi reproduzir no blog uma mensagem eletrônica que recebi da amiga Orleide Monteiro. Faz muito sentido o que a amiga reivindica.
ÀS QUERIDAS COMPANHEIRAS DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, ÀS COMPANHEIRAS DA BAIXADA FLUMINENSE , ÀS COMPANHEIRAS DO CURSO PARA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS FEMINISTAS EM BELO HORIZONTE, E À TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS.

Quero dizer o quanto foi gratificante ter participado da criação e da construção da Coordenadoria de Mulheres da Cidade, aliás momentos maravilhosos vivi, principalmente quando realizamos alguns projetos, entre eles a revitalização do Núcleo de Referência de atendimento à mulheres em situação de violência, parabéns pra nós!!!

Agora penso que temos, ainda, muitos desafios, vejamos:

Na última sexta-feira, 11 de abril, foi inaugurado o CIAM Baixada em Nova Iguaçu, e para minha tristeza e de algumas companheiras que lá estiveram vivemos momentos de falta de educação e desrespeito a democracia por parte de grupos que acompanhavam o atual prefeito Lindberg Farias e o deputado federal Nelson Bornier, ambos estão na disputa pela prefeitura da cidade. Foi um total desrespeito à história de construção democrática e cidadania que nós mulheres pregamos em nossa militância. Inclusive a Ministra de Mulheres teve que falar "por favor não me agridam!", e só lhe foi garantida a palavra após a intervenção do governador do Estado.

E, ainda, para minha surpresa foi apresentada por parte da direção da casa uma sala na entrada do CIAM para atendimento aos homens agressores, o que causou espanto e indignação, pois afinal já temos grande dificuldade de fazer com que as mulheres em situação de violência procurem os serviços, imaginem então se na entrada do serviço que deveria ser disponibilizado para elas existe um serviço de atendimento aos agressores.

Verifiquei, ainda, que a Superintendência de Mulheres do Estado não conversou com as companheiras da Coordenadoria de Mulheres da região sobre o oferecimento de atendimento aos homens agressores no CIAM, e que, inclusive, a articulação da SUDIM com o município foi feita através de parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Luiz Eduardo Soares.
E mais, não só isso, também a relação construída pela Superintendência em Nova Iguaçu para a inauguração do serviço foi através da Secretaria de Direitos Humanos e não com a Coordenadoria de Mulheres. Que inclusive o prefeito Lindberg Farias fez questão de anunciar dizendo " quero ressaltar a importância da presença do Luiz Eduardo Soares para a inauguração do CIAM, pois saiba Sr governador que é um absurdo termos hoje cerca de 3.500 homens respondendo processo por violência contra a mulher nesta cidade".

Para mim questões importantes foram colocadas no ato de inauguração do CIAM.
1) De como a política na ótica masculina é desrespeitosa com relação a nós mulheres. Penso que deveríamos apresentar uma nota de repúdio, ou outro documento que considerarem melhor, ao prefeito Lindberg Farias e ao deputado federal Nelson Bornier pela atitude de seus correligionários no ato de inauguração do CIAM, pois afinal faltaram com respeito à construção democrática e cidadã das mulheres da Baixada. .

2) Exigir que a Superintendência de Mulheres, a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e a SPM retire do CIAM o serviço de atendimento aos homens agressores já!!! Afinal os organismos governamentais de mulheres como a SPM foram criados para promover ações que atendam as demandas das mulheres, e como bem sabemos investimento público trata de priopridades e nossa prioridade deve ser atender as mulheres!!

3) Devemos exigir que a Superintendência de Mulheres e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos construa relação nos municípios fortalecendo os organismos públicos de mulheres, como Coordenadorias, Departamentos entre outros, e não os fragilizem diante dos governos como têm feito!!!


UM GRANDE E FORTE ABRAÇO!!!
ATENCIOSAS SAUDAÇÕES FEMINISTAS E SOCIALISTAS!!!
ORLEIDE MONTEIRO - ONG ALPHA NOVA IGUAÇU

Nenhum comentário: