9.4.08

Maio século


Às vezes é bom pesquisar o passado para tentar entender o presente. Foi o que fiz na parte da tarde de ontem, quando resolvi buscar um pouco de dados das eleições de 1958 (meio século atrás). É que naquela época o Aluízio Pinto de Barros foi eleito vice-prefeito de Nova Iguaçu, e, hoje, Aluízio Gama, indiretamente, poderá ser o vice de Lindberg Farias nas eleições de 2008.
É bom lembrar que em 1958, Getúlio de Moura, um homem com uma brilhante carreira e uma representatividade significativa em Nova Iguaçu, resolveu disputar o cargo de governador do Estado com um outro político, Roberto Silveira.
Na época, a eleição também aconteceu para as escolher senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Ela aconteceu no dia 3 de outubro e, em Nova Iguaçu, dos 69.348 eleitores daquele ano, compareceram às urnas 62.724, o que nos mostra uma participação maior do eleitorado em relação aos dias atuais, onde a política e vista com desdém.
Para governador, Roberto Silveira venceu, em Nova Iguaçu, com 39.635 votos. Getúlio de Moura ficou com 17.979. Para vice, Paulo Araújo recebeu 23.454 e Celso Peçanha 19.778.
No caso da disputa pelo Senado, três nomes merecem destaques no eleitorado iguaçuano. Miguel Couto Filho obteve 27.255, Amaral Peixoto 16.995 e Benjamin Sodré, com 3.342.
Naquela ocasião, onde ainda pertenciam a Nova Iguaçu os municípios de Queimados, Belford Roxo e Mesquita, seis nomes disputaram as eleições e Sebastião Arruda Negreiros foi eleito com 26.498 votos, seguido de Antônio Quintela, com 15.680, Jesus de Castro Vieira com 4.068 votos, Pedro Costa Coelho com 1.271 e Mário Scapin, com 729.
Para vice prefeito a eleição ficou assim: Aluízio Pinto de Barros obteve 20.528 votos, seguido de Aderbal L. Rodrigues com 13.753, Juvenil Roberto Carvalho com 3.933, Geraldo Barbosa Lopes com 2.386 e Ciro Rodrigues Lobo com 1.152 votos.
Na Câmara a composição foi a seguinte. Pelo PDS foram eleitos José Montes Paixão, Jorge Aires Lima, Artur Lucas de Almeida, José Lopes de Araújo, Joaquim Alves de Freitas, Walter Borges Pereira e Russani Elias José.
Pelo PTB foram eleitos José Virgílio do Prado, Nilo Dias Teixeira e Walter Farias Pacheco. Já pela UDN elegeram-se José Inácio Gonçalves, Darci Cianni Marins e Antônio Gaspar. Pelo Partido Republicano (PR) foram eleitos dois vereadores: Ovídio Antônio dos Santos e Abdiel Duarte.
O PSP também elegeu dois vereadores, que foram eles Armando Dias e Naim André. O PSB elegeu Jaci Modesto da Silva e o PST elegeu Hernandes de Oliveira.
É bom lembrar que naquela época o quociente eleitoral para fazer uma vaga na Câmara era de 3.180. Naquela distante eleição, não fizeram representantes na Câmara os seguinte partidos: PDC,PL,PRP e PTN.
Depois de explanado tudo o que aconteceu há 50 anos atrás, sobre a questão eleitoral, fica claro que só o tempo nos ensina. Aluízio Pinto de Barros foi eleito vice-prefeito de Arruda Negreiros e, posteriomente, chegou a ser prefeito de Nova Iguaçu. Hoje, ex-prefeito Aluízio Gama poderá ser indicado, indiretamente, o vice-prefeito na chapa de Lindberg Farias através da sua esposa Sheila Gama. Se Lindberg for o vencedor das eleições, poderá se desimcompatibilizar do cargo em abril de 2010 e, indiretamente, deixar o cargo para Aluízio. Uma casualidade de meio século.

Nenhum comentário: