30.4.08

Essa é para quem tem orgulho de pertencer o governo

Por Claudia Maria

Como disse o governador Sergio Cabral há poucos dias, a Democracia é a arte do contraditório. Sem dúvida, ele está coberto de razão. É sempre bom lembrar que a Democracia, como tudo na vida, tem dois lados. Os partidos de esquerda tanto pediram por ela que quando chegou não sabem respeitá-la. Isso não é um privilégio só nosso, da Baixada Fluminense. Mas, o que me cabe é falar do governo de Nova Iguaçu. Essa semana ouvi algumas manifestações em favor do governo. Quero dizer que as respeito, mas, não posso deixar de enumerar alguns pontos para aqueles que dizem ter orgulho de participar desse governo.
Conheci uma mulher que queria muito ter um filho. Aos 35 anos conseguiu engravidar. O marido ficou desempregado e a situação apertou. Ela então procurou o SUS em Nova Iguaçu para fazer o pré-natal. Primeiro teve que provar com documentos que morava na cidade. Depois, esperou três meses pela primeira consulta. Soube que a gravidez era de risco. Esperou mais dois meses para fazer exames mais completos. A criança nasceu com sete meses em um hospital do Rio porque não tinha vaga no Mariana Bulhões. O bebê não resistiu e morreu. Esse é o caso de centenas de mulheres que procuram atendimento na cidade e não conseguem. Sei que vão dizer que isso acontece em outros lugares. Mas nos governos do passado, todos de direita, acontecia bem menos.
Dona Mariana, moradora de Comendador Soares, mora na beira do rio Botas. Em janeiro, recebeu um carnê de IPTU no valor de R$ 800. Foi até a Prefeitura reclamar. Foi destratada por funcionários e pela própria secretaria de Fazenda, Maria Helena, que aos berros dizia que “tem que pagar”. Ela pegou um empréstimo e hoje passa por sérias dificuldades para pagar o imposto pois ganha R$ 300 por mês como diarista. Maria Helena ficou apavorada porque soube na Prefeitura que poderia perder sua casa se não pagasse. Ela mora com cinco filhos pequenos.
Poderia fazer uma lista de casos como esses ou ainda piores. Demonstrações de autoritarismo, violência, falta de caridade e de compreensão do prefeito e de membros do governo. Um dono de um imóvel alugado para a Prefeitura ficou doente porque não recebe o aluguel há mais de um ano. Gostaria que essas pessoas que inflam o peito para defender esse governo irresponsável, parassem para pensar um pouco nisso. Participar do governo é uma coisa, defendê-lo é outra e sentir orgulho dele é outra bem diferente. Seria melhor que conhecessem um pouco da Nova Iguaçu real e não a do cenário que aparece pintado na Via Light

Nenhum comentário: