10.2.13
Trânsito
Há uma cobrança dos leitores em relação à nomeação do secretário de Trânsito e Transportes. Muitos reclamam que a nomeação está demorando acontecer. É evidente que isso viria à baila, mesmo com a diminuição do número de carros circulando na cidade em razão do Carnaval. No entanto, há outra questão que merece ser acrescentada. No últimos anos a cidade de Nova Iguaçu recebeu diversos de empreendimentos imobiliários, principalmente destinados às classes de maior poder aquisitivo. Não sei precisar, no momento, quantos apartamentos surgiram nesses últimos anos, mas o próprio trânsito é reflexo disso. Ao voltar a sua rotina normal, na próxima semana, acredito que essa questão da nomeação será decidida pelo prefeito. O crescimento imobiliário trouxe uma nova realizada para as ruas de Nova Iguaçu, e, nos governos anteriores, sequer tivemos campanhas de incentivo ao transporte solidário. Essas campanhas não só podem ser feitas assim que o nome do novo titular da secretaria for decidido. Não posso generalizar, mas é evidente que para fazer um pequeno passeio na cidade leva-se horas. O prefeito se reuniu com o pessoal da Nova Dutra para criar alternativas de acessos dos veículos ao Centro e bairros no corredor da Rodovia Presidente Dutra, como o caso dos "mergulhões" que foram anunciados. É verdade que esses mergulhões serão importantes, mas há uma necessidade de nomear alguém que possa responder pela secretaria de Transportes o mais rápido possível. A nomeação, apenas, não irá resolver o problema dos engarrafamentos. É necessário um secretário para responder pela "pasta". Mas não podemos esquecer das campanhas de tranporte solidário e outras mais e nem o prefeito ou o secretário de Governo terão tempo para isso. Acho que as próprias universidades poderiam contribuir nesse debate e auxiliar o futuro secretário. Também não sei o efetivo de agentes de trânsito, o que é também um fator determinante. Nova Iguaçu é cortada pela linha férrea, pela Rodovia Pres. Dutra e pela Via-Light. Esse será também um grande desafio do governo que se inicia. Não será apenas o reboque que irá diminuir o entupimento das artérias urbanas ou tampouco os "mergulhões". Campanhas educativas são instrumentos de orientação e podem ajudar neste caso, mas mudar a cultura de um povo requer tempo. Esse não é um problema que surgiu agora, mas já está no momento de se pensar nisso. Essa é a minha opinião.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ontem,hoje... "ou será sempre ???"
Li com atenção o post, e pensei, o problema tanto da logística do trânsito como da reestruturação e reformulação do CENTRO DE NOVA IGUAÇU, não é de hoje.A cidade cresceu ,o poder aquisitivo das pessoas também, maior fluxo de pessoas e veículos é fato.E já de muito tempo lá atrás se falavam em projetos e mais projetos,que na prática só vingaram o do viaduto novo "por questões eleitoreiras foi adiado por anos e a via light que saiu do papel parcialmente e se arrasta até hoje não concluída pelos mesmos motivos", e notem que lá atrás também tinha o projeto de modificações do centro via supervia ou sei lá o que que mudaria tudo no CENTRO,e até hoje nada.
Para piorar as coisas é bem verdade existe o problema mencionado hoje no post, só que me pergunto:
" o problema limita-se só a questão da NOVA DUTRA no que se trata em fluidez no TRÂNSITO desta cidade, ou existem mais coisas que precisam ser modificadas e no passado não foi feito e não se sabe se mudaremos amanhã ?"
Como exemplos sito :
1-Hoje em nova iguaçu os agentes de trânsito municipais como atuam?,são concursados,podem fiscalizar,orientar e emitir multas para quem já bagunça o sofrível trânsito da nossa cidade ?
2-O transporte público leia-se ônibus,têm rotas bem definidas garantindo a fluidez do trânsito e desafogando o Trânsito?,existem linhas varias linhas que liguem os pontos chave da cidade com eficiência ?,qual a linha liga por exemplo CABUÇU ao Hospital da Posse?.
3-As Vans e Kombis do Transporte alternativo,como operam?,são fiscalizadas?,cumprem integralmente suas rotas?,respeitam os locais proibidos de parada ?
4-E as ciclovias existem?,qual é o trabalho que foi feito para incentivar o uso deste meio de transporte para pessoas que residem e trabalham e estudam num raio de 5km?
5-Como estão as vias públicas no que tangem a conservação,sinalização e fiscalização,exemplo ( ANTIGA ESTRADA DE MADUREIRA ).
Bom creio que o desafio é enorme e muito mais amplo do que possamos imaginar e será que algo será feito,pois neste caso terá que se quebrar alguns monopólios e desagradar algumas pessoas em prol do interesse da população,será que é possível fazer um omelete sem quebrar os ovos ?.Não sei.
Ontem,hoje... "ou será sempre ???"
Li com atenção o post, e pensei, o problema tanto da logística do trânsito como da reestruturação e reformulação do CENTRO DE NOVA IGUAÇU, não é de hoje.A cidade cresceu ,o poder aquisitivo das pessoas também, maior fluxo de pessoas e veículos é fato.E já de muito tempo lá atrás se falavam em projetos e mais projetos,que na prática só vingaram o do viaduto novo "por questões eleitoreiras foi adiado por anos e a via light que saiu do papel parcialmente e se arrasta até hoje não concluída pelos mesmos motivos", e notem que lá atrás também tinha o projeto de modificações do centro via supervia ou sei lá o que que mudaria tudo no CENTRO,e até hoje nada.
Para piorar as coisas é bem verdade existe o problema mencionado hoje no post, só que me pergunto:
" o problema limita-se só a questão da NOVA DUTRA no que se trata em fluidez no TRÂNSITO desta cidade, ou existem mais coisas que precisam ser modificadas e no passado não foi feito e não se sabe se mudaremos amanhã ?"
Como exemplos sito :
1-Hoje em nova iguaçu os agentes de trânsito municipais como atuam?,são concursados,podem fiscalizar,orientar e emitir multas para quem já bagunça o sofrível trânsito da nossa cidade ?
2-O transporte público leia-se ônibus,têm rotas bem definidas garantindo a fluidez do trânsito e desafogando o Trânsito?,existem linhas varias linhas que liguem os pontos chave da cidade com eficiência ?,qual a linha liga por exemplo CABUÇU ao Hospital da Posse?.
3-As Vans e Kombis do Transporte alternativo,como operam?,são fiscalizadas?,cumprem integralmente suas rotas?,respeitam os locais proibidos de parada ?
4-E as ciclovias existem?,qual é o trabalho que foi feito para incentivar o uso deste meio de transporte para pessoas que residem e trabalham e estudam num raio de 5km?
5-Como estão as vias públicas no que tangem a conservação,sinalização e fiscalização,exemplo ( ANTIGA ESTRADA DE MADUREIRA ).
Bom creio que o desafio é enorme e muito mais amplo do que possamos imaginar e será que algo será feito,pois neste caso terá que se quebrar alguns monopólios e desagradar algumas pessoas em prol do interesse da população,será que é possível fazer um omelete sem quebrar os ovos ?.Não sei.
Postar um comentário