5.2.13

“DA NATUREZA DO ESCORPIÃO”


Carlos Gilberto Triel

Nos meados dos anos 60, a juventude só saberia o que era comunismo na universidade e, raros os que não foram seduzidos pela cantilena sociológica de professores e ativistas de esquerda, que misturavam restauração das liberdades democráticas com uma estereotipada ojeriza ao capitalismo, leiam-se os EUA.

De São Paulo, se dizia que o Comando de Caça aos Comunistas invadira o Teatro Galpão e bateram nos atores da peça Roda Viva. A partir dali estudantes elegeram O Capital como o livro da moda.

Nos anos 70 e 80 enquanto o Japão e Taiwan se mostravam como potências econômicas, o país de Macunaíma fazia escola em doutorar a picaretagem do falar de tudo um pouco e sem saber nada de nada.

E então os gazeteiros, como as carpideiras, se disponibilizavam não só a chorar por um Brasil de exclusão, como a gritar palavras de ordens contra quem quer que fosse; estudar que era bom, nada.

Veio à temporada de consumo e, no curso desse processo os mais lesados pelas oportunidades perdidas correram atrás do prejuízo e, saíram a fundar empresas, as quais deram o nome de partidos políticos.

Aqui em Nossa Iguaçu, também aportaram essas franquias de interesses inconfessáveis nas abas dos tradicionais movimentos de esquerda. As caricaturas que vieram a reboque do PCB e PT acabaram se achando genuínos.

E o curioso é que, nos dias de hoje, se sentem ofendidos por qualquer coisinha que mostre o que eles são e ao que vieram.

E o resultado de todos esses equívocos veio cair na web com o discurso sociológico um tanto quanto fora de prumo, mas que ainda insiste na velha ladainha de ideias e propostas, e a referendar a ética e a moral, tão somente como formas estética, duvidosa e descabida para se negociar politicamente.

É por essas e outras que se calam, cruzam-se os braços e se fazem cegos às contas de quem fechou escolas, hospitais, creches, implodiu o PREVINI e acumulou centenas de processos.

O quê se pode dizer a quem crer que a vida seja isso aí?

Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta aos domingos das 07hs às 09hs da manhã, na Rádio Tropical 830AM www.tropical830am.com.bro programa sobre a nossa cidade “NOVA IGUAÇU A CAPITAL DA BAIXADA” e de 2ª a 6ªfeira 17h50min a Oração da Ave Maria.

Nenhum comentário: