20.10.12

"REJEIÇÃO EM ALTA"

Carlos Gilberto Triel

Assim como fez Sheila Gama ao negociar o apoio duma parte que se diz evangélica, Nelson Bornier tenta neutralizar essa influência caindo nos braços abençoados dos pastores da Universal. É a temporada do nada com coisa nenhuma.

De acordo com o Datafolha, 70% dos eleitores de São Paulo não votariam em um candidato apoiado pela Igreja Universal. E apenas 5% disseram que votaria em alguém apoiado pela instituição comandada pelo bispo Edir Macedo.

Aqui em Nova Iguaçu, mesmo votando contra os juros da divida com o PREVINI a turma da prosperidade acabou por conhecer o inferno das urnas e perdeu 2 vereadores; e o tão Marcos Pereira sogro do derrotado Waguinho, também não elegeu o seu irmão no Rio.

Malgrado os trôpegos de reputação duvidosa que confundem o “mas” com o “mais” em postagens neste blog, o fato é que Waguinho, a exemplo de Netinho de Paula, coleciona eleições recheada de votos por ser cantor e não por ser dessa ou daquela seita pentecostal.

O cientista político Murilo Aragão em seu último artigo no Globo diz que apesar de ser proprietário da Rede Record e de atuar intensamente para ampliar sua liderança, Macedo esbarra no preconceito preexistente e alimentado por suas próprias controvérsias.

Aragão diz também que a Igreja Universal quiser ser influente politicamente terá de adotar novos caminhos. A forma como age cria dois fatos certos: uma área de apoio firme para si e seus correligionários e uma imensa resistência em outras áreas do eleitorado.

E foi na contramão dessa evidência que Sheila Gama e Nelson Bornier se amarraram com lideres religiosos, sequiosos do poder e prestígio político, sem atinarem que os aplausos dos fracos tem prazo de validade; a rejeição se faz notar e já não traduzem em votos.

De elefantes brancos aos cavalos de Tróia, Bornier e Sheila trazem para si os perdedores, a convergência da fome com o desespero do bolso vazio, em que suplentes e ex-adversários, sem nenhum pudor, já se mostram ávidos em ocupar algum posto na boquinha oficial.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: